00:00:00
24 Nov

Yelum conclui ciclo de patrocínios culturais

31 de outubro de 2024
71 Visualizações

Como parte de seu compromisso com a promoção da arte e cultura para as múltiplas comunidades brasileiras, a Yelum, marca parte do Grupo HDI, concluiu, nos meses de setembro e outubro, as últimas fases de três importantes iniciativas culturais incentivadas: o Festival Paredes Vivas, a Caminhada Musical para a Terceira Idade e a Gincana Fotográfica, realizadas por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Arte urbana e conscientização ambiental

Em sua segunda edição, o Festival Paredes Vivas trouxe um enfoque socioambiental ao utilizar tintas produzidas a partir de cinzas de queimadas dos biomas brasileiros para realizar pinturas artísticas em muros de escolas públicas de diferentes regiões do país. Entre fevereiro e junho de 2024, foram coletados 76,5 kg de cinzas na Amazônia, Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica, por equipes de brigadas regionais e indígenas.

O festival passou por cidades como Campo Grande (MS), Belém (PA), Fortaleza (CE), Goiânia (GO) e São Paulo (SP), onde também foram realizadas oficinas com atividades de arte e educação, direcionadas a alunos de escolas públicas da região e com a participação de artistas locais para criar murais colaborativos.

As escolas atendidas foram: Escola Municipal Licurgo de Oliveira Bastos, na capital de Mato Grosso do Sul, com uma pintura de 114,4m²; EEMTI Matias Beck, em Fortaleza, com uma pintura de 96m²; CEPI Olga Mansur, em Goiânia, com uma arte de 390m²; EEEFM Cidade de Emaús, em Belém, com uma pintura de 104 m².

Inclusão e arte ao ar livre

O projeto Caminhada Musical para a Terceira Idade ofereceu uma série de quatro edições gratuitas em espaços públicos de São Paulo, Guarulhos e Campinas. Voltado ao público com mais de 60 anos, a iniciativa combinou roteiros de caminhada com apresentações musicais ao ar livre, conectando arte e lazer para os participantes.

Cada edição foi associada a uma estação do ano e realizada em parques, como o Parque do Povo e o Parque da Independência, em São Paulo; o Bosque Maia, em Guarulhos; e a Lagoa do Taquaral, em Campinas. Para garantir a inclusão, as caminhadas contaram com intérpretes de Libras e monitores fisioterapeutas.

O projeto também realizou ações em instituições para idosos, como a Casa de Repouso Ondina Lobo e o programa Idade Ativa da UNISAL, e encerrou a temporada 2023/2024 com um concerto da Orquestra de Câmara Almai, no Auditório do Museu do Ipiranga. No total, foram mais de 2.200 participantes.

Valorização cultural e social das comunidades

Organizado pela produtora Camino e patrocinado pela Yelum, o projeto Gincana Fotográfica teve como foco promover o desenvolvimento cultural e social em comunidades brasileiras. A iniciativa teve como base a realização de oficinas e atividades para incentivar o autoconhecimento e a valorização das culturas locais por meio da fotografia, focando em duas áreas principais: sustentabilidade e empoderamento feminino.

Além disso, o projeto atuou em três regiões: nas escolas públicas de São Paulo (SP), onde foram envolvidos professores e gestores; no Rio Arapiuns, em Santarém (PA), com mulheres ribeirinhas e indígenas; e em Sancho, Recife (PE), com mulheres pretas. As atividades foram alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), capacitando os participantes a assumirem responsabilidades por suas produções culturais e contribuírem ativamente para um futuro sustentável e inclusivo. O projeto resultou em mais de 3.900 pessoas impactadas.

“Cada um desses projetos reforça o compromisso do Grupo HDI em gerar impacto positivo na sociedade. Acreditamos que a arte e a cultura são ferramentas poderosas de transformação pessoal, social e ambiental e, por isso, nos orgulhamos em apoiar iniciativas como essas, que inspiraram e engajaram as comunidades em diferentes regiões do Brasil”, conclui André Truzzi, VP de Transformação do Grupo HDI.

Smart PR

You may be interested

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Unimed
63 Vizualizações
Unimed
63 Vizualizações

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Bradesco Seguros
79 Vizualizações
Bradesco Seguros
79 Vizualizações

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade

Publicação - 22 de novembro de 2024

O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Allianz Partners
56 Vizualizações
Allianz Partners
56 Vizualizações

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin