00:00:00
20 Apr

Pesquisa Fenaprevi/Datafolha explora como o brasileiro se planeja e se protege para o futuro

27 de novembro de 2024
135 Visualizações

A edição 2024 da pesquisa Percepção dos Brasileiros Sobre Proteção e Planejamento da Fenaprevi, encomendada ao Instituto DataFolha, revela desafios significativos à proteção financeira e sinaliza ao setor, reguladores e formuladores de políticas públicas sobre a importância de aumentar a aderência das pessoas ao mercado de seguros e previdência privada.

Mais preocupados com o planejamento do futuro

A pesquisa mostra crescimento, ainda que pequeno, no grupo de pessoas com seguro de pessoas e/ou planos de previdência privada, na comparação com a edição inicial. O que vale destacar é o alcance destes produtos a todas as camadas sociais. 50% dos participantes de previdência são das classes C, D, e E, desmistificando a ideia de que se trata de produtos de classe mais elevada.

Oito em cada dez entrevistados afirmaram pensar em planejar a vida financeira e a maioria (65%) faz isso com frequência, 7 p.p acima do registrado na pesquisa de 2023. 76% disseram ter metas, sendo 51% deles com objetivos estabelecidos para os próximos 10 anos.

Entre os desafios, a redução de gastos

Do total de entrevistados, 45% consideram reduzir as despesas para sobrar renda como principal obstáculo para se planejarem financeiramente. Outros 42% mencionaram dificuldades para gerar receita suficiente para poupar. Observou-se uma preferência pelo consumo imediato entre grupos mais jovens, de 25 a 44 anos, o que dificulta a criação de uma reserva financeira.

O estudo também apresentou, de maneira inédita, o comportamento dos brasileiros em relação aos gastos com itens considerados supérfluos. 46% afirmam que não tem gastos supérfluos, não tem onde cortar gastos. Porém, quando perguntados diretamente um quarto (25%) dos entrevistados informa que costuma participar de jogos de azar ou fazer apostas online e 10% deles consideram esse tipo de gasto mais importante do que contratar um seguro de vida.

Desinformação sobre a aposentadoria

Com o aumento da longevidade e o envelhecimento da população, o sonho da aposentadoria exige planejamento. Metade dos entrevistados idealizam a aposentadoria até 60 anos, no entanto, quando questionados sobre a idade que de fato vão se aposentar, apenas 29% acham que conseguirão parar até os 60 anos. 8% acreditam que nunca irão se aposentar.

Contar com o INSS como fonte de renda após parar de trabalhar continua com o maior índice na pesquisa de 2024 (37%). Entres os que pretendem se aposentar com o dinheiro do INSS, 65% deles não sabem o valor que irão receber.

Outros 65% dos entrevistados sabem ou ouviram falar sobre o valor máximo pago pelo INSS. Entre eles, a maioria tem ideia incorreta sobre o teto do INSS, somente 15% afirma ser mais de 7 mil reais e apenas 1% cita valores mais precisos, entre R$7400 e R$7800.

FSB Comunicação

You may be interested

Susep coorganiza seminário sobre (res)seguros na Trilha de Finanças do BRICS
Susep
100 Vizualizações
Susep
100 Vizualizações

Susep coorganiza seminário sobre (res)seguros na Trilha de Finanças do BRICS

Publicação - 17 de abril de 2025

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) coorganizou, em conjunto com o Ministério da Fazenda, nos dias 15 e 16 de abril, um seminário em formato online, cujo…

Prudential e Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da FGV firmam parceria
Prudential do Brasil
110 Vizualizações
Prudential do Brasil
110 Vizualizações

Prudential e Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da FGV firmam parceria

Publicação - 17 de abril de 2025

A Prudential do Brasil é o mais novo membro do Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da Fundação Getulio Vargas (FGV IISR). Como uma das mantenedoras, a…

AXA terá descontos e operação especial para feriados de abril
Axa no Brasil
106 Vizualizações
Axa no Brasil
106 Vizualizações

AXA terá descontos e operação especial para feriados de abril

Publicação - 17 de abril de 2025

Com a chegada dos feriados de Páscoa e Tiradentes, a AXA no Brasil anuncia parcerias para aprimorar a experiência de clientes e corretores: a primeira, junto com a Maxpar,…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin