A Sompo, subsidiária da empresa responsável pelas operações de seguro e resseguro do Grupo Sompo Holdings fora do Japão, foi a grande vencedora da etapa nacional do Prêmio Aberje, em cerimônia realizada na noite desta segunda-feira, 2, na capital paulista. A seguradora foi reconhecida na categoria Marca, com o case Mudança de foco nos negócios conduz organização a uma nova SOMPO, pelo conjunto de ações estratégicas estabelecidas para comunicar o novo posicionamento da companhia, que passou focar seus negócios na área de Seguros Corporativos. Além disso, a Sompo também foi reconhecida na etapa São Paulo da premiação com a mesma iniciativa na categoria Marca, bem como na categoria Público Interno, com o case O clima de hoje é: confiança se constrói com comunicação.
“Esta é a primeira vez que conquistamos o Prêmio Aberje e já fomos reconhecidos em diferentes frentes de atuação em âmbito Estadual e Nacional, na quinquagésima edição de uma das mais renomadas premiações da área de Comunicação do mercado brasileiro. Esse resultado reflete o compromisso da Sompo em atender aos nossos clientes e parceiros de negócios com excelência enquanto consolidamos nossa presença no mercado segurador”, considera Celso Ricardo Mendes, Diretor Executivo da Sompo. “Também é fruto do trabalho de uma equipe que se dedica diariamente a construir uma relação de confiança com os diversos públicos que interagem com a companhia”.
Marca
Em 2023, por uma decisão estratégica, a Sompo passou a atuar somente no segmento de Seguros Corporativos e de Agronegócio. O novo anúncio marcou a transição definitiva de públicos com os quais a marca se relacionava: de um público formado por corretores de seguros mais “generalistas” e consumidores Pessoa Física, para outro, formado por corretores de seguros especializados em riscos complexos e gestores de riscos, executivos e tomadores de decisão em empresas de diferentes ramos de atividade.
A estratégia de reposicionamento teve como objetivo reforçar a expertise da Sompo como especialista no segmento de Seguros Corporativos, consolidar a marca como autoridade em Seguros Empresariais, incrementar a comunicação com clientes corporativos e corretores de seguros especializados por meio de uma jornada de impactos on e offline, comunicar soluções completas para o segmento. “Especialistas em Proteger suas Responsabilidades“, destacando o know-how da empresa em consultoria de gerenciamento de riscos, a campanha seguiu uma estratégia ominichannel que integrou mídia e conteúdo em ferramentas com Search, SEO, Mídia Digital, entre outras. Também contou com mídias impressas e investimentos em conteúdo proprietário e inbound marketing, além de materiais para redes sociais, endomarketing, eventos e assessoria de imprensa. Um novo portal corporativo com conteúdo proprietário seguiu um plano editorial dedicado a temas voltados a destacar o papel crucial do gerenciamento e transferência de riscos. A estratégia incluiu também a criação do SompoCast, um videocast que teve seis episódios em sua primeira temporada. “Estar entre as marcas premiadas nacionalmente reforça a força do nosso posicionamento e a conexão que estabelecemos com nossos públicos. Este resultado é um reflexo direto de estratégias de marketing e comunicação integradas, que traduzem nossos valores e propósitos em ações concretas e significativas”, destaca Aline Telis, Gerente de Marketing da Sompo.
Público Interno
Outro destaque da premiação foi o reconhecimento do case O clima de hoje é: confiança se constrói com comunicação, como vencedora da Etapa Regional São Paulo na categoria Público Interno. Com o objetivo de informar e engajar as pessoas que trabalham na companhia num período de mudanças organizacionais significativas, a Sompo revisitou sua abordagem de Comunicação Interna. Foi estabelecida uma nova abordagem para os canais, mensagens e momentos de interação entre líderes e suas equipes. Essa estratégia foi essencial para preservar o clima organizacional, fortalecer a proximidade, garantir a transparência e consolidar a confiança entre as pessoas.
“O reconhecimento pelo case de Comunicação Interna evidencia o quanto valorizamos as pessoas e a clareza em cada interação. Nossa comunicação interna é pautada em um ambiente inclusivo e engajado, para que as pessoas possam estar informadas, motivadas e conectadas aos valores da Sompo. Essa conquista reforça o impacto de uma estratégia de gestão de pessoas voltada ao diálogo, mais simples, mais próxima, e alinhada às melhores práticas de mercado”, ressalta Roberta Caravieri, Diretora de RH e Sustentabilidade da Sompo.
Comunicadora do Ano
A Sompo também contou com uma representante entre os profissionais reconhecidos na premiação. Karla Magalhães, Gerente de Cultura, Comunicação Interna, Desenvolvimento Organizacional e Gestão de Talentos da Companhia, foi eleita entre os Comunicadores do Ano. Anualmente, o Prêmio Aberje destaca 10 profissionais que se sobressaem no exercício de suas funções e que se alinham ao módulo competitivo da premiação. A escolha dos Comunicadores do Ano considera diversos critérios, como a pontuação atribuída pelo júri aos projetos inscritos, o número de projetos vencedores em âmbito regional e nacional, e a abrangência e diversidade das iniciativas apresentadas em diferentes regiões do país. O Centro de Memória da Aberje, com base nesses parâmetros, avalia a atuação e o impacto profissional dos indicados em suas organizações.
“Receber esse reconhecimento é uma honra que reflete o trabalho coletivo de uma equipe comprometida em construir pontes e diálogos, promover engajamento e sustentar o papel da Comunicação Interna na Sompo. Essa conquista reforça nossa missão de desenvolver iniciativas que inspiram, conectam e agregam valor às pessoas e à organização”, comemora Karla.
Departamento de Comunicação e Marketing da Sompo Seguros
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