O Programa Unimed de Inteligência Artificial foi criado para acelerar a aplicação da IA nas 340 cooperativas e empresas que compõem o Sistema Unimed. A iniciativa busca estabelecer critérios de governança e padronização, garantindo ganhos em escala e alinhamento com o Plano Diretor de Tecnologia e Inovação (PDTI), que prioriza a convergência tecnológica. Com essa ação, a Unimed reforça seu compromisso de promover a capacitação profissional para ampliar o acesso das pessoas a novas tecnologias.
O programa da Unimed, apoiado pela Unimed Nacional e pela Seguros Unimed, oferece três abordagens principais: capacitação, governança e projetos. A capacitação, inclui um curso gratuito sobre IA e orientação para os 118 mil médicos cooperados e cerca de 150 mil colaboradores do Sistema Unimed. O curso, que conta com parceria da StartSe, aborda desde conceitos básicos de IA até o desenvolvimento de habilidades práticas, utilizando diversas ferramentas tecnológicas. Também são contempladas as aplicações práticas de IA, os desafios regulatórios e o impacto da tecnologia na gestão operacional e nos negócios, incluindo o potencial de IA generativa.
Líder no setor de saúde suplementar, com 20,5 milhões de beneficiários, a Unimed já vem aplicando IA em diversas áreas para otimizar a gestão interna e a assistência médica. “A IA tem aprimorado nossos serviços e simplificado processos nas cooperativas. Queremos capacitar médicos e colaboradores para proporcionar a melhor experiência aos nossos beneficiários”, destaca Mauricio Cerri, superintendente de Tecnologia e Inovação da Unimed do Brasil.
Além da capacitação, o programa irá estabelecer diretrizes de governança para o uso da IA, com grupos de trabalho dedicados a dados, tecnologia e arquitetura. O eixo de projetos criará ideias inovadoras e desenvolverá soluções para as cooperativas, permitindo que os participantes apliquem os conhecimentos adquiridos em iniciativas empreendedoras. “Nosso objetivo é preparar médicos e colaboradores para que sejam protagonistas no desenvolvimento de novas soluções para o futuro da saúde suplementar, criando um processo de governança e segurança que permita o desenvolvimento de iniciativas baseadas em IA de forma segura, mas mantendo a inovação”, afirma Mauricio.
A iniciativa conta com a mentoria da Deloitte, que possui um relacionamento duradouro com a Unimed, e que foi a consultoria escolhida para alavancar o programa de Inteligência Artificial do Sistema. “O programa é uma iniciativa visionária. A capacitação dos profissionais para o uso de IA é fundamental para superar a barreira da qualificação tecnológica, que muitas empresas enfrentam hoje. Ao investir em formação e governança, o programa não só melhora a eficiência das operações, mas também garante que a tecnologia seja aplicada de forma ética e inovadora. Acreditamos que esse apoio contribui diretamente para o desenvolvimento sustentável do setor, beneficiando não apenas as cooperativas, mas, principalmente, aos milhares de pacientes que dependem dos serviços de saúde”, afirma Luis Joaquim, sócio-líder de Life Sciences & Health Care da Deloitte.
Hill and Knowlton
Foto: Mauricio Cerri, superintendente de Tecnologia e Inovação da Unimed do Brasil.
You may be interested
G20 Social: seguro prepara novos capítulos de sua aliança com as favelas brasileiras
admin - 19 de novembro de 2024O mercado segurador está pronto para escrever novos capítulos de seu relacionamento com as favelas brasileiras, ao acenar com produtos sob medida para suas necessidades, regulamentos mais…
Em meio à realização do G20, Grupo Bradesco Seguros discute a importância do evento para o Brasil
Publicação - 19 de novembro de 2024A reunião da cúpula do G20 no Rio de Janeiro, que marca a primeira vez do Brasil como líder do encontro, é a temática do sexto episódio…
Tempo anuncia João Armesto como o novo CEO
Publicação - 19 de novembro de 2024A Tempo, líder nacional nos segmentos de Assistência e Conveniência, anuncia João Armesto, atual vice-presidente Comercial e de Marketing, o seu novo CEO, a partir de 1º…