00:00:00
20 Apr

Conscientização e cuidado: a importância da Saúde Bucal

3 de setembro de 2024
96 Visualizações

Ter higiene bucal é mais do que ter um sorriso bonito: é sinônimo de saúde e bem-estar e impacta significativamente na qualidade de vida das pessoas. Por isso, a conscientização sobre a Saúde Bucal é crucial para a prevenção de doenças e a manutenção da saúde, já que problemas bucais não tratados podem levar a complicações mais graves, como o câncer de boca, infarto, demência e até problemas cardíacos, por exemplo. A boca é a porta de entrada para diversos microrganismos que podem oferecer danos à saúde.

Um estudo recente do IBGE revelou que 34 milhões de brasileiros acima de 18 anos perderam 13 dentes ou mais, e 14 milhões são totalmente desdentados. Ao mesmo tempo, dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO) mostram que o Brasil, com uma população estimada de 203 milhões de pessoas, tem mais de 400 mil Cirurgiões-Dentistas, resultando em uma média de 504 habitantes por Dentista. O Brasil fica atrás apenas de países como Estados Unidos e China. Isso evidencia a necessidade urgente de conscientizar a população sobre a importância de visitas regulares ao Dentista.

Dados agora do Instituto do Coração (Incor) mostram que cerca de 45% das doenças cardíacas e 36% das mortes por problemas cardíacos podem ter origem nos dentes. Uma possível explicação para isso é que a má higiene bucal pode levar ao contato de bactérias com o sangue e piorar uma já existente doença coronariana.

Apesar desse cenário, nos últimos anos, o número de Beneficiários de Planos Odontológicos no Brasil cresceu expressivamente, ultrapassando 33 milhões, com um aumento médio de 7% ao ano. Esse crescimento, que reflete uma maior conscientização sobre a importância dos cuidados bucais regulares, também pode ser atribuído a outros fatores, como a acessibilidade financeira, já que um ticket médio mensal de um Plano Odontológico é de cerca de R$ 20. Ao mesmo tempo em que democratiza o acesso à Saúde Bucal, os Planos Odontológicos não oferecem apenas um tratamento dentário, mas garantem a saúde como um todo, por um custo bem acessível para a população e também para as empresas.

Para manter esse crescimento e diminuir o número de pessoas com problemas de Saúde Bucal no Brasil, é fundamental investir em iniciativas como a campanha Julho Neon – Salve o Sorriso Brasileiro, criada em 2020 pela SINOG (Associação Brasileira de Planos Odontológicos), com o objetivo de dar luz à importância de democratizar o acesso à Saúde Bucal para todos os cidadãos.

Durante todo o mês de julho, a campanha ilumina monumentos importantes do país para marcar a data e, em parceria com algumas Associadas, também realiza ações sociais, como o atendimento odontológico gratuito a populações desassistidas. Este ano, foram iluminados o Cristo Redentor e o Maracanã, no Rio de Janeiro, e a Ponte Estaiada e a Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo. Já o atendimento odontológico aconteceu na região das Ilhas do Guaíba, em Porto Alegre (RS), no Abrigo O Coração do Pai, em Manaus (AM), e no Centro de Orientação e Reintegração Social (Corassol), em Ribeirão Preto (SP).

Iniciativas como essa demonstram o compromisso em conscientizar a população sobre a importância de cuidar do sorriso. Ao promover o acesso a informações e serviços odontológicos, iniciativas como essas, em conjunto com os Planos Odontológicos, contribuem para a prevenção de doenças, a melhoria da autoestima e o bem-estar geral. Para um futuro com sorrisos mais saudáveis, é preciso continuar investindo em iniciativas que promovam a conscientizaçãoampliem a cobertura dos Planos e garantam a qualidade dos serviços odontológicos oferecidos à população.

 Foto: Roberto Cury, presidente da SINOG – Associação Brasileira de Planos Odontológicos

Agência Pub

You may be interested

Susep coorganiza seminário sobre (res)seguros na Trilha de Finanças do BRICS
Susep
98 Vizualizações
Susep
98 Vizualizações

Susep coorganiza seminário sobre (res)seguros na Trilha de Finanças do BRICS

Publicação - 17 de abril de 2025

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) coorganizou, em conjunto com o Ministério da Fazenda, nos dias 15 e 16 de abril, um seminário em formato online, cujo…

Prudential e Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da FGV firmam parceria
Prudential do Brasil
108 Vizualizações
Prudential do Brasil
108 Vizualizações

Prudential e Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da FGV firmam parceria

Publicação - 17 de abril de 2025

A Prudential do Brasil é o mais novo membro do Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da Fundação Getulio Vargas (FGV IISR). Como uma das mantenedoras, a…

AXA terá descontos e operação especial para feriados de abril
Axa no Brasil
104 Vizualizações
Axa no Brasil
104 Vizualizações

AXA terá descontos e operação especial para feriados de abril

Publicação - 17 de abril de 2025

Com a chegada dos feriados de Páscoa e Tiradentes, a AXA no Brasil anuncia parcerias para aprimorar a experiência de clientes e corretores: a primeira, junto com a Maxpar,…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin