A AXA no Brasil marcou presença no Bloomberg NEF Forum, realizado em 1º de abril, e que reuniu empresas e especialistas para debater o tema Transição Energética no Brasil: Oportunidades, Desafios e o Caminho para a COP30. A CEO da companhia, Erika Medici, participou de um dos painéis, e levou ao evento a perspectiva do mercado segurador.
Erika ressaltou a importância do protagonismo do setor em fóruns climáticos para contribuir com soluções e viabilizar o cumprimento das metas estabelecidas pelo Acordo de Paris. “Existem diversos mecanismos financeiros para injetar capital em projetos verdes, empresas desenvolvendo tecnologia e governos criando políticas para a transição energética. No entanto, sem o seguro, a implantação desses planos não acontece. Nosso mercado atua como garantidor de contratos e como mecanismo de resiliência econômica dessa cadeia de valor”, afirmou.
Na visão da AXA, as soluções de seguro alinhadas às mudanças climáticas devem se concentrar em três frentes: investimento em prevenção e gerenciamento de riscos; uso de dados para o desenvolvimento de novos produtos, previsão mais precisa dos riscos e precificação adequada; e, em caso de sinistros, um atendimento ágil para a rápida retomada das atividades econômicas.
Essa visão está contemplada no AXA Verde, um dos pilares estratégicos para o crescimento da companhia nos próximos anos. A seguradora está revisando coberturas e condições dos produtos para apoiar toda a cadeia de negócios sustentáveis. Entre os produtos já atualizados está o Seguro de Riscos Patrimoniais, que passou por mais de 30 alterações contratuais para atender projetos de energia renovável. O Seguro de Engenharia também está sendo reformulado com o mesmo objetivo.
Além disso, Erika Medici estará presente no South Summit Brazil 2025, que acontece em Porto Alegre. No dia 10 de abril, ela participará do painel O Futuro do Seguro em Tempos de Crise Climática.
Em novembro, a AXA no Brasil será uma das apoiadoras da Casa do Seguro na COP30. A iniciativa, liderada pela CNSeg, tem como objetivo posicionar o setor segurador como um agente essencial para a transição climática.
Core Consultoria
Foto: Erika Medici, CEO da companhia, Joaquim Levy, Diretor do GFANZ, Ex-Ministro da Fazenda e Ex-Secretário do Tesouro Nacional: Guilherme Ferreira, Cofundador e Presidente da JiveMauá; e Luciana Ribeiro, Sócia-diretora e CEO do eB Climate. A mediação foi de Rafael Rabioglio, Diretor da América Latina da BloombergNEF.
You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Publicação - 12 de setembro de 2025Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
Publicação - 12 de setembro de 2025Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Publicação - 12 de setembro de 2025Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…
Mais desta categoria

Maestro João Carlos Martins recebe o “Prêmio por Toda uma Vida Profissional”
Publicação - 12 de setembro de 2025

