A ocupação descontrolada do espaço urbano acelera a degradação ambiental e impacta a qualidade de vida. Nesse contexto, empresas como a catarinense Gessele Empreendimentos têm se posicionado como líderes na promoção de ações e de consciência ambiental social.
A marca exemplifica como o luxo e a sustentabilidade podem caminhar juntos impulsionando a economia circular e a vida de atuais e futuros moradores. Ao completar dois anos do seu programa Eco-Royal, a empresa faz um balanço sobre as iniciativas realizadas para minimizar o impacto ambiental dos empreendimentos.
“É o nosso compromisso com o bem-estar da comunidade e o meio ambiente, além de fortalecermos nosso papel de cidadão corporativo. Viabilizamos práticas sustentáveis que são essenciais para proteger recursos e a natureza, melhorando o presente e beneficiando as futuras gerações”, diz João Conhaqui, presidente da empresa.
Com projetos inovadores e de luxo, a marca demonstra como associar a sofisticação à construção civil ao atento cuidado com a responsabilidade ambiental, um dos principais eixos do ESG. Cada empreendimento é cuidadosamente planejado para se harmonizar com o entorno, respeitando as características naturais de cada lugar.
A preservação de áreas verdes e a escolha de materiais sustentáveis são alguns dos fatores que tornam essa integração viável. Outros procedimentos incluem práticas de design que minimizam a interferência na área urbana.
Desenvolvimento imobiliário com responsabilidade ambiental
A Gessele Empreendimentos ultrapassou o compromisso básico com a sustentabilidade ao lançar o Eco-Royal, que ajuda a resolver questões sociais e ambientais, trazendo benefícios diretos tanto para a economia catarinense, como para seus colaboradores, comunidade e a cidade de Itapema.
Gestão de resíduos: A construção civil é um dos setores que mais geram resíduos, por isso a Gessele criou um sistema eficiente de reciclagem e coleta seletiva. Um exemplo é o manejo de 1000m³ de resíduos de construção em uma única obra que, ao serem reciclados, evitam a utilização de grandes volumes de materiais descartáveis. Esse esforço equivale a menos 3.360 unidades mensais de copos plásticos descartados, demonstrando o impacto positivo da iniciativa na redução do lixo.
Educação ambiental: A conscientização começa dentro da empresa, com treinamentos constantes e palestras voltadas aos colaboradores com a finalidade de consolidar uma cultura interna de respeito ao meio ambiente. Além disso, a Gessele leva essa educação para escolas locais, a fim de ensinar crianças sobre a importância de cuidar da natureza.
Até o momento, com a adesão de nove parceiros, já foram realizados 10 eventos e 20 treinamentos dentro dessa iniciativa. A integração da empresa com a comunidade e a Prefeitura de Itapema ampliam as iniciativas e o empenho em fomentar um futuro mais sustentável.
A empresa também transformou a tradicional SIPAT em SIPATMA (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Meio Ambiente), com diversas ações para expandir a consciência ambiental para além da empresa.
Programa Melhoria no Canteiro de Obra: Implementado para otimizar as condições de trabalho e as práticas no local, é focado em eficiência, segurança e respeito ao meio ambiente. Inclui desde a redução de desperdícios até a segurança dos trabalhadores, promovendo um ambiente mais sustentável e funcional.
Tratamento de efluentes: Outra preocupação fundamental para a empresa é o tratamento adequado da água utilizada nas obras. Após passar por processos de tratamento, a água pode ser reutilizada nas atividades de construção ou ser descartada de forma segura, evitando a poluição.
Selo Social Itapema 2023: A empresa obteve o reconhecimento devido às suas ações de impacto social e ambiental na região. O programa premia empresas que alinham suas práticas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU.
Parâmetros de normas: Além de um programa interno que reforça os pilares de sustentabilidade e responsabilidade social, a empresa segue os parâmetros das normas ISO 9001 e 14001, com um sistema de gestão integrada para processos e operações do negócio e a entrega de rigorosos padrões de qualidade ambiental nas suas práticas.
“O mercado de construção de luxo precisa cada vez mais se adequar às demandas por sustentabilidade. Respeitar os ecossistemas locais e oferecer um estilo de vida sustentável amplia a competitividade, especialmente em regiões de grande apelo turístico e urbanístico como Santa Catarina”, pontua Paula Gessele, vice-presidente da empresa.
Vetor
Foto: João Conhaqui, presidente da empresa e Paula Gessele, vice-presidente.
You may be interested
Allianz te leva do rock ao romance: participe das promoções “Bora pro Show”
Publicação - 1 de novembro de 2024A Allianz Seguros acaba de anunciar duas novas promoções da série "Bora pro Show", oferecendo aos seus clientes a chance de assistir a dois grandes espetáculos que prometem agradar…
CEO da Seguradora ALM participou do Amcham Talks
Publicação - 1 de novembro de 2024O CEO da Seguradora ALM, Alexandre Dominguez, marcou presença no Amcham Talks, no Royal Palm Hall, em Campinas. O evento chega à sua sétima edição nacional, com…
Hero lança produto inédito com cobertura contra chuva e reembolso em 24h
Publicação - 1 de novembro de 2024A Hero Seguros, insurtech referência em soluções de seguro para o ecossistema de viajantes, lança uma nova solução de seguros inédita no mercado brasileiro. A Cobertura para Cruzeiro é um…