A Superintendência de Seguros Privados (Susep) coorganizou, em conjunto com o Ministério da Fazenda, nos dias 15 e 16 de abril, um seminário em formato online, cujo tema foi Global (Re)Insurance Landscape – em tradução livre, Cenário Global do (Res)Seguro.
O seminário foi realizado no âmbito da Trilha de Finanças do BRICS, cuja presidência no ano de 2025 está sendo exercida pelo Brasil.
Durante o seminário, foram exploradas as questões globais mais atuais sobre (res)seguros, sendo discutidas as últimas tendências, desafios e oportunidades, bem como foram coletadas opiniões atualizadas dos países membros sobre a situação atual e as perspectivas sobre alternativas bilaterais e multilaterais.
O encontro reuniu autoridades governamentais e reguladores dos países integrantes dos BRICS, além de participantes do mercado. Pela Susep, participaram das discussões: o Superintendente Alessandro Octaviani, as Diretoras Jessica Bastos e Júlia Lins, o Diretor Carlos Queiroz, o analista técnico Paulo Roberto Miller, além de outros servidores da Autarquia com atuação ligada ao tema.
Na abertura do evento, Octaviani destacou a importância do resseguro para o crescimento sustentável: “mercados de resseguros eficientes são essenciais para atrair investimentos, permitir o planejamento de longo prazo e mitigar vulnerabilidades sociais e econômicas. Especialmente para economias emergentes, como as que compõem o BRICS, a cooperação nessa área pode amplificar a resiliência coletiva e criar oportunidades compartilhadas de crescimento sustentável”.
As discussões abrangeram tópicos como: a) visão geral do mercado global de (res)seguros: principais tendências e possibilidades de melhoria; riscos e desafios emergentes; o papel da tecnologia e da inovação; mudanças climáticas e sustentabilidade; e riscos cibernéticos e proteção de dados; b) cenário regulatório: padrões e melhores práticas internacionais; harmonização e cooperação regulatória; e estruturas e abordagens de supervisão; c) aspectos técnicos: avaliação e gestão de riscos; colateralização; e d) alternativas bilaterais e plurilaterais.
Os objetivos do encontro foram:
1. fornecer uma plataforma para compartilhamento de conhecimento e troca de melhores práticas entre autoridades governamentais e reguladores;
2. discutir as últimas tendências e desafios no mercado global de (res)seguros, incluindo riscos emergentes, avanços tecnológicos e desenvolvimentos regulatórios;
3. identificar novas oportunidades de colaboração e cooperação entre os membros para promover a diversificação, a estabilidade e a resiliência do setor de (res)seguros; e
4. incentivar o diálogo entre as empresas de (res)seguros locais dos BRICS, públicas e privadas, para aprimorar a colaboração na gestão de eventos climáticos extremos, fechar lacunas de proteção e desenvolver capacidades.
Assessoria de Imprensa da Susep
You may be interested

Tokio Marine cresce 11% na região Nordeste em 2025
Publicação - 12 de janeiro de 2026A Tokio Marine Seguradora anuncia crescimento de 11% em 2025 na produção da Regional Nordeste, que atende os estados de Pernambuco, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe.…

Icatu anuncia novo CTO e acelera a digitalização do negócio
Publicação - 12 de janeiro de 2026A Icatu Seguros, maior seguradora independente do país nos segmentos de Vida, Previdência e Capitalização, anuncia um relevante reforço para a sua área de tecnologia com a…

Apólice do mercado brasileiro com pagamento de prêmio via créditos de carbono
Publicação - 12 de janeiro de 2026Aon plc (NYSE: AON), empresa líder global em serviços profissionais, estruturou a primeira proposta de apólice, cujo prêmio pode ser pago parcialmente por meio de créditos de carbono. A…
Mais desta categoria



Clientes da Bradesco Seguros já economizaram mais de R$ 7 milhões ao usar pontos Livelo
Publicação - 12 de janeiro de 2026









