Com o objetivo de visibilidade e inclusão para pessoas excluídas pela sociedade, a escritora e corretora de seguros Jane Lucas escreveu o livro “A Cor Que Me Reparte”. Na tarde de quarta-feira, 20 de novembro, foi a vez de ela conduzir a sessão de autógrafos de sua obra na 70ª Feira do Livro de Porto Alegre. A obra foi premiada no concurso nacional do MinC 2023 – Carolina de Jesus.
De acordo com Jane Lucas, “A Cor Que Me Reparte” foi escrito sob forte emoção, a partir de informações recebidas de um primo em segundo grau da autora. “Ao realizar a árvore genealógica da família Graff, esse parente descobriu que meu tataravô se uniu com mulher negra escravizada e que essa união originou à família”.
Jane disse que a partir do momento em que ela compreendeu que aconteceu o “apagamento” dessa mulher dentro das histórias da família, uma emoção visceral tomou conta dela e a forma encontrada para externar essa sensação foi através da escrita: “a maneira que eu encontrei foi colocando-a como personagem com seu nome de batismo e, assim, incluindo-a na família. Os personagens que transitam pelo livro são todos pessoas reais, inclusive com seus nomes. Utilizei essa forma para também dar a essas pessoas, excluídas da sociedade, visibilidade e inclusão”, explica a autora.
Escrita por Jane em seis noites e cinco dias, a obra retrata a trajetória de uma mulher forte, corajosa, resiliente e negra. Nascida e criada em um contexto marcado por miséria, pelo trabalho extenuante e pela invisibilidade social. “Nas páginas desse romance assistimos, pela história da personagem central, a vida perpassando por tantas outras vidas, que fazem parte da sua”.
Profundamente agradecida a todos que prestigiaram o momento especial, a escritora demonstrou estar sensibilizada pelo carinho que recebeu durante a sessão de autógrafos.
Da Redação IC
Foto: Jane Lucas é corretora de seguros, empresária, ex-professora da Funenseg-RS, graduação em Administração de Empresas, é escritora e autora dos livros, ‘Conto de Fadas Malvadas’, ‘O sol de cada um’, e ‘Gritos no silêncio dos esquecidos’. E também é coautora em 14 livros.
You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Publicação - 12 de setembro de 2025Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
Publicação - 12 de setembro de 2025Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Publicação - 12 de setembro de 2025Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…
Mais desta categoria

Maestro João Carlos Martins recebe o “Prêmio por Toda uma Vida Profissional”
Publicação - 12 de setembro de 2025

