A Minsait, empresa de transformação digital e TI da Indra, foi escolhida pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) como parceira tecnológica para o desenvolvimento e implantação do Sistema Sidoar, na Gerência de Transplantes da pasta. O projeto, viabilizado junto à Superintendência de Tecnologia, Inovação e Saúde Digital da SES-GO, foi entregue no início do mês de setembro e promete inovar e agilizar o gerenciamento de doações e transplantes de órgãos no estado, abrangendo todas as etapas desses processos.
De acordo com Filipe Guedes Almeida, Diretor Executivo de Administração Pública e Saúde da Minsait no Brasil, o Sistema Sidoar poderá ser acessado por usuários externos, incluindo equipes de transplantes e profissionais de comissões intra-hospitalares de doação de órgãos e tecidos (CIHDOTTs), a fim de trazer mais celeridade e eficiência a esse tipo de procedimento.
“As unidades de saúde do estado que desejarem realizar transplantes já podem se credenciar no Sidoar, por meio da inclusão de formulários e informações essenciais na plataforma, que estarão à disposição das equipes responsáveis. Além disso, já estão em desenvolvimento ferramentas de busca e notificação de potenciais doadores, que também contribuirão para tornar o serviço ainda mais eficaz para o atendimento à população goiana”, destacou o executivo.
Felipe Mesquita, Head de Ofertas & Operações para os mercados de Administração Pública e Saúde da Minsait, ressalta que, graças à sua abrangência, o sistema facilita a comunicação entre todos os entes envolvidos nesse tipo de expediente, garantindo a rápida obtenção de informações e acelerando os trâmites de aceite ou recusa de órgãos disponíveis para transplante.
“Os hospitais e unidades de saúde habilitados, sejam públicos ou privados, poderão acessar o módulo de credenciamento do Sidoar e, assim, realizar facilmente o envio dos documentos necessários. Toda a comunicação é automatizada por e-mail, o que permite tanto o recebimento de notificações sobre a oferta de órgãos quanto a visualização dos dados de potenciais doadores”, explica.
A Superintendente de Tecnologia, Inovação e Saúde Digital da SES-GO, Luiselena Luna Esmeraldo, reforça, por sua vez, que a integração promovida pelo sistema deve otimizar o trabalho da Central de Transplantes da pasta, trazendo mais agilidade aos serviços de saúde do estado e favorecendo a sinergia entre os estabelecimentos e equipes envolvidos.
“Nesse primeiro módulo, os profissionais já receberão notificações de morte encefálica e poderão consultar dados dos potenciais doadores de órgãos. Ainda está prevista, para os módulos seguintes, a inclusão de notificações de morte por parada cardiorrespiratória, uma ferramenta de busca ativa e um dashboard de indicadores gerenciais”, finaliza Esmeraldo.
Máquina Cohn Wolfe
You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Publicação - 12 de setembro de 2025Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
Publicação - 12 de setembro de 2025Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Publicação - 12 de setembro de 2025Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…
Mais desta categoria

Maestro João Carlos Martins recebe o “Prêmio por Toda uma Vida Profissional”
Publicação - 12 de setembro de 2025

