00:00:00
14 Sep

Inteligência artificial e os desafios

11 de dezembro de 2024
141 Visualizações

Presente há tempos em sistemas de gestão e outras rotinas do mundo digital, a inteligência artificial (IA) se popularizou, com a evolução e o acesso simplificado, mais recentemente. Mesmo que você não perceba, ela está nas ferramentas de atendimento, de administração, nas influências geradas pelas redes sociais, em dublagens de vídeos recebidos para se distrair ou naquele documento que passou pela análise da IA.

Em diversos ramos, é possível potencializar a capacidade humana, utilizando a IA como extensão e de forma gratuita. Os profissionais podem aplicá-la como uma assistente, para a organização de agendas, criação de e-mails para clientes, redações, auxiliar na construção de uma abordagem para prospects, pesquisas de nichos de potenciais leads nas regiões de atuação. São múltiplos os usos, o que causa expectativas, mas também receios.

Se por um lado, é inevitável conviver com ela e usufruir das facilidades, por outro, é preciso carregar a atenção para não retirar o lado humanizado do que nos propomos a desenvolver, com cuidado, personalização, criatividade e ineditismo. No setor de seguros e previdência, segmento de atuação do GBOEX, as alterações na forma como as companhias operam têm sido expressivas, já que é possível empregar a tecnologia em todos os níveis de trabalho, como na subscrição de riscos, por exemplo, ou mesmo no início do processo, com a prospecção de clientes.

A percepção que temos é a de que o foco deve ser sempre a busca pela eficiência. Por isso, é preciso também aprender a lidar com a IA e investir nessa inovação, mas com o propósito de oferecer o melhor serviço para quem confia na marca. Apesar de, em linhas superficiais, a IA ter a capacidade de substituir, em determinadas circunstâncias, a inteligência humana, não é possível pensar que isso é tão simples, já que o que nutre os modelos são dados gerados por nós.

Nesse sentido, é sempre bom lembrar que a interação humana segue sendo imprescindível para o que acreditamos ser, de fato, qualidade e fator para a sustentabilidade nos negócios. Não é possível desviar da evolução ou perder chances diante de uma série de possibilidades que a IA oferece, mas, ao cultivar nossos valores empresariais, o zelo com o futuro das pessoas segue sendo o maior compromisso e o nosso legado.

Ampliare

Foto: Letícia Vaz, Gerente de Produtos, Projetos e Inteligência de Mercado do GBOEX.

You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Aon plc
102 Vizualizações
Aon plc
102 Vizualizações

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores

Publicação - 12 de setembro de 2025

Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
CNseg
97 Vizualizações
CNseg
97 Vizualizações

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros

Publicação - 12 de setembro de 2025

Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Escola de Negócios e Seguros
92 Vizualizações
Escola de Negócios e Seguros
92 Vizualizações

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM

Publicação - 12 de setembro de 2025

Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin