O InsureMO (Insurance Middle Office), plataforma de infraestrutura tecnológica para o ecossistema de seguros, avalia que ‘Core Modernizacion’ será a tendência que a maioria das empresas irá seguir nos próximos anos. Por isso, tem investido em ações para promover esse conceito junto aos seus públicos-alvo.
Como o próprio nome já diz, o ‘Core Modernizacion’ envolve modernizar soluções tecnológicas já existentes, sem a necessidade de alterar toda a tecnologia. Além de ser um processo de atualização mais barato, permite também que as companhias mantenham normalmente suas operações.
Essa análise vai de encontro a um estudo divulgado recentemente pela Celent, uma empresa líder em pesquisa e consultoria focada em tecnologia para instituições financeiras em todo o mundo. Segundo o relatório intitulado “From Legacy to Leading Edge: The New Insurance Best-of-Breed Core System Approach“, a estratégia de transformação de sistemas – identificada pela Celent como “accelerate best-of-breed” – tem como principal pilar a modernização por meio de soluções de middle layer e vem ganhando tração nos últimos anos.
Embora a estratégia de modernização mais adequada varie de acordo com diversos fatores específicos das seguradoras em questão, estima-se que essa abordagem se torne a opção mais popular de implementação entre as companhias durante a próxima década, superando em popularidade outras abordagens como o desenvolvimento de soluções core in-house ou a aquisição de um sistema core de um fornecedor específico.
Como a plataforma InsureMO consegue suportar toda a operação ao se integrar facilmente com o core (núcleo) antigo, a multinacional avalia que essa vantagem tecnológica tem permitido às empresas que atuam no setor de seguros – sejam elas seguradoras, corretoras ou mesmo canais de distribuição – possam configurar e lançar rapidamente novos produtos digitais, sem afetar a operação no dia a dia.
“Nós podemos oferecer às operadoras infraestrutura de middleware alimentada por APIs e microsserviços, trazendo nova vida a antigas tecnologias. A nossa indústria necessita de modernização e o InsureMO pode preencher a lacuna entre os sistemas legados e a tecnologia de ponta. O fato da nossa solução se basear em sistemas legados, fornece um caminho para a modernização sem interromper as operações existentes”, explica Weliton Costa (foto), diretor de Desenvolvimento de Negócios América Latina.
Recentemente, a empresa também participou de um evento ao lado da Celent e da Softtek – líder e referência mundial na implementação de soluções digitais para diversos segmentos. O encontro, dirigido para CTOs e CIOs de companhias do setor de seguros, apresentou como essas tecnologias podem ajudar as empresas desse ecossistema a acompanharem as tendências do mercado, focada em GenAI, modernização e empoderamento dos canais de distribuição.
Pauta VIP
You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Publicação - 12 de setembro de 2025Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
Publicação - 12 de setembro de 2025Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Publicação - 12 de setembro de 2025Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…
Mais desta categoria

Maestro João Carlos Martins recebe o “Prêmio por Toda uma Vida Profissional”
Publicação - 12 de setembro de 2025

