Com o objetivo de visibilidade e inclusão para pessoas excluídas pela sociedade, a escritora e corretora de seguros Jane Lucas escreveu o livro “A Cor Que Me Reparte”. Na tarde de quarta-feira, 20 de novembro, foi a vez de ela conduzir a sessão de autógrafos de sua obra na 70ª Feira do Livro de Porto Alegre. A obra foi premiada no concurso nacional do MinC 2023 – Carolina de Jesus.
De acordo com Jane Lucas, “A Cor Que Me Reparte” foi escrito sob forte emoção, a partir de informações recebidas de um primo em segundo grau da autora. “Ao realizar a árvore genealógica da família Graff, esse parente descobriu que meu tataravô se uniu com mulher negra escravizada e que essa união originou à família”.
Jane disse que a partir do momento em que ela compreendeu que aconteceu o “apagamento” dessa mulher dentro das histórias da família, uma emoção visceral tomou conta dela e a forma encontrada para externar essa sensação foi através da escrita: “a maneira que eu encontrei foi colocando-a como personagem com seu nome de batismo e, assim, incluindo-a na família. Os personagens que transitam pelo livro são todos pessoas reais, inclusive com seus nomes. Utilizei essa forma para também dar a essas pessoas, excluídas da sociedade, visibilidade e inclusão”, explica a autora.
Escrita por Jane em seis noites e cinco dias, a obra retrata a trajetória de uma mulher forte, corajosa, resiliente e negra. Nascida e criada em um contexto marcado por miséria, pelo trabalho extenuante e pela invisibilidade social. “Nas páginas desse romance assistimos, pela história da personagem central, a vida perpassando por tantas outras vidas, que fazem parte da sua”.
Profundamente agradecida a todos que prestigiaram o momento especial, a escritora demonstrou estar sensibilizada pelo carinho que recebeu durante a sessão de autógrafos.
Da Redação IC
Foto: Jane Lucas é corretora de seguros, empresária, ex-professora da Funenseg-RS, graduação em Administração de Empresas, é escritora e autora dos livros, ‘Conto de Fadas Malvadas’, ‘O sol de cada um’, e ‘Gritos no silêncio dos esquecidos’. E também é coautora em 14 livros.
You may be interested

A Convenção de Montreal e a declaração especial de valor na visão dos Tribunais Superiores
Publicação - 30 de janeiro de 2026Nós, do Machado e Cremoneze, temos acompanhado com atenção os não poucos movimentos jurisprudenciais em torno da aplicação da Convenção de Montreal ao transporte aéreo internacional de…

Bradesco Seguros lança clipe da versão da música ‘You’ve Got a Friend’
Publicação - 30 de janeiro de 2026A canção responsável por embalar a campanha ‘A Descoberta’ do Grupo Bradesco Seguros, ‘You’ve Got a Friend’, clássico da compositora norte-americana Carole King e famosa pela gravação de James Taylor, acaba…

Sindsegnne cria Comissões Técnicas para fortalecer atuação institucional
Publicação - 30 de janeiro de 2026O Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (Sindsegnne) anuncia a criação de suas Comissões Técnicas, uma iniciativa estratégica voltada ao fortalecimento da atuação institucional e à ampliação…
Mais desta categoria



IA redefine o trabalho no mercado de seguros sem eliminar o papel do corretor
Publicação - 30 de janeiro de 2026









