00:00:00
14 Mar

Webinar destaca o papel das mulheres e o impacto da diversidade

13 de março de 2025
45 Visualizações

O mercado de seguros tem muito a ganhar com mais diversidade e inclusão — e as mulheres, cada vez mais protagonistas, vêm mostrando isso com números e histórias inspiradoras. Esse foi o tom do webinar “Mulheres Seguras: o potencial do poder de compra feminino”, realizado pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) no dia 12 de março, em celebração ao Dia Internacional da Mulher.

Logo na abertura, o diretor Técnico, de Estudos e de Relações Regulatórias da CNseg, Alexandre Leal, ressaltou a importância do debate. “Infelizmente, temos visto movimentos em nível global tentando retroceder os avanços em relação aos direitos das mulheres. Mas este webinar reafirma o compromisso da CNseg e de todo o setor de seguros com a agenda da diversidade e com o protagonismo feminino em papéis de relevância”, destacou.

Diversidade: caminho para o lucro e para uma sociedade mais justa

Com dados contundentes, Adriana Carvalho, diretora-executiva do Instituto Consulado da Mulher, lembrou que diversidade e inclusão vão muito além do discurso: “A diversidade, além de ser o certo, é o melhor para empresas e países”. Ela destacou que a igualdade de gênero poderia adicionar 28 trilhões de dólares ao PIB mundial. Empresas com mais mulheres na liderança, segundo ela, têm um retorno sobre investimento 44% maior e uma lucratividade (EBIT) 47% superior.

Além disso, millennials tendem a permanecer em empresas comprometidas com a diversidade, e aquelas com pelo menos três mulheres em seus conselhos diretores alcançam um ROE (Retorno sobre o Patrimônio Líquido) de 10,1%, contra 7,4% das demais.

Por outro lado, desigualdades ainda persistem: mulheres com nível superior seguem ganhando, em média, R$ 2.900 a menos que homens com a mesma formação, e as que ocupam cargos de liderança recebem R$ 40 mil a menos, segundo o Dieese.

Adriana também lembrou dos “quatro nós” que ainda precisam ser desatados, segundo a ONU:

  1. Combater padrões discriminatórios e estereótipos de gênero;
  2. Superar a divisão desigual do trabalho não remunerado;
  3. Ampliar a presença feminina na liderança;
  4. Acabar com a violência contra as mulheres.

Seguro de vida: uma ferramenta de empoderamento feminino

A diretora de Marketing e Insights da Prudential do Brasil, Fernanda Riezemberg, trouxe um olhar especial sobre o papel do seguro de vida na vida das mulheres, que vivem mais, mas ainda enfrentam mais insegurança financeira.

Além de garantir proteção financeira e acesso a melhores tratamentos médicos, o seguro de vida tem sido cada vez mais buscado pelo público feminino. Nos últimos 10 anos, o número de mulheres com seguro de vida individual na Prudential triplicou, passando a representar 40% da carteira de clientes. E esse crescimento não se limita às gerações mais maduras: mulheres da Geração Alfa, nascidas a partir de 2010, já aparecem com relevância na base de clientes.

Poder de compra feminino: um gigante no mercado

A gerente-executiva de Produtos Digitais da Zurich Seguros, Juliana Aboud, reforçou o imenso poder de compra feminino, que movimenta 20 trilhões de dólares ao ano globalmente e responde por 80% das compras online no Brasil, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.

Ela ressaltou que, apesar de avanços, o setor ainda precisa caminhar para ampliar a presença feminina em todos os níveis. E lembrou que as políticas de diversidade influenciam diretamente as decisões de compra: “mulheres preferem marcas que abraçam a diversidade e inclusão”.

Além disso, as mulheres são clientes estratégicas para o setor de seguros, por apresentarem menor risco e maior compromisso. Juliana destacou dados impressionantes:

  • No seguro saúde, as mulheres buscam mais prevenção e cometem menos fraudes;
  • No seguro auto, se envolvem em menos sinistros;
  • No seguro residencial, cuidam mais da casa e também geram menos ocorrências;
  • E o mesmo padrão se repete nos seguros de celulares e eletrônicos.

“As mulheres são um público fundamental para as seguradoras, e é estratégico reconhecê-las assim”, concluiu.

Carreira no mercado de seguros: uma oportunidade de crescimento para mulheres

Por fim, Larissa Althoff, diretora de Parcerias Financeiras da MAG Seguros, defendeu o empreendedorismo feminino e o setor de seguros como caminhos promissores para o empoderamento econômico das mulheres. Com crescimento anual de dois dígitos, o mercado de seguros oferece flexibilidade e independência — e atrai cada vez mais mulheres.

Na MAG, 46% das contratações de seguro de vida já são feitas por mulheres, que preferem ser atendidas por outras mulheres, por confiarem mais na empatia e compreensão. A seguradora também investe fortemente em inclusão: 52% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres, e mais de 1.000 profissionais já foram capacitados em programas de treinamento.

Compromisso com o futuro

O encerramento ficou por conta de Rafaela Mesquita, presidente da Comissão de Diversidade e Inclusão da CNseg e especialista de Talento e Cultura da Zurich Seguros. Ela celebrou os avanços, mas fez questão de ressaltar: “O setor de seguros já avançou muito na equidade de gênero, mas ainda temos um longo caminho pela frente. Precisamos continuar evoluindo”.

Assim, o webinar da CNseg deixou uma mensagem clara: valorizar o protagonismo feminino e apostar na diversidade é não apenas uma questão de justiça social, mas de inteligência de mercado.

O webinar pode ser assistido na íntegra clicando no lonk ao lado: Link

Assessoria de Imprensa da CNseg

You may be interested

Zurich marca presença no Congresso Brasesul
Zurich Seguros
75 Vizualizações
Zurich Seguros
75 Vizualizações

Zurich marca presença no Congresso Brasesul

Publicação - 13 de março de 2025

A Zurich Seguros estará presente em um dos eventos mais importantes do mercado segurador do Sul do país, o Congresso Sul Brasileiro dos Corretores de Seguros, Brasesul…

Prudential do Brasil promove encontro com master franqueados
Prudential do Brasil
69 Vizualizações
Prudential do Brasil
69 Vizualizações

Prudential do Brasil promove encontro com master franqueados

Publicação - 13 de março de 2025

A seguradora Prudential do Brasil realizou o Master Franchise Meeting (MFM), encontro anual com os master franqueados de sua rede de franquias, no final de fevereiro. Com…

Cotação via IA no WhatsApp para corretores
MetLife
72 Vizualizações
MetLife
72 Vizualizações

Cotação via IA no WhatsApp para corretores

Publicação - 13 de março de 2025

A MetLife, uma das principais empresas de serviços financeiros do mundo, apresenta o Cot.AI, uma nova funcionalidade que utiliza Inteligência Artificial Generativa (GenAI) para otimizar a rotina…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin