O mercado de resseguros vem ganhando protagonismo no Brasil e no mundo, impulsionado pela crescente complexidade dos riscos enfrentados por setores estratégicos da economia. De acordo com dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), o volume de prêmios de resseguros cedidos por seguradoras brasileiras aumentou cerca de 12% em 2024 em relação ao ano anterior.
“O resseguro é essencial para viabilizar operações em setores que lidam com riscos extremos e alta concentração de capital”, afirma Maike Bruckner, líder de resseguros da WTW Brasil. “Mais do que uma exigência regulatória, ele se tornou uma ferramenta estratégica para alavancar negócios e aumentar a resiliência do sistema segurador.”
Mirando esse crescimento, a WTW, uma das principais consultorias globais em gestão de riscos e corretagem de seguros, vem ampliando sua presença no mercado brasileiro de resseguros.
A multinacional está focando em setores de alta exposição, com destaque aos Recursos Naturais, segmento de extrema importância para os negócios ; Infraestrutura e construção pesada, com projetos de longo prazo e financiamento estruturado; Cibersegurança, frente à intensificação dos ataques digitais e exigências de conformidade regulatória; Recursos Naturais, com riscos industriais de grande escala; Aviação e Transporte Marítimo, que exigem soluções altamente especializadas; e Linhas Financeiras, como D&O, E&O e responsabilidade civil profissional.
“O resseguro sempre teve um papel muito importante nos negócios, mas, nos últimos anos, sua importância cresceu ainda mais. Um bom exemplo é o que acontece com cibersegurança. À medida que os ataques cibernéticos se tornam mais sofisticados, frequentes e com impacto financeiro crescente, a transferência de risco por meio do seguro e do resseguro ganha relevância”, comenta Maike. “Muitos executivos já entenderam que não se trata mais de ‘se’ a empresa será atacada, mas ‘quando’, e que a exposição vai muito além de dados: envolve paralisação de operações, vazamento de informações confidenciais, chantagens, danos reputacionais e até penalidades regulatórias”, finaliza.
Para atender às necessidades desses segmentos, a WTW utilizará toda sua expertise e acesso aos principais mercados resseguradores globais, fazendo a intermediação entre seguradoras, resseguradoras e clientes corporativos em todas as etapas do atendimento.
Grupo Virta
You may be interested

A Convenção de Montreal e a declaração especial de valor na visão dos Tribunais Superiores
Publicação - 30 de janeiro de 2026Nós, do Machado e Cremoneze, temos acompanhado com atenção os não poucos movimentos jurisprudenciais em torno da aplicação da Convenção de Montreal ao transporte aéreo internacional de…

Bradesco Seguros lança clipe da versão da música ‘You’ve Got a Friend’
Publicação - 30 de janeiro de 2026A canção responsável por embalar a campanha ‘A Descoberta’ do Grupo Bradesco Seguros, ‘You’ve Got a Friend’, clássico da compositora norte-americana Carole King e famosa pela gravação de James Taylor, acaba…

Sindsegnne cria Comissões Técnicas para fortalecer atuação institucional
Publicação - 30 de janeiro de 2026O Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (Sindsegnne) anuncia a criação de suas Comissões Técnicas, uma iniciativa estratégica voltada ao fortalecimento da atuação institucional e à ampliação…
Mais desta categoria



IA redefine o trabalho no mercado de seguros sem eliminar o papel do corretor
Publicação - 30 de janeiro de 2026









