A Globant, empresa digital nativa especializada em reinventar negócios por meio de soluções tecnológicas, lançou o relatório que traz uma análise detalhada sobre o impacto da Inteligência Artificial (IA) na transformação do setor automotivo. Segundo a estimativa, até 2029, mais de 60% dos carros serão movidos à Inteligência Artificial, aprimorando tanto a eficiência operacional quanto a experiência do cliente.
Em um setor marcado pela alta competitividade e uma constante demanda por inovação, a Globant identificou desafios significativos, como ineficiências nos processos internos e a falta de personalização no relacionamento com os clientes. Essas questões, conforme o relatório, resultam em perdas consideráveis de receita e em uma experiência de compra insatisfatória para os consumidores.
De acordo com as projeções de mercado, a aplicação de IA no setor automotivo deve atingir US$ 7 bilhões até 2027, segundo relatório da Market Research Report, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 24,1%. Paralelamente, o mercado de IA Generativa (GenAI) na indústria pode alcançar US$ 3,9 milhões até 2034, conforme dados da empresa de insights estratégicos de mercado Predence Research, enquanto se espera que a aplicação da IA na fabricação crie cerca de 1 milhão de novos empregos até 2025, segundo previsões do portal de estatísticas World Metrics.
“A IA nos permite não apenas aprimorar a experiência do cliente, mas também otimizar de forma significativa as operações empresariais. Isso ressalta o imenso potencial dessa tecnologia para transformar o setor automotivo, especialmente no que tange à eficiência e à personalização”, disse Álvaro Pujals, parceiro de Hacking de Negócios da Globant.
Como parte dessa ampla iniciativa no setor, a Transformação Digital conduzida pela Globant permitiu à Nissan, por exemplo, atrair mais de 1 milhão de usuários em apenas três dias, gerando 2 mil leads qualificados. Além disso, a empresa lançou um sistema de reservas on-line para o Nissan Ariya para que os clientes realizassem a pré-encomenda do automóvel em apenas três etapas extremamente rápidas, todas concluídas em menos de 15 segundos.
Outro ponto de destaque foi a implementação de um sistema de bate-papo com IA, desenvolvido em parceria com o Google. Esse sistema proporcionou à Nissan mais de 113 mil interações bem-sucedidas com clientes nos primeiros cinco meses, melhorando significativamente o atendimento e a satisfação dos usuários.
Além disso, o relatório explora como a IA pode ser aplicada em outras áreas do setor automotivo, incluindo a manutenção preditiva e o desenvolvimento de veículos conectados. Nesse sentido, o uso da tecnologia nesses processos permite monitorar o desempenho de veículos em tempo real, prever falhas antes que elas ocorram e oferecer soluções de manutenção mais precisas, reduzindo os custos de reparo e aumentando a segurança.
“A IA está redefinindo a forma como as montadoras operam e interagem com os seus consumidores. Nossa missão é apoiar as empresas do setor automotivo a explorar o potencial dessa tecnologia para criar operações mais ágeis e experiências de consumo cada vez mais envolventes”, conclui Pujals.
Image Comunicação
You may be interested
G20 Social: seguro prepara novos capítulos de sua aliança com as favelas brasileiras
admin - 19 de novembro de 2024O mercado segurador está pronto para escrever novos capítulos de seu relacionamento com as favelas brasileiras, ao acenar com produtos sob medida para suas necessidades, regulamentos mais…
Em meio à realização do G20, Grupo Bradesco Seguros discute a importância do evento para o Brasil
Publicação - 19 de novembro de 2024A reunião da cúpula do G20 no Rio de Janeiro, que marca a primeira vez do Brasil como líder do encontro, é a temática do sexto episódio…
Tempo anuncia João Armesto como o novo CEO
Publicação - 19 de novembro de 2024A Tempo, líder nacional nos segmentos de Assistência e Conveniência, anuncia João Armesto, atual vice-presidente Comercial e de Marketing, o seu novo CEO, a partir de 1º…