00:00:00
15 Jan

Evento sobre atualizações regulatórias em seguros e resseguros

29 de maio de 2025
367 Visualizações

A Superintendência de Seguros Privados (Susep), representada pelo diretor Carlos Queiroz, participou ontem (28) do evento Atualizações Regulatórias em Seguros e Resseguros, organizado pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), em São Paulo. O evento faz parte de um ciclo de palestras realizadas pela Escola com o objetivo de discutir os impactos das novas regulamentações do CNSP e da Susep na implementação da nova Lei do Contrato de Seguro, a Lei nº 15.040, de 2024.

Além do diretor da Susep, participaram do debate Maria Helena Monteiro, diretora da ENS; Raphael Miranda, sócio no escritório Raphael Miranda, Mello, Raposo e Barbosa Advogados; e Gustavo León, professor e coordenador acadêmico da ENS.

Em sua fala, Queiroz pontuou que a Lei nº 15.040/2024 tem um duplo viés: de consolidação de entendimentos já pacificados no âmbito judicial e, ainda, de modernização do contrato de seguro, ao trazer uma série de novidades. “Por um lado, com a nova lei, houve uma consolidação no texto legal da jurisprudência que já se encontrava consagrada no Superior Tribunal de Justiça (STJ), ou seja vários elementos passaram a constar no ordenamento jurídico a partir do que os tribunais já vinham decidindo em matéria de seguros nas mais variadas fases do contrato de seguro, notadamente no que se refere à regulação de sinistro. Por outro lado, trata-se também de uma modernização e de uma novidade. O Brasil passa a ter uma lei geral de seguros especifica, o que é um movimento bastante interessante no sentido de valorizar o mercado segurador.”

Além disso, o diretor ainda ressaltou que a lei passou a particularizar para o contrato de seguro, que é um contrato com alto nível de complexidade, regras, prazos e situações que antes tinham que ser resolvidos com as regras gerais sobre contratos do Código Civil.

Durante o debate, Queiroz destacou o espírito da lei em tratar o contrato de seguro com uma visão instrumental, exercendo função social e econômica, funcionando como um mecanismo em prol do interesse público e do desenvolvimento nacional. “Do mesmo modo que há disposições protetivas do segurado, também há disposições que resguardam direitos das seguradoras, em prol do bom funcionamento do contrato de seguro”, concluiu o Diretor.

A gravação completa do evento está disponível no Canal da ENS no YouTube.

Assessoria de Imprensa Susep

You may be interested

Seguros Unimed lança programa Sinapse
Seguros Unimed
68 Vizualizações
Seguros Unimed
68 Vizualizações

Seguros Unimed lança programa Sinapse

Publicação - 15 de janeiro de 2026

A Seguros Unimed, braço segurador e financeiro do Sistema Unimed, por meio do Stormia, seu hub de inovação, anuncia parceria estratégica com a Innoscience para acelerar a…

Operações de proteção patrimonial mutualista como serviços financeiros
Interesse Setor
68 Vizualizações
Interesse Setor
68 Vizualizações

Operações de proteção patrimonial mutualista como serviços financeiros

Publicação - 15 de janeiro de 2026

Nesta terça-feira (13), o Presidente da Confederação Nacional de Proteção Patrimonial Mutualista (CNPPM), Kleber Vitor, e a Diretora Jurídica da entidade, Fabiana Sant'Anna participaram, em Brasília -…

Seguro de vida cria oportunidades para empreendedores
Prudential do Brasil
70 Vizualizações
Prudential do Brasil
70 Vizualizações

Seguro de vida cria oportunidades para empreendedores

Publicação - 15 de janeiro de 2026

O início do ano é tradicionalmente um momento de reflexão e planejamento. Para muitos brasileiros, a chegada de um novo ciclo vem acompanhada da decisão de mudar…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin