A Superintendência de Seguros Privados (Susep), representada pelo Superintendente Alessandro Octaviani, participa de audiência pública nesta terça-feira, 03 de dezembro, organizada pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal, com o objetivo de debater o Projeto de Lei 2.951/2024, que visa aperfeiçoar o marco legal do seguro rural no Brasil.
Os debates terão como foco principal a melhoria do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) e a criação de um fundo de estabilização para cobrir riscos extraordinários.
A proposta de autoria da senadora Tereza Cristina (PP-MS), com relatoria do senador Jayme Campos (União-MT), tem como principal justificativa a necessidade de aperfeiçoamento do sistema de seguro rural brasileiro, tornando-o mais eficiente e resiliente a eventos climáticos extremos e flutuações econômicas.
Além do Superintendente da Susep, haverá participação do Subsecretário de Reformas Microeconômicas e Regulação Financeira do Ministério da Fazenda, Vinicius Brandi; do Diretor Substituto do Departamento de Gestão de Riscos do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Diego Almeida; do Assessor Técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Guilherme Rios; do Diretor-Presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Dyogo Oliveira; e do Presidente do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), Nilson Leitão.
A Susep previu o tema no seu Plano de Regulação para os exercícios de 2023/2024. A Autarquia publicará, nos próximos dias, edital de consulta pública de normativo que?dispõe sobre?os clausulados referenciais nos planos de seguro rural submetidos à subvenção econômica do prêmio. O principal objetivo é agilizar o processo de análise?dos?produtos, reduzindo os prazos para concessão da subvenção relacionada ao PSR.
A audiência pública desta terça-feira, 03 de dezembro, terá transmissão ao vivo pelo site da TV Senado.
Assessoria de imprensa da Susep
You may be interested

Tokio Marine cresce 11% na região Nordeste em 2025
Publicação - 12 de janeiro de 2026A Tokio Marine Seguradora anuncia crescimento de 11% em 2025 na produção da Regional Nordeste, que atende os estados de Pernambuco, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe.…

Icatu anuncia novo CTO e acelera a digitalização do negócio
Publicação - 12 de janeiro de 2026A Icatu Seguros, maior seguradora independente do país nos segmentos de Vida, Previdência e Capitalização, anuncia um relevante reforço para a sua área de tecnologia com a…

Apólice do mercado brasileiro com pagamento de prêmio via créditos de carbono
Publicação - 12 de janeiro de 2026Aon plc (NYSE: AON), empresa líder global em serviços profissionais, estruturou a primeira proposta de apólice, cujo prêmio pode ser pago parcialmente por meio de créditos de carbono. A…
Mais desta categoria



Clientes da Bradesco Seguros já economizaram mais de R$ 7 milhões ao usar pontos Livelo
Publicação - 12 de janeiro de 2026









