00:00:00
14 Sep

Susep participa de evento sobre cooperativismo de seguros

19 de março de 2025
188 Visualizações

A Superintendência de Seguros Privados (Susep), representada pelo Superintendente, Alessandro Octaviani, e pelo Diretor Carlos Queiroz, participou hoje (19) de seminário organizado pelo Sistema OCB (Organização das Cooperativas do Brasil), que teve como tema “Cooperativismo de Seguros: um novo capítulo para o coop”. O evento foi realizado em Brasília e reuniu especialistas, autoridades e líderes do setor para debater as oportunidades e desafios do cooperativismo de seguros no Brasil.

A realização do seminário se deu no contexto das transformações ocorridas no setor, em decorrência da recente publicação da Lei Complementar nº 213/2025. A nova legislação amplia o escopo de atuação das cooperativas de seguros, além de estabelecer regras claras e criar um ambiente jurídico seguro para a atuação dessas entidades no mercado segurador.

A iniciativa teve por objetivo discutir as mudanças trazidas pela nova regulamentação e promover o intercâmbio de experiências bem-sucedidas de cooperativas que já atuam em outros segmentos da economia, como crédito, saúde, agropecuária e energia.

O Superintendente da Susep, Alessandro Octaviani, participou da mesa de abertura do evento junto com os Deputados Federais Reginaldo Lopes e Arnaldo Jardim, além do Presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas. O Deputado Federal Vinicius Carvalho, relator do projeto de lei que deu origem à Lei Complementar nº 213/2025, também esteve presente ao evento e apresentou os passos que levaram à aprovação da referida lei.

Em sua fala, Octaviani lembrou, primeiramente, das enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul em 2024, de como o seguro foi relevante para ajudar na recuperação do Estado, mas de como ainda existe uma enorme lacuna de proteção em nosso país. Em seguida, destacou a importância do cooperativismo para os diversos segmentos da economia: “Nos interessa suprir a lacuna de seguros no país, mas nos interessa também que nós supramos a lacuna de alimentos produzidos do país, que nós consigamos suprir a lacuna de diversos outros produtos que a economia brasileira precisa, para chegar aonde ela chegará. E para tudo isso, os vários ramos do cooperativismo são necessários”.

O Superintendente destacou, ainda, que a Susep terá muito cuidado técnico e diálogo na regulamentação do cooperativismo de seguros: “nós temos que ter muito cuidado técnico para que possamos passar uma mensagem de longo prazo: a nossa regulação é parceira na construção do cooperativismo, porque o futuro do Brasil passa pelo futuro do cooperativismo”, concluiu Octaviani.

Já o Diretor Carlos Queiroz realizou uma apresentação sobre as novas regras fixadas pela Lei Complementar nº 213/2025, seus impactos e os próximos passos para sua implementação.

Inicialmente, Queiroz destacou que a Lei Complementar nº 213/2025, juntamente com a Lei nº 15.040/2024, que disciplina o contrato de seguro, são os principais diplomas do mercado segurador em 60 anos e criaram “um momento muito importante, em que esse mercado se abre para novas espécies econômicas, como o cooperativismo e o associativismo, e introduz novos princípios e objetivos, trazendo para o nível legal importantes conceitos e princípios, inclusive internacionais.”

O Diretor tratou, ainda, das principais novidades trazidas pela Lei Complementar e explicou como se dará o processo de sua regulamentação, com formação de grupo de trabalho, diálogo com todos os interessados, realização de consulta pública, até se chegar à aprovação dos novos normativos.

Ao final, Queiroz frisou a importância da Educação Financeira, destacando que a Susep está, neste ano, na presidência do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) e que é dever da autarquia trazer as novidades do novo diploma legal também para o campo da Educação Financeira.

O seminário contou, ainda, com palestras do Presidente da Escola de Negócios e Seguros (ENS), Lucas Vergílio; da advogada e docente, Angelica Carlini; do consultor da Worldwise Civil Society Consultancy, Edward Potter; do presidente da Unimed Seguros, Helton Freitas; e do presidente da Unimed do Brasil, Omar Abujamra Junior.

O evento pode ser conferido, na íntegra, no Canal do Sistema OCB no Youtube.

Assessoria de Imprensa da Susep

You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Aon plc
102 Vizualizações
Aon plc
102 Vizualizações

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores

Publicação - 12 de setembro de 2025

Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
CNseg
97 Vizualizações
CNseg
97 Vizualizações

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros

Publicação - 12 de setembro de 2025

Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Escola de Negócios e Seguros
92 Vizualizações
Escola de Negócios e Seguros
92 Vizualizações

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM

Publicação - 12 de setembro de 2025

Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin