O risco de ficar inadimplente (quando não é realizado o pagamento de algum compromisso financeiro previsto em contrato) é uma das principais preocupações dos brasileiros atualmente. De acordo com o “Mapa de Inadimplência e Negociações de Dívidas no Brasil” da Serasa, o mês de setembro chegou a contabilizar 72,64 milhões de endividados – essa é a quarta maior marca do ano, atrás dos volumes registrados em março, abril e julho deste ano.
Para não correr o risco de ficar inadimplente em alguma situação de perda de renda, ou ainda no caso de morte ou invalidez, muitos brasileiros estão contratando um seguro prestamista. A procura por esta proteção ao crédito cresceu 21,90% de janeiro a agosto deste ano, em relação ao mesmo período de 2023, e movimentou R$ 13,4 milhões, segundo dados mais recentes da FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida).
Em linha com esta tendência, na seguradora Assurant, o total de contratação do seguro Prestamista cresceu 51,78% de janeiro a agosto, quando se compara como o mesmo intervalo de 2023, de acordo com dados da Susep (Superintendência de Seguros Privados). As vendas do prestamista da seguradora tiveram uma expansão acima da média do mercado.
“O seguro prestamista é um produto importante para o planejamento financeiro, e protege o consumidor e o credor. Ele garante a quitação total ou parcial de uma dívida em caso de morte, invalidez ou perda de renda do cliente. Além disso, resguarda os familiares de uma possível transferência da dívida aos beneficiários”, detalha Daniel Brandão, Diretor Comercial da seguradora Assurant no Brasil.
A Assurant está presente em mais de 21 países. Na América Latina, incluindo Brasil, a seguradora tem mais de 30 parceiros comercializando seus produtos e serviços de proteção financeira. São mais de 3,8 milhões de pessoas na região com seguro prestamista da Assurant.
Exemplos das coberturas incluídas no plano de proteção financeira:
- Morte
- Invalidez Permanente Total por Acidente
- Perda de Renda involuntária
- Desemprego (CLT) – demitido sem justa causa
- Incapacidade (Profissional liberal com comprovação de renda)
- Hospitalização (Profissional liberal sem comprovação de renda)
O que o seguro não cobre (o chamado risco excluído)?
Sendo contratado no regime CLT, não tem cobertura para caso de pedido de demissão voluntário. Não tem cobertura também se for demitido por justa causa. Em situações de afastamento ou hospitalização, não estão cobertos eventos de natureza estética (cirurgia plástica, por exemplo) dentre outras exclusões.
Como contratar um Seguro Prestamista?
O seguro é ofertado pela Assurant em parceria com empresas de varejo, bancos de montadora, bancos tradicionais, financeiras, e-commerce e fintechs, por exemplo.
Um plano de proteção financeira pode ser adquirido de forma voluntária, sempre que houver uma compra parcelada, empréstimo pessoal, financiamento de veículos, entre outros. A adesão ao seguro é sempre feita no momento da contratação do crédito.
Quanto custa um Seguro Prestamista?
O valor varia conforme o total do financiamento adquirido e o prazo que a dívida levará para ser quitada. Um dos principais benefícios dessa proteção é fazer com que o consumidor não perca o acesso ao crédito.
Por que o Seguro Prestamista é importante tanto para Profissionais Autônomos, quanto para Profissionais no regime CLT?
É uma proteção indispensável para trabalhadores autônomos. O seguro da Assurant tem cobertura também para os autônomos não regulamentados, que são aqueles profissionais informais. Ao contratar o prestamista, esses profissionais podem acioná-lo em caso de hospitalização por acidente ou doença, de acordo com as condições especificadas na hora de contratação.
O seguro Prestamista da Assurant oferece também cobertura para trabalhador no regime CLT para que ele possa se proteger em situações de desemprego involuntário,
O que tem levado o brasileiro a procurar mais pelo Seguro Prestamista?
O principal fator que está provocando essa procura pelo seguro prestamista é a maior preocupação das pessoas e das famílias em honrar os seus compromissos financeiros, e a conscientização sobre a importância do seguro para se proteger dos imprevistos.
Vitalag
You may be interested
Susep participa do XI Fórum Nacional de Seguros de Vida e Previdência Privada
Publicação - 29 de novembro de 2024A Superintendência de Seguros Privados (Susep), representada pelo Superintendente, Alessandro Octaviani, e pela Diretora Jessica Bastos, participou do XI Fórum Nacional de Seguros de Vida e Previdência…
Grupo HDI é reconhecido em mais de 10 categorias do Prêmio Melhores do Ano
Publicação - 29 de novembro de 2024Reafirmando sua liderança no mercado segurador do sul do Brasil, o Grupo HDI – um dos principais conglomerados seguradores do Brasil – foi reconhecido em 13 categorias…
Publicadas normas de adequação do projeto Open Insurance
Publicação - 29 de novembro de 2024A Superintendência de Seguros Privados (Susep) informa que foram publicadas, no Diário Oficial da União de ontem (28), as Resoluções CNSP nº 474/2024 e nº 475/2024 e as Circulares Susep nº 706/2024 e…