00:00:00
13 Sep

O Futuro é agora: A Indústria de Seguros na Linha de Fogo da Disrupção

27 de maio de 2025
109 Visualizações

Durante séculos, os cavalos foram essenciais para o transporte humano. Eram companheiros fiéis, insubstituíveis — até o dia em que o carro a combustão chegou. No início, conviveram lado a lado. Mas em pouco tempo, os cavalos desapareceram das ruas. Só sobraram os carros.

Foi com essa metáfora poderosa que David Roberts, fundador da Global Inspiration Goals, iniciou à sua apresentação na abertura da Conseguro 2025, realizada em São Paulo pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), nesta terça-feira (27). O recado era claro: as inovações disruptivas não pedem licença — elas chegam, e quando chegam, transformam tudo. Nas palavras de Roberts: “The change is coming and coming fast”.

“A estabilidade das empresas é uma ilusão”, cravou Roberts. E os dados dão razão a ele. Hoje, 89,6% das empresas que compunham a lista da Fortune 500 em 1955 já não estão mais lá. Metade das empresas do S&P 500 deve desaparecer nos próximos dez anos. Em 1920, uma empresa durava, em média, 67 anos. Hoje, sobrevive apenas 15.

Mas a ameaça não se limita às empresas: atinge indústrias inteiras. E, segundo o especialista, poucas estão tão ameaçadas quanto a de seguros. Exibindo um gráfico dividido entre viabilidade, durabilidade, volatilidade e vulnerabilidade, Roberts apontou: “Estamos no pior dos quadrantes — o da volatilidade com a vulnerabilidade”. E completou: “Estamos na indústria mais vulnerável, no país mais vulnerável do mundo”.

É uma visão alarmante, mas que ganha contornos ainda mais dramáticos quando se considera o ritmo das mudanças. A curva de transformação tecnológica já não é linear, é exponencial — o que significa que as mudanças estão acelerando de forma que a mente humana mal consegue acompanhar.

Roberts trouxe à tona um desfile de tecnologias que parecem saídas de um roteiro de ficção científica e que estão em desenvolvimento avançado: robôs com corpos humanoides capazes de substituir atividades arriscadas e operar sem descanso; vacinas contra o câncer de pulmão sendo testadas em sete países; edição de DNA com a mesma facilidade com que hoje editamos um texto no Word.

E há mais: a inteligência artificial avança em velocidade impressionante. O ChatGPT-4.5, afirmou ele, já supera o desempenho de pessoas com doutorado em algumas tarefas. Em breve, as IAs farão descobertas científicas por conta própria. E se hoje conseguimos aumentar a longevidade, amanhã talvez possamos interromper o envelhecimento. Já há experimentos bem-sucedidos com ratos.

A capa da revista Time não deixa dúvidas sobre o que está por vir: “2045 — o ano em que os humanos podem se tornar imortais”. No entanto, ele pondera que o progresso não vem sem sombras. A tecnologia também tem seu lado obscuro — e urgente. A emissão de carbono aumentou dramaticamente nas últimas décadas e os gases de efeito estufa permanecerão na atmosfera por séculos. A cada minuto, a humanidade gera mais calor que cem bombas de Hiroshima. O resultado? Catástrofes ambientais mais intensas e frequentes.

Esse novo mundo exige novas formas de proteção — e o setor de seguros precisa se reinventar para fazer frente aos riscos que se avolumam. Se há um lado positivo, é que a própria inteligência artificial pode ser a chave para essa transformação. “O uso da IA pode beneficiar o setor de seguros, ajudando a prever as mudanças — que serão muitas”, alertou Roberts.

Ao final da apresentação, ficou uma certeza: o futuro não será como o passado. E ignorar essa realidade pode ser tão ingênuo quanto apostar nos cavalos em pleno século XXI.

Conseguro 2025

A Conseguro 2025, que tem como tema “Contribuições do setor de seguros para o futuro do Brasil”, é reconhecida como o maior encontro do mercado segurador nacional. O evento reúne executivos de seguros, corretoras, empresas de tecnologia, escritórios jurídicos, players nacionais e internacionais, além de autoridades governamentais e formadores de opinião.

Em sua programação, estão temas essenciais como inovação, regulação, educação financeira, sustentabilidade e o papel do setor de seguros no desenvolvimento econômico e social do país. A conferência funciona como um espaço estratégico para a discussão dos caminhos que o setor deve seguir para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas, pela transformação digital e pela necessidade crescente de inclusão financeira.

O fortalecimento do mercado de seguros é visto como fundamental para ampliar a proteção da população brasileira, promover a estabilidade econômica e contribuir para o desenvolvimento sustentável.

Assessoria de Imprensa CNseg

Foto: David Roberts, CEO da GEDI, durante abertura da Conseguro 2025

You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Aon plc
97 Vizualizações
Aon plc
97 Vizualizações

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores

Publicação - 12 de setembro de 2025

Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
CNseg
95 Vizualizações
CNseg
95 Vizualizações

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros

Publicação - 12 de setembro de 2025

Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Escola de Negócios e Seguros
89 Vizualizações
Escola de Negócios e Seguros
89 Vizualizações

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM

Publicação - 12 de setembro de 2025

Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin