00:00:00
13 Jan

Susep coorganiza seminário sobre (res)seguros na Trilha de Finanças do BRICS

17 de abril de 2025
348 Visualizações

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) coorganizou, em conjunto com o Ministério da Fazenda, nos dias 15 e 16 de abril, um seminário em formato online, cujo tema foi Global (Re)Insurance Landscape – em tradução livre, Cenário Global do (Res)Seguro.

O seminário foi realizado no âmbito da Trilha de Finanças do BRICS, cuja presidência no ano de 2025 está sendo exercida pelo Brasil.

Durante o seminário, foram exploradas as questões globais mais atuais sobre (res)seguros, sendo discutidas as últimas tendências, desafios e oportunidades, bem como foram coletadas opiniões atualizadas dos países membros sobre a situação atual e as perspectivas sobre alternativas bilaterais e multilaterais.

O encontro reuniu autoridades governamentais e reguladores dos países integrantes dos BRICS, além de participantes do mercado. Pela Susep, participaram das discussões: o Superintendente Alessandro Octaviani, as Diretoras Jessica Bastos e Júlia Lins, o Diretor Carlos Queiroz, o analista técnico Paulo Roberto Miller, além de outros servidores da Autarquia com atuação ligada ao tema.

Na abertura do evento, Octaviani destacou a importância do resseguro para o crescimento sustentável: “mercados de resseguros eficientes são essenciais para atrair investimentos, permitir o planejamento de longo prazo e mitigar vulnerabilidades sociais e econômicas. Especialmente para economias emergentes, como as que compõem o BRICS, a cooperação nessa área pode amplificar a resiliência coletiva e criar oportunidades compartilhadas de crescimento sustentável”.

As discussões abrangeram tópicos como: a) visão geral do mercado global de (res)seguros: principais tendências e possibilidades de melhoria; riscos e desafios emergentes; o papel da tecnologia e da inovação; mudanças climáticas e sustentabilidade; e riscos cibernéticos e proteção de dados; b) cenário regulatório: padrões e melhores práticas internacionais; harmonização e cooperação regulatória; e estruturas e abordagens de supervisão; c) aspectos técnicos: avaliação e gestão de riscos; colateralização; e d) alternativas bilaterais e plurilaterais.

Os objetivos do encontro foram:

1. fornecer uma plataforma para compartilhamento de conhecimento e troca de melhores práticas entre autoridades governamentais e reguladores;

2. discutir as últimas tendências e desafios no mercado global de (res)seguros, incluindo riscos emergentes, avanços tecnológicos e desenvolvimentos regulatórios;

3. identificar novas oportunidades de colaboração e cooperação entre os membros para promover a diversificação, a estabilidade e a resiliência do setor de (res)seguros; e

4. incentivar o diálogo entre as empresas de (res)seguros locais dos BRICS, públicas e privadas, para aprimorar a colaboração na gestão de eventos climáticos extremos, fechar lacunas de proteção e desenvolver capacidades.

Assessoria de Imprensa da Susep

You may be interested

Tokio Marine cresce 11% na região Nordeste em 2025
Tokio Marine Seguradora
102 Vizualizações
Tokio Marine Seguradora
102 Vizualizações

Tokio Marine cresce 11% na região Nordeste em 2025

Publicação - 12 de janeiro de 2026

A Tokio Marine Seguradora anuncia crescimento de 11% em 2025 na produção da Regional Nordeste, que atende os estados de Pernambuco, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe.…

Icatu anuncia novo CTO e acelera a digitalização do negócio
Icatu Seguros
140 Vizualizações
Icatu Seguros
140 Vizualizações

Icatu anuncia novo CTO e acelera a digitalização do negócio

Publicação - 12 de janeiro de 2026

A Icatu Seguros, maior seguradora independente do país nos segmentos de Vida, Previdência e Capitalização, anuncia um relevante reforço para a sua área de tecnologia com a…

Apólice do mercado brasileiro com pagamento de prêmio via créditos de carbono
Aon plc
127 Vizualizações
Aon plc
127 Vizualizações

Apólice do mercado brasileiro com pagamento de prêmio via créditos de carbono

Publicação - 12 de janeiro de 2026

Aon plc (NYSE: AON), empresa líder global em serviços profissionais, estruturou a primeira proposta de apólice, cujo prêmio pode ser pago parcialmente por meio de créditos de carbono. A…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin