Os olhares globais estiveram voltados para a Colômbia nos últimos dias. Com o encerramento da 16ª Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade (COP 16), realizada no país sul-americano, um dos temas centrais foi a necessidade de práticas empresariais que respeitem a biodiversidade e minimizem o impacto humano sobre o meio ambiente. Para Reinaldo Aguimar, COO e sócio-fundador da OON Seguradora, a adoção de práticas sustentáveis vai além de uma escolha: é uma responsabilidade corporativa, principalmente no setor de seguros digitais, no qual a inovação e a mitigação dos danos à natureza estão cada vez mais alinhadas.
“Como empresário do mercado digital, sei da importância de adotar práticas que reduzam nosso impacto ambiental. Muitas das alterações estão com o poder público, mas há bastante que possa ser feito por nós, individual e coletivamente (enquanto empresas ou sociedade civil). E o primeiro passo é a conscientização”, afirma Aguimar.
O executivo destaca 5 discussõesessenciais para uma agenda sustentável, que contribuem para que qualquer empresa possa aderir a práticas ambientais mais conscientes. “Ao ler sobre a COP16 durante a sua realização, fiquei me questionando sobre como a indústria de seguros pode fazer a sua parte nessa causa”, ressalta.
- Digitalização e redução de papel: a transformação digital permite que seguradoras minimizem o uso de papel, reduzindo emissões ao digitalizar apólices e documentos.
- Inovação tecnológica para mitigação de passivos ambientais: soluções tech são utilizadas para aprimorar a gestão ambiental e os processos empresariais, possibilitando uma redução de passivos ambientais.
- Pré-requisitos do mercado: a Superintendência de Seguros Privados (Susep) incentiva práticas sustentáveis em suas regulamentações, como nos editais do Sandbox regulatório.
- Tecnologia na gestão de sinistros: o uso de tecnologias, como satélites e dados aéreos, permite uma resposta mais precisa em casos de sinistros ocasionados por tragédias ambientais.
- Consumo consciente: atitudes simples, como a redução do consumo de plástico, água e papel, fazem a diferença no dia a dia e promovem engajamento.
“Esses cinco eixos, se combinados de uma maneira estratégica, fazem com que o negócio produza menos passivos ambientais e ainda mantenha uma alta rentabilidade, que são dois pilares de qualquer política de sustentabilidade”, acrescenta o COO. O compromisso da OON Seguradora com a sustentabilidade é contínuo, sendo reforçado semanalmente com o time de colaboradores e externamente com parceiros e clientes, reafirmando seu papel como um agente na transformação do mercado de seguros digitais.
Assessoria de imprensa OON
You may be interested

Susep coorganiza seminário sobre (res)seguros na Trilha de Finanças do BRICS
Publicação - 17 de abril de 2025A Superintendência de Seguros Privados (Susep) coorganizou, em conjunto com o Ministério da Fazenda, nos dias 15 e 16 de abril, um seminário em formato online, cujo…

Prudential e Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da FGV firmam parceria
Publicação - 17 de abril de 2025A Prudential do Brasil é o mais novo membro do Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da Fundação Getulio Vargas (FGV IISR). Como uma das mantenedoras, a…

AXA terá descontos e operação especial para feriados de abril
Publicação - 17 de abril de 2025Com a chegada dos feriados de Páscoa e Tiradentes, a AXA no Brasil anuncia parcerias para aprimorar a experiência de clientes e corretores: a primeira, junto com a Maxpar,…
Mais desta categoria

Mercado tem papel fundamental para o debate climático, diz CEO da Mapfre
Publicação - 17 de abril de 2025

Estudo que analisa o mercado de resseguro brasileiro é lançado em SP
Publicação - 17 de abril de 2025