Com a aproximação do segundo semestre letivo, que se inicia em agosto, gestores escolares, professores e famílias voltam suas atenções não apenas para o planejamento pedagógico, mas também para a segurança e estabilidade financeira. Em meio a um cenário de riscos físicos, jurídicos e econômicos, cresce a importância dos seguros escolares como ferramenta estratégica de proteção e continuidade.
De acordo com Edmir Ribeiro, presidente do Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (Sindsegnne), o mercado dispõe de produtos que visam garantir um ambiente escolar mais seguro e sustentável, com coberturas específicas para situações comuns — mas muitas vezes imprevistas — do dia a dia escolar.
Seguro de Acidentes Pessoais Escolar
Indispensável em qualquer instituição que lida com crianças e adolescentes, esse seguro cobre acidentes que possam ocorrer com os alunos, tanto no ambiente escolar quanto em atividades relacionadas, como excursões, por exemplo.
“O seguro AP Escolar é um produto que protege o aluno contra acidentes, e a indenização vai para o beneficiário, seja o estudante ou sua família, dependendo do caso. Ele não cobre mensalidades escolares, mas oferece suporte financeiro para custos decorrentes de acidentes que ocorrerem enquanto o estudante está sob responsabilidade da escola”, explica Edmir Ribeiro(foto).
A contratação do AP Escolar geralmente é feita pela instituição de ensino. Por isso, é fundamental que os gestores confirmem se a instituição contratou o seguro, quais são os termos da apólice e se ela já estará vigente na retomada das aulas.
Seguro de Responsabilidade Civil Escolar
Esse seguro protege a escola de ações judiciais e indenizações decorrentes de acidentes ou falhas no cuidado com alunos, pais e visitantes. Um escorregão em piso molhado, uma intoxicação alimentar ou até um dano a pertences de terceiros são exemplos de situações amparadas pela cobertura.
“Com o retorno de eventos escolares e maior circulação de pessoas no ambiente educacional, cresce o risco de incidentes. A contratação do seguro de responsabilidade civil é vista como medida de precaução jurídica e reputacional para os gestores”, aponta o presidente.
Seguro Patrimonial Escolar
O seguro patrimonial escolar protege o patrimônio físico da instituição contra sinistros como incêndio, raios, explosões, roubos, danos elétricos, vendavais e alagamentos — especialmente importantes durante o segundo semestre, quando há maior incidência de chuvas em algumas regiões do país.
Além da sede escolar, o seguro também pode incluir a proteção de laboratórios, bibliotecas, salas tecnológicas e equipamentos de alto valor, como computadores e lousas digitais. “Em tempos de investimentos crescentes em tecnologia educacional, a proteção patrimonial torna-se uma necessidade estratégica”, completa Ribeiro.
Seguro Educacional
Pouco conhecido por muitos pais, mas cada vez mais valorizado pelas escolas, esse seguro garante o pagamento das mensalidades mesmo em caso de falecimento, invalidez ou perda de renda do responsável financeiro pelo aluno.
“O produto oferece proteção financeira à escola e continuidade dos estudos à família, especialmente em tempos de incerteza econômica. Algumas instituições já incluem essa cobertura automaticamente no contrato de matrícula”, explica Edmir.
O presidente do Sindsegnne finaliza reforçando uma dica importante para pais e responsáveis. “Ao matricular ou renovar a matrícula de seu filho, pergunte quais seguros a escola mantém em vigor. Em muitos casos, a cobertura também beneficia o aluno e sua família — sem que eles sequer saibam”, finaliza.
VOZ Comunicação
You may be interested

Veja como proteger seus dados pessoais e os do seu negócio
Publicação - 28 de janeiro de 2026O dia 28 de janeiro é considerado como data internacional pela proteção de dados, e o cenário no Brasil é de alerta. O país tem avançado em…

Parceria estratégica para elevar a assistência em viagens no Brasil
Publicação - 28 de janeiro de 2026Em um movimento estratégico de grande impacto para o setor de Turismo e Eventos no Brasil, a IFASEG Seguros e a Universal Assistance anunciam uma parceria que…

80% das pessoas entre 25 e 39 anos preferem alugar do que comprar um imóvel
Publicação - 28 de janeiro de 2026Em 2026, o mercado imobiliário inicia um período marcado por grandes transformações motivadas por questões como reforma tributária, novos padrões de moradia, mudanças no comportamento do consumidor…
Mais desta categoria

Benefícios de uma plataforma integradora na venda de bens ou serviços massificados
Publicação - 28 de janeiro de 2026











