00:00:00
21 Nov

Mais de 60% dos carros serão movidos à IA nos próximos cinco anos

24 de outubro de 2024
68 Visualizações

A Globant, empresa digital nativa especializada em reinventar negócios por meio de soluções tecnológicas, lançou o relatório que traz uma análise detalhada sobre o impacto da Inteligência Artificial (IA) na transformação do setor automotivo. Segundo a estimativa, até 2029, mais de 60% dos carros serão movidos à Inteligência Artificial, aprimorando tanto a eficiência operacional quanto a experiência do cliente.

Em um setor marcado pela alta competitividade e uma constante demanda por inovação, a Globant identificou desafios significativos, como ineficiências nos processos internos e a falta de personalização no relacionamento com os clientes. Essas questões, conforme o relatório, resultam em perdas consideráveis de receita e em uma experiência de compra insatisfatória para os consumidores.

De acordo com as projeções de mercado, a aplicação de IA no setor automotivo deve atingir US$ 7 bilhões até 2027, segundo relatório da Market Research Report, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 24,1%. Paralelamente, o mercado de IA Generativa (GenAI) na indústria pode alcançar US$ 3,9 milhões até 2034, conforme dados da empresa de insights estratégicos de mercado Predence Research, enquanto se espera que a aplicação da IA na fabricação crie cerca de 1 milhão de novos empregos até 2025, segundo previsões do portal de estatísticas World Metrics.

“A IA nos permite não apenas aprimorar a experiência do cliente, mas também otimizar de forma significativa as operações empresariais. Isso ressalta o imenso potencial dessa tecnologia para transformar o setor automotivo, especialmente no que tange à eficiência e à personalização”, disse Álvaro Pujals, parceiro de Hacking de Negócios da Globant.

Como parte dessa ampla iniciativa no setor, a Transformação Digital conduzida pela Globant permitiu à Nissan, por exemplo, atrair mais de 1 milhão de usuários em apenas três dias, gerando 2 mil leads qualificados. Além disso, a empresa lançou um sistema de reservas on-line para o Nissan Ariya para que os clientes realizassem a pré-encomenda do automóvel em apenas três etapas extremamente rápidas, todas concluídas em menos de 15 segundos.

Outro ponto de destaque foi a implementação de um sistema de bate-papo com IA, desenvolvido em parceria com o Google. Esse sistema proporcionou à Nissan mais de 113 mil interações bem-sucedidas com clientes nos primeiros cinco meses, melhorando significativamente o atendimento e a satisfação dos usuários.

Além disso, o relatório explora como a IA pode ser aplicada em outras áreas do setor automotivo, incluindo a manutenção preditiva e o desenvolvimento de veículos conectados. Nesse sentido, o uso da tecnologia nesses processos permite monitorar o desempenho de veículos em tempo real, prever falhas antes que elas ocorram e oferecer soluções de manutenção mais precisas, reduzindo os custos de reparo e aumentando a segurança.

“A IA está redefinindo a forma como as montadoras operam e interagem com os seus consumidores. Nossa missão é apoiar as empresas do setor automotivo a explorar o potencial dessa tecnologia para criar operações mais ágeis e experiências de consumo cada vez mais envolventes”, conclui Pujals.

Image Comunicação

You may be interested

G20 Social: seguro prepara novos capítulos de sua aliança com as favelas brasileiras
CNseg
30 Vizualizações
CNseg
30 Vizualizações

G20 Social: seguro prepara novos capítulos de sua aliança com as favelas brasileiras

admin - 19 de novembro de 2024

O mercado segurador está pronto para escrever novos capítulos de seu relacionamento com as favelas brasileiras, ao acenar com produtos sob medida para suas necessidades, regulamentos mais…

Em meio à realização do G20, Grupo Bradesco Seguros discute a importância do evento para o Brasil
Grupo Bradesco Seguros
76 Vizualizações
Grupo Bradesco Seguros
76 Vizualizações

Em meio à realização do G20, Grupo Bradesco Seguros discute a importância do evento para o Brasil

Publicação - 19 de novembro de 2024

A reunião da cúpula do G20 no Rio de Janeiro, que marca a primeira vez do Brasil como líder do encontro, é a temática do sexto episódio…

Tempo anuncia João Armesto como o novo CEO
Interesse Mercado
65 Vizualizações
Interesse Mercado
65 Vizualizações

Tempo anuncia João Armesto como o novo CEO

Publicação - 19 de novembro de 2024

A Tempo, líder nacional nos segmentos de Assistência e Conveniência, anuncia João Armesto, atual vice-presidente Comercial e de Marketing, o seu novo CEO, a partir de 1º…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin