Um gesto de empatia entre desconhecidos que se transformou em uma poderosa rede de solidariedade, conectando milhares de pessoas. Assim nasceu o Banco de Sangue Virtual — a plataforma, que começou com 62 cadastros, já ultrapassa a marca de 39 mil voluntários registrados.
À frente do projeto está Ricardo Nunes, diretor da iniciativa e uma das principais vozes na defesa da causa no Brasil. “O Banco de Sangue Virtual nasceu como uma solução prática e acessível. Nossa missão é ser um canal direto entre quem quer doar e quem precisa. Percebemos que havia muitas pessoas dispostas, mas que só precisavam de um empurrãozinho para agir. E é aí que a gente entra“, explica.
A proposta é funcionar como um elo entre bancos de sangue e doadores voluntários, por meio de uma plataforma online direta. Os pedidos chegam tanto por meio de hospitais e hemocentros — como os do Rio Grande do Sul e Paraná, com os quais o projeto mantém parceria — quanto por solicitações feitas diretamente no site, no botão “preciso de sangue”, que direciona o apelo para uma pessoa específica.
A expansão para o estado do Paraná foi possível graças ao apoio de empresas parceiras, como a Sancor Seguros, que acreditam na força da solidariedade e no impacto social de projetos como esse.
“Empresas como a Sancor são essenciais para o funcionamento do Banco de Sangue Virtual. Não utilizamos verba pública, então dependemos inteiramente do apoio de patrocinadores privados. É graças à Sancor que conseguimos expandir nosso projeto para o Paraná e alcançar ainda mais vidas“, destaca Ricardo.
Buscando dar visibilidade à causa, o Banco de Sangue Virtual lançou recentemente seu mascote oficial, o VITO, durante o mês do Doador. Ele foi criado para dialogar com públicos de todas as idades e tornar a mensagem ainda mais próxima e afetiva.
A iniciativa demonstra de que maneira a tecnologia, a compaixão e a cooperação entre a comunidade e o setor privado podem se combinar para salvar vidas. E a presença da seguradora nessa jornada reforça que a responsabilidade social vai além do discurso — ela se traduz em apoio e ação coordenada.
B36 Comunicação
You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Publicação - 12 de setembro de 2025Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
Publicação - 12 de setembro de 2025Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Publicação - 12 de setembro de 2025Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…
Mais desta categoria

Maestro João Carlos Martins recebe o “Prêmio por Toda uma Vida Profissional”
Publicação - 12 de setembro de 2025

