Os olhares globais estiveram voltados para a Colômbia nos últimos dias. Com o encerramento da 16ª Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade (COP 16), realizada no país sul-americano, um dos temas centrais foi a necessidade de práticas empresariais que respeitem a biodiversidade e minimizem o impacto humano sobre o meio ambiente. Para Reinaldo Aguimar, COO e sócio-fundador da OON Seguradora, a adoção de práticas sustentáveis vai além de uma escolha: é uma responsabilidade corporativa, principalmente no setor de seguros digitais, no qual a inovação e a mitigação dos danos à natureza estão cada vez mais alinhadas.
“Como empresário do mercado digital, sei da importância de adotar práticas que reduzam nosso impacto ambiental. Muitas das alterações estão com o poder público, mas há bastante que possa ser feito por nós, individual e coletivamente (enquanto empresas ou sociedade civil). E o primeiro passo é a conscientização”, afirma Aguimar.
O executivo destaca 5 discussõesessenciais para uma agenda sustentável, que contribuem para que qualquer empresa possa aderir a práticas ambientais mais conscientes. “Ao ler sobre a COP16 durante a sua realização, fiquei me questionando sobre como a indústria de seguros pode fazer a sua parte nessa causa”, ressalta.
- Digitalização e redução de papel: a transformação digital permite que seguradoras minimizem o uso de papel, reduzindo emissões ao digitalizar apólices e documentos.
- Inovação tecnológica para mitigação de passivos ambientais: soluções tech são utilizadas para aprimorar a gestão ambiental e os processos empresariais, possibilitando uma redução de passivos ambientais.
- Pré-requisitos do mercado: a Superintendência de Seguros Privados (Susep) incentiva práticas sustentáveis em suas regulamentações, como nos editais do Sandbox regulatório.
- Tecnologia na gestão de sinistros: o uso de tecnologias, como satélites e dados aéreos, permite uma resposta mais precisa em casos de sinistros ocasionados por tragédias ambientais.
- Consumo consciente: atitudes simples, como a redução do consumo de plástico, água e papel, fazem a diferença no dia a dia e promovem engajamento.
“Esses cinco eixos, se combinados de uma maneira estratégica, fazem com que o negócio produza menos passivos ambientais e ainda mantenha uma alta rentabilidade, que são dois pilares de qualquer política de sustentabilidade”, acrescenta o COO. O compromisso da OON Seguradora com a sustentabilidade é contínuo, sendo reforçado semanalmente com o time de colaboradores e externamente com parceiros e clientes, reafirmando seu papel como um agente na transformação do mercado de seguros digitais.
Assessoria de imprensa OON
You may be interested

Lockton Brasil promove terceira visita técnica ao Porto de Santos
Publicação - 13 de maio de 2025A Lockton, maior corretora independente do mundo, realizou uma visita técnica no Porto de Santos com foco no gerenciamento de riscos estratégicos do setor portuário e logístico e…

Conheça a programação do “Conexão Futuro Seguro”
Publicação - 13 de maio de 2025Faltam 29 dias para a edição 2025 do “Conexão Futuro Seguro”, o maior evento on-line do mercado brasileiro, que acontecerá dia 11 de junho (quarta-feira), a partir…

Prudential recebe Selo de Excelência em Franchising
Publicação - 13 de maio de 2025A Prudential do Brasil foi reconhecida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) com o Selo de Excelência em Franchising 2025, no segmento Serviços e Outros Negócios. É…
Mais desta categoria



