00:00:00
20 Apr

Congresso SINOG 2025 projeta o futuro da Odontologia Suplementar

17 de abril de 2025
81 Visualizações

Reunindo mais de 400 Participantes e 30 Especialistas em nove Painéis, o Congresso SINOG 2025 consolidou-se como o principal evento da Odontologia Suplementar na América Latina. Com o tema “Evolução”, o Evento, realizado nos dias 10 e 11 de Abril, discutiu caminhos para o Setor que passa por importantes transformações.

Em linha com esse cenário, o Presidente da SINOG, Dr. Roberto Seme Cury (foto), destacou, durante a abertura do Evento, a trajetória da Entidade — que surgiu como uma comissão da ABRAMGE (Associação Brasileira de Planos de Saúde) e hoje reúne 41 Operadoras em 12 Estados, concentrando mais de 72% de Beneficiários dos Planos Odontológicos do País, e reforçou a importância do Setor para a Saúde Suplementar no Brasil. “O crescimento dos Planos Odontológicos nos últimos anos tem sido notável e isso gera um enorme potencial de expansão e de aprimoramento dos serviços oferecidos. É nossa missão ampliar o acesso a tratamentos de qualidade em todas as regiões do País, com preços justos, sustentáveis e acessíveis, tanto para as empresas quanto para as famílias” afirmou Dr. Cury.

Cenário Político Econômico

O Painel de abertura trouxe o economista Alexandre Schwartsman, que alertou para os efeitos da instabilidade internacional na economia brasileira, em especial os riscos de que a inflação pressione o Produto Interno Bruto (PIB) para uma eventual retração. “A capacidade ociosa da economia se esgotou e a crise é agravada pela perda de credibilidade do Banco Central”, disse Schwartsman. A conversa foi mediada por José Pacheco, Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Odontoprev, que associou o cenário político e econômico aos desafios do Setor de Saúde Suplementar.

ESG com foco na Governança e Responsabilidade

Os princípios do ESG também foram tema no Evento. A empreendedora social Ana Fontes defendeu o ESG como prática cotidiana e cultural. “ESG não é coisa só de grandes negócios, está no nosso dia a dia e depende de nós”, declarou. A CEO da Dental Center, Marília Raulino, destacou que ferramentas de governança são os principais diferenciais competitivos na área. “Precisamos de governança para evoluir em ESG. Menos barulho e mais engajamento”, disse. A mediação ficou por conta de Vicente Lapenta, Diretor de Produtos e Precificação da Porto Saúde, além de Diretor SINOG.

Como conectar tendências futuras e integrá-las no Planejamento Estratégico

Tendência e Inovação também foram temas presentes no Evento. Fatima Pinho, HealthCare Leader Partner na Deloitte Brasil, destacou o papel fundamental das inovações tecnológicas na prevenção de infecções e suporte a cirurgias complexas. Segundo ela, a digitalização da Odontologia permite maior automação de processos internos, redução da sinistralidade e melhorias na experiência do paciente. Já a Coordenadora de Inovação da Hapvida, Mayumi Ito, apresentou resultados da estratégia de inovação aberta da Operadora, como o acompanhamento personalizado da jornada dos colaboradores. A mediação do Painel ficou por conta de Jaqueline Sena, VP de Marketing e de Odontologia da Hapvida, além de VP da SINOG, que conduziu as perguntas enviadas pelo público.

ANS participa de Roda Viva sobre a importância da Regulação específica dos Planos Odontológicos

Em um dos momentos mais aguardados, o Painel Regulatório — em formato de Roda Viva — reuniu Diretores e Representantes das Diretorias da ANS para discutir avanços e desafios na Regulação com olhar específico para Planos Odontológicos. A Dra. Carla Soares, Presidente- interina da Agência, afirmou que “é hora de evoluir” e que a revisão da RN nº 623 pode permitir maior autorregulação pelas Operadoras. Dr. Roberto Cury reforçou a importância da diferenciação entre Planos Odontológicos e Médico-Hospitalares, e Dra. Virgínia Rodarte, Assessora Regulatória da SINOG, destacou a necessidade de ajustes mais finos nas normas. Foram destacados temas como isenções regulatórias, reembolsos de alto custo, Acreditação e a importância da análise de impacto regulatório ajustada ao perfil e porte das Operadoras. Os representantes da ANS também reconheceram a necessidade de uma Regulação mais adaptada à realidade do Setor. Também participaram do Painel Dra. Eliane Medeiros, Diretora DIFIS; Dr. Mauricio Nunes, Diretor DIDES e Dr. Rafael Vinhas, Gerente Geral da DIPRO.

Vendas com Foco em Plano Odontológico

O Painel apresentou uma análise estratégica sobre como alinhar a proposta de valor dos Planos Odontológicos às reais necessidades dos clientes, antes mesmo de consultar o Mercado. Segundo Leonardo Haddad, Placement Leader da Mercer Marsh Benefícios, a estratégia deve considerar a política de benefícios, base de vidas, cobertura, sinistralidade, reembolso e condições contratuais. Andréa Figueiredo, Diretora BU Dental da MetLife, destacou a importância da venda de Planos exclusivamente Odontológicos, especialmente no segmento de Pequenas e Médias Empresas (PME), que apresenta um grande potencial de crescimento”. Os planos corporativos, que dominam a maior parte do mercado e cresceram a taxas superiores a dois dígitos nos últimos três anos, reforçam a importância de uma proposta de valor robusta para manter a vantagem competitiva. O diferencial está no atendimento e na oferta de serviços adicionais que agreguem valor ao consumidor”. A conversa foi mediada por José Luiz, Sócio Fundador e CEO da Mais Dental, além de Conselheiro Fiscal da SINOG.

Valor em Odontologia e Novos Modelos de Remuneração

No debate, os Palestrantes apontaram os desafios de alinhar qualidade, resultado e sustentabilidade. Dra. Angélica Carvalho, Diretora-Adjunta DIDES da ANS, destacou a importância do Programa da Agência: “Quando falamos de valor em saúde estamos nos referindo a um pacto ético que harmoniza o propósito e converge os interesses dos envolvidos, colocando o Beneficiário no centro”. Já Fabio Rocha, Diretor Executivo do IBRAVS (Instituto Brasileiro de Valor em Saúde), fez uma revisão histórica sobre os modelos de remuneração por valor e reforçou: “Qualidade é o único posicionamento possível, não dá para ser guiado somente pelo preço”. Dr. Fabio Nogi, Superintendente de Inovação e Odontologia da Seguros Unimed e Unimed Odonto, além de Diretor SINOG, complementou a discussão com foco em desfechos e experiência do paciente. Para ele, “a maneira de mensurar a qualidade é por meio dos desfechos — aquilo que importa para o paciente”. A mediação do Painel ficou a cargo do Dr. Ruy F. de Oliveira, Head de Odontologia, do Grupo Athena Saúde.

Fraude na Odontologia Suplementar

Outro destaque foi o Painel sobre Fraudes na Odontologia Suplementar. O tema foi abordado no Congresso pelo Dr. Marco Fernandes, Advogado especializado em Direito Médico e da Saúde e Cirurgião-Dentista Bucomaxilofacial. Para ele, embora a Fraude seja uma característica persistente no Setor de Seguros, é possível reduzir seus impactos com controle, vigilância e responsabilização. “O ticket médio da Odontologia é baixo, mas o impacto é cumulativo. São pequenos desvios que, mês a mês, geram prejuízos relevantes”, afirmou. O Especialista ainda lembrou que fraudes afetam diretamente o Beneficiário, desde a edição de imagens e laudos falsificados até o comprometimento da LGPD. Dr. Marcos Coltri, Advogado Especialista em Direito Médico e Saúde, reforçou que a Fraude pode ocorrer por ação ou omissão e que “Fraude em Odontologia Suplementar não tem cara, mas tem rastro. E cada vez mais ele está sendo seguido”. A mediação de perguntas junto ao público foi realizada pela Dra. Maria Adriana Araújo, Diretora de Operações da Amil Dental.

Transformação Digital e IA na Operadora Odontológica

Outro destaque ficou para Anderson Farias, CEO da TopSaúde HUB, que compartilhou a experiência da empresa com a incorporação da IA em produtos e atendimentos, mas destacou que o desafio está em preparar as pessoas para usar melhor as ferramentas já disponíveis. Por fim, Renato Costa, CIO, CMO e CSO da Odontoprev, reforçou que a transformação digital precisa vir do core do negócio, e não apenas da área de tecnologia. “A IA vai ter mesmo impacto de energia elétrica e internet. É uma mudança que vai impactar na forma como fazemos todas as coisas”, defendeu. O Painel contou com a mediação de Brunna Salgado, CEO da OdontoGroup – EVO Saúde, e Diretora da SINOG.

Inspiração olímpica

O encerramento ficou por conta do campeão olímpico Cesar Cielo, que emocionou os Participantes com a palestra “101%: Em Busca do Extraordinário”. Com um discurso sobre disciplina, consistência e superação, Cielo reforçou que “a palavra evolução é constante, todo dia”. “É preciso focar no resultado que se busca, no propósito do que queremos e no que precisa ser feito para atingir o resultado desejado. Essa é a minha fórmula do sucesso”, comentou. Dra. Fernanda Ceneviva, Diretora Executiva da SINOG foi a responsável pela mediação entre o nadador e o público.

O Congresso SINOG 2025 contou ainda com Patrocínios de grandes empresas, todas elas com relevância no mercado que atuam. Como Patrocinadora Ouro tivemos a Odontoprev, em mais um ano conosco e TopSaúde Hub, como estreante em nossos eventos. A MetLife também marcou presença mais um ano, desta vez como Patrocinadora Bronze.

Agência Pub

You may be interested

Susep coorganiza seminário sobre (res)seguros na Trilha de Finanças do BRICS
Susep
106 Vizualizações
Susep
106 Vizualizações

Susep coorganiza seminário sobre (res)seguros na Trilha de Finanças do BRICS

Publicação - 17 de abril de 2025

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) coorganizou, em conjunto com o Ministério da Fazenda, nos dias 15 e 16 de abril, um seminário em formato online, cujo…

Prudential e Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da FGV firmam parceria
Prudential do Brasil
116 Vizualizações
Prudential do Brasil
116 Vizualizações

Prudential e Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da FGV firmam parceria

Publicação - 17 de abril de 2025

A Prudential do Brasil é o mais novo membro do Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da Fundação Getulio Vargas (FGV IISR). Como uma das mantenedoras, a…

AXA terá descontos e operação especial para feriados de abril
Axa no Brasil
111 Vizualizações
Axa no Brasil
111 Vizualizações

AXA terá descontos e operação especial para feriados de abril

Publicação - 17 de abril de 2025

Com a chegada dos feriados de Páscoa e Tiradentes, a AXA no Brasil anuncia parcerias para aprimorar a experiência de clientes e corretores: a primeira, junto com a Maxpar,…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin