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14 Sep

Capemisa apresenta resultados da agenda ASG

22 de julho de 2025
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Um projeto de ‘Tecnologia da Informação Verde’ que gerou uma economia de 36 toneladas de gás carbônico. A economia de 382 mil litros de água e 15,5 toneladas de madeira, o que corresponde à preservação de 102 árvores. A redução na geração de resíduos sólidos na ordem de 2,5 toneladas, deixando de utilizar 525 mil páginas de papel. Estes são alguns dos destaques do primeiro Relatório de Sustentabilidade da CAPEMISA.

O documento consolida os resultados nas dimensões Ambiental, Social e de Governança (ASG) das principais atividades da empresa, ao longo de 2024.  Os dados refletem o impacto positivo da transformação digital da Companhia, alinhada aos princípios de baixo carbono e uso responsável de recursos naturais, promovendo eficiência operacional.

“O relatório vai além da prestação de contas para a Seguradora e a Capitalização. Reflete o avanço da CAPEMISA na jornada ASG, integrando governança, compliance e responsabilidade socioambiental em sua estratégia corporativa. É a materialização do nosso propósito de cuidar da vida das pessoas, com propósito, proximidade e inovação. Cada indicador traz escolhas conscientes, voltadas para a inclusão, o desenvolvimento humano e a proteção. Sustentabilidade não é uma tendência. É uma necessidade urgente”, afirma o Presidente da CAPEMISA, Jorge Andrade.

A Companhia teve especial atenção à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e no alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente o ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura). Também se guiou pelas diretrizes do mercado segurador, inclusive criando um comitê ASG, ainda durante a pandemia, para discutir e implementar mudanças.

Pessoas no centro de todos os processos

No pilar Social, a Companhia apresentou seus projetos de impacto positivo, algo que faz parte do seu DNA e da sua história de mais de 60 anos, já que a CAPEMISA foi fundada para ser a principal apoiadora da obra social Lar Fabiano de Cristo, que já beneficiou mais de 1 milhão de pessoas nas suas 45 unidades pelo país.

Em 2024, foram investidos R$ 34,2 milhões em iniciativas sociais, como o projeto Um Grão, que oferece oficinas de artesanato, arte e cultura e esporte e lazer a pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, além de campanhas de doação e cursos de desenvolvimento de habilidades.

Entre os destaques estão o apoio à Escolinha Municipal Luverdense, que beneficia 800 crianças em Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso com inclusão esportiva. Já o Projeto Sem Barreiras, no Rio de Janeiro, voltado à inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade por meio do atletismo, judô e vôlei, recebeu aportes para preservação das atividades.

Nesse mesmo ano,  foi inaugurado o Centro Cultural CAPEMISA Social, no Centro da cidade do Rio de Janeiro. Seu objetivo foi a valorização de sua memória institucional e a promoção da inclusão cultural através da arte e cultura.

Olhar para a equidade nas relações

O Relatório de Sustentabilidade também reforça identidade da Companhia, baseada em uma cultura humanizada conhecida como “Jeito de C CAPEMISA”, que valoriza seus 3’Cs: Colaboradores, Corretores e Clientes. No campo da inclusão, aderiu ao Pacto da Promoção da Equidade Racial e tornou-se signatária da ONU Mulheres. Atualmente, 55% do quadro funcional é composto por mulheres, sendo que 45% delas ocupam cargos de liderança e 66% dos líderes na linha sucessória para a Diretoria também são mulheres.

No que diz respeito à inclusão racial, 80% dos jovens aprendizes são mulheres negras e 42% do total de colaboradores se autodeclaram pretos ou pardos, refletindo a busca ativa por representatividade em todos os níveis da organização. Sendo que que 34% dos líderes também são pardos ou negros.

Internamente, 96% dos colaboradores possuem ou estão cursando graduação ou pós-graduação, impulsionados pelo programa Graduação Online. A seguradora também celebra a presença nos rankings do Great Place to Work (GPTW) há seis anos.

O cuidado com os Clientes e parceiros

Outros destaques do relatório mostram a excelência no atendimento aos Clientes e o compromisso com o desenvolvimento dos parceiros. A CAPEMISA mantém o tempo médio de pagamento de indenizações em até 48 horas, além de oferecer serviço de consultoria aos segurados e beneficiários. A Seguradora também se destaca no relacionamento com os Corretores, com mais de 3 mil profissionais atuando em parceria no Brasil e apoio contínuo à formação de carteiras de Seguros de Pessoas, fortalecendo sua rede de distribuição e proximidade com o cliente.

A avaliação dos Clientes reflete a qualidade do serviço, com nota média de 9,7 em satisfação no atendimento. No que diz respeito aos sorteios vinculados à Capitalização, 80% dos prêmios também foram pagos em até 48 horas.

Em 2024, a CAPEMISA Seguradora ultrapassou a marca de R$ 149 milhões em benefícios pagos. Ao todo, já soma mais de 17 milhões de pessoas protegidas, refletindo a confiança e o alcance de suas soluções em 29 filiais distribuídas pelo Brasil.

Com 13 anos de atuação no mercado, a Capitalização emitiu em 2024 R$ 3,9 bilhões em títulos e distribuiu mais de R$ 418 milhões em prêmios de sorteios, tornando-se uma aliada na construção de oportunidades e realização de sonhos para milhares de brasileiros. Além do impacto com sorteios, também destinou R$ 586 milhões em resgates pagos, demonstrando sua eficiência na devolução de recursos aos Clientes, o que também funciona como fator de movimentação da economia em suas regiões.

Geração de valores

O relatório foi estruturado segundo a Circular SUSEP no 666/2022 e a Prática Recomendada ABNT PR 2030. O documento marca um novo ciclo institucional, em que a estratégia de negócios passa a ser conduzida com ainda mais ênfase na geração de valor humano, social e econômico de forma integrada. Em 2022, foi criado Comitê de Sustentabilidade e de uma nova Diretoria de Governança Corporativa, justamente, para consolidar todas estas ações, garantindo seu fortalecimento e continuidade.  Está disponível em www.capemisa.com.br

Danthi

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