00:00:00
23 Oct

Dia do Dentista reforça a importância de manter cuidados

22 de outubro de 2024
53 Visualizações

No Dia 25 de Outubro, é celebrado no calendário brasileiro o Dia do Dentista, profissional que tem como missão cuidar da Saúde Bucal da população, chamando a atenção para a importância da saúde oral na prevenção de doenças e na promoção do bem-estar. Segundo dados do CFO (Conselho Federal de Odontologia), no Brasil já há mais de 400 mil Cirurgiões-Dentistas, uma média de 504 habitantes por Dentista.

Ter e manter uma rotina adequada de higiene bucal vai além de um Sorriso bonito: é sinônimo de saúde e bem-estar e impacta significativamente na qualidade de vida das pessoas. Por isso, a conscientização sobre a Saúde Bucal é crucial para a prevenção de doenças e a manutenção da saúde, já que problemas bucais não tratados podem levar a complicações mais graves, como o câncer de boca, infarto, demência e até problemas cardíacos, uma vez que a boca é uma porta de entrada para microrganismos nocivos.

Um estudo recente do IBGE revelou que 34 milhões de brasileiros acima de 18 anos perderam 13 dentes ou mais, e 14 milhões são totalmente desdentados. Ao mesmo tempo, com uma população estimada de 203 milhões de pessoas e mais de 400 mil Dentistas, o Brasil fica atrás apenas de países como Estados Unidos e China. Isso evidencia a necessidade urgente de conscientizar a população sobre a importância de visitas regulares ao Dentista.

Além disso, dados do Instituto do Coração (Incor) mostram que cerca de 45% das doenças cardíacas e 36% das mortes por problemas cardíacos podem ter origem nos dentes. Uma possível explicação para isso é que a má higiene bucal pode levar ao contato de bactérias com o sangue e piorar uma já existente doença coronariana

Os Planos Odontológicos desempenham um papel fundamental nesse contexto, facilitando o acesso a tratamentos preventivos. O Brasil já possui mais de 33,7 milhões de Beneficiários, nessa modalidade, um aumento de 0,53% em relação a julho, segundo dados mais recentes da Agência Nacional de Saúde (ANS).

Para Dr. Roberto Cury, presidente da SINOG, Associação Brasileira de Planos Odontológicos, que conta com 43 Associadas e representa 72% do mercado, esse aumento é reflexo de uma maior conscientização sobre a importância dos cuidados bucais regulares e, segundo ele, os Planos Odontológicos democratizam o acesso à Saúde Bucal, já que o ticket médio mensal do Plano é de cerca de R$ 20. “Ao mesmo tempo em que democratiza o acesso à Saúde Bucal, os Planos Odontológicos não oferecem apenas um tratamento dentário, mas garantem a saúde como um todo, por um custo bem acessível para a população”, diz.

Justamente para promover ainda mais essa conscientização que, em 2021, a SINOG criou a Campanha Julho Neon – Salve o Sorriso Brasileiro, que alcançou mais de 176 milhões de pessoas em todo o País na edição de 2024. Com um crescimento de mais de 60% em relação ao ano anterior, a iniciativa consolidou-se como a maior Campanha de conscientização sobre Saúde Bucal do Brasil.

Entre as ações realizadas, estiveram iniciativas como o Dentista Herói, em que Dentistas compartilharam a Campanha em suas redes sociais histórias inspiradoras fazendo a diferença na vida de inúmeras pessoas. “O principal objetivo da Campanha foi e é conscientizar as pessoas sobre a importância da Saúde Bucal contínua, promovendo a prevenção e o cuidado ao longo de toda a vida,” explica Dr. Roberto Cury.

Sinog

Foto: Roberto Seme Cury, presidente da SINOG.

You may be interested

Brasilprev ajuda jovens a planejarem o futuro com o ‘Foca nos Sonhos’
Brasilprev
51 Vizualizações
Brasilprev
51 Vizualizações

Brasilprev ajuda jovens a planejarem o futuro com o ‘Foca nos Sonhos’

Publicação - 22 de outubro de 2024

A Brasilprev, empresa da holding BB Seguros e líder de mercado em previdência privada, está de volta com mais uma edição do "Foca nos Sonhos", série de…

BB Seguros lança campanha publicitária para Ourocap
BB Seguros
38 Vizualizações
BB Seguros
38 Vizualizações

BB Seguros lança campanha publicitária para Ourocap

Publicação - 22 de outubro de 2024

A BB Seguros está lançando em todo o Brasil uma nova campanha publicitária para o seu principal produto de capitalização, o Ourocap. Baseada no meme “haverá sinais”…

CNseg divulga finalistas do Prêmio de Inovação em Seguros
CNseg
47 Vizualizações
CNseg
47 Vizualizações

CNseg divulga finalistas do Prêmio de Inovação em Seguros

Publicação - 22 de outubro de 2024

Foi publicada a lista dos 30 projetos finalistas da 13ª edição do Prêmio Antônio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros, Previdência Aberta, Saúde Suplementar e…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin