00:00:00
22 Feb

Acessibilidade cresce com a IA e companhias apostam em modelos personalizados

18 de outubro de 2024
108 Visualizações

Nunca foi tão fácil para empresas de diversos tamanhos apostarem na construção de modelos personalizados e ancorados na Inteligência Artificial (IA) Generativa. Companhias de todo o mundo estão explorando essa tecnologia para criar soluções sob medida e que atendam às suas necessidades específicas. O foco é um só: criar soluções inovadoras que impulsionam a transformação digital.

Essa acessibilidade e viabilidade em prol de modelos personalizados de IA Generativa foi um dos debates mais interessantes do AWS Summit 2024, que aconteceu no mês passado em São Paulo. O alto volume de dados disponíveis e a ampliação de ferramentas que gerem maior eficiência com menores custos seguem dentre as prioridades para executivos e especialistas, e isso ficou bastante nítido ao longo dos debates ao longo de todo um dia.

Foram apresentados no encontro soluções e casos de uso de IA e IA Generativa, temas que representaram cerca de 35% das mais de 90 seções disponíveis, abordando desde conceitos básicos até temas avançados. Uma das inovações apresentadas foi justamente a que tratou a democratização por meio do uso da IA, permitindo que empresas de todos os tamanhos adotem essa tecnologia de maneira escalável e segura, impulsionando sua competitividade.

Há pelo menos quatro aspectos que facilitam a construção de modelos personalizados de IA Generativa para empresas e negócios. Temos uma ampla oferta de frameworks e ferramentas que oferecem um ambiente de desenvolvimento robusto e intuitivo, simplificando o processo de criação e treinamento de modelos. Além disso, a evolução da infraestrutura de nuvem e a crescente disponibilidade de recursos aceleram significativamente o treinamento de modelos complexos, tornando-o mais viável para empresas de diferentes tamanhos.

O que a AWS e outras gigantes de tecnologia oferecem e que contribuem para essa construção são os chamados modelos de linguagem pré-treinados, que reúnem grandes conjuntos de dados e que servem como uma base sólida para a construção dos modelos personalizados. Organizações podem desta forma ajustar esses modelos pré-treinados aos seus próprios dados, economizando tempo e recursos computacionais. Adicione a democratização do acesso a dados públicos e privados e você terá uma plataforma sólida.

Todavia, existem várias considerações e desafios a serem superados. Dados de qualidade são essenciais para treinar todo e qualquer modelo de linguagem, sob pena de gerar uma plataforma falha e imprevisível. Os custos com desenvolvimento e treinamento são outro elemento importante, assim como as implicações éticas em torno da privacidade para construção e utilização desses modelos de IA Generativa.

Para as organizações que já seguem ou que pensam em seguir esse caminho, os benefícios são variados. Modelos personalizados podem ser adaptados para atender às necessidades específicas de cada empresa, resultando em soluções mais precisas e relevantes. Há ainda o ganho de vantagem competitiva às empresas, permitindo-lhes desenvolver produtos e serviços inovadores. Adicione-se o aprimoramento constante desses modelos e proteção da propriedade intelectual, o que garante o controle sobre seus dados e algoritmos.

O que se coloca como tendência ganha ainda mais corpo quando combinado com ferramentas para desenvolvedores e a infraestrutura em nuvem. Ao lado da IA Generativa e dos modelos personalizados, estamos tratando de uma vantagem competitiva significativa às companhias que queiram criar novas experiências aos seus clientes e otimizar os seus processos internos. E quem decidir explorar com ênfase essas tecnologias estará à frente no futuro dos negócios.

ADS Brasil

Foto: Alexandre Gusson é Head da Unidade de Negócios AWS para o Brasil da GFT Technologies.

You may be interested

Bradesco Seguros marca presença no Show Rural
Bradesco Seguros
60 Vizualizações
Bradesco Seguros
60 Vizualizações

Bradesco Seguros marca presença no Show Rural

Publicação - 21 de fevereiro de 2025

Com o objetivo de reforçar sua presença no segmento de Agronegócio, o Grupo Bradesco Seguros participou do “Show Rural Coopavel 2025”, realizado entre 10 a 14 de…

Tokio começa a utilizar plataforma Genesys
Tokio Marine Seguradora
59 Vizualizações
Tokio Marine Seguradora
59 Vizualizações

Tokio começa a utilizar plataforma Genesys

Publicação - 21 de fevereiro de 2025

A Tokio Marine está investindo na implementação da tecnologia Genesys para o atendimento a Corretores e Segurados em sua Central de Relacionamento e em sua área Comercial,…

Porto promove Conexão Corretor de 2025
Porto
64 Vizualizações
Porto
64 Vizualizações

Porto promove Conexão Corretor de 2025

Publicação - 20 de fevereiro de 2025

Para fortalecer ainda mais a parceria com os corretores de seguros, a Porto realizou, nesta terça (18), o primeiro Conexão Corretor do ano, um evento de relacionamento…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

Susep realizará live sobre o concurso público
Susep
71 Vizualizações
71 Vizualizações

Susep realizará live sobre o concurso público

Publicação - 20 de fevereiro de 2025
Seguros de Pessoas: arrecadação soma R$ 72,7 bilhões
FenaPrevi
71 Vizualizações
71 Vizualizações

Seguros de Pessoas: arrecadação soma R$ 72,7 bilhões

Publicação - 20 de fevereiro de 2025
Sete dicas para curtir o feriado com tranquilidade
Europ Assistance
40 Vizualizações
40 Vizualizações

Sete dicas para curtir o feriado com tranquilidade

Publicação - 20 de fevereiro de 2025
Visão sobre o futuro dos investimentos no BTG Summit
MetLife
87 Vizualizações
87 Vizualizações

Visão sobre o futuro dos investimentos no BTG Summit

Publicação - 20 de fevereiro de 2025
WordPress Video Lightbox Plugin