00:00:00
21 Nov

Conscientização e cuidado: a importância da Saúde Bucal

3 de setembro de 2024
66 Visualizações

Ter higiene bucal é mais do que ter um sorriso bonito: é sinônimo de saúde e bem-estar e impacta significativamente na qualidade de vida das pessoas. Por isso, a conscientização sobre a Saúde Bucal é crucial para a prevenção de doenças e a manutenção da saúde, já que problemas bucais não tratados podem levar a complicações mais graves, como o câncer de boca, infarto, demência e até problemas cardíacos, por exemplo. A boca é a porta de entrada para diversos microrganismos que podem oferecer danos à saúde.

Um estudo recente do IBGE revelou que 34 milhões de brasileiros acima de 18 anos perderam 13 dentes ou mais, e 14 milhões são totalmente desdentados. Ao mesmo tempo, dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO) mostram que o Brasil, com uma população estimada de 203 milhões de pessoas, tem mais de 400 mil Cirurgiões-Dentistas, resultando em uma média de 504 habitantes por Dentista. O Brasil fica atrás apenas de países como Estados Unidos e China. Isso evidencia a necessidade urgente de conscientizar a população sobre a importância de visitas regulares ao Dentista.

Dados agora do Instituto do Coração (Incor) mostram que cerca de 45% das doenças cardíacas e 36% das mortes por problemas cardíacos podem ter origem nos dentes. Uma possível explicação para isso é que a má higiene bucal pode levar ao contato de bactérias com o sangue e piorar uma já existente doença coronariana.

Apesar desse cenário, nos últimos anos, o número de Beneficiários de Planos Odontológicos no Brasil cresceu expressivamente, ultrapassando 33 milhões, com um aumento médio de 7% ao ano. Esse crescimento, que reflete uma maior conscientização sobre a importância dos cuidados bucais regulares, também pode ser atribuído a outros fatores, como a acessibilidade financeira, já que um ticket médio mensal de um Plano Odontológico é de cerca de R$ 20. Ao mesmo tempo em que democratiza o acesso à Saúde Bucal, os Planos Odontológicos não oferecem apenas um tratamento dentário, mas garantem a saúde como um todo, por um custo bem acessível para a população e também para as empresas.

Para manter esse crescimento e diminuir o número de pessoas com problemas de Saúde Bucal no Brasil, é fundamental investir em iniciativas como a campanha Julho Neon – Salve o Sorriso Brasileiro, criada em 2020 pela SINOG (Associação Brasileira de Planos Odontológicos), com o objetivo de dar luz à importância de democratizar o acesso à Saúde Bucal para todos os cidadãos.

Durante todo o mês de julho, a campanha ilumina monumentos importantes do país para marcar a data e, em parceria com algumas Associadas, também realiza ações sociais, como o atendimento odontológico gratuito a populações desassistidas. Este ano, foram iluminados o Cristo Redentor e o Maracanã, no Rio de Janeiro, e a Ponte Estaiada e a Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo. Já o atendimento odontológico aconteceu na região das Ilhas do Guaíba, em Porto Alegre (RS), no Abrigo O Coração do Pai, em Manaus (AM), e no Centro de Orientação e Reintegração Social (Corassol), em Ribeirão Preto (SP).

Iniciativas como essa demonstram o compromisso em conscientizar a população sobre a importância de cuidar do sorriso. Ao promover o acesso a informações e serviços odontológicos, iniciativas como essas, em conjunto com os Planos Odontológicos, contribuem para a prevenção de doenças, a melhoria da autoestima e o bem-estar geral. Para um futuro com sorrisos mais saudáveis, é preciso continuar investindo em iniciativas que promovam a conscientizaçãoampliem a cobertura dos Planos e garantam a qualidade dos serviços odontológicos oferecidos à população.

 Foto: Roberto Cury, presidente da SINOG – Associação Brasileira de Planos Odontológicos

Agência Pub

You may be interested

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa
MetLife
12 Vizualizações
MetLife
12 Vizualizações

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa

Publicação - 21 de novembro de 2024

A MetLife, uma das principais empresas de serviços financeiros do mundo, amplia mais uma vez o seu portfólio e apresenta ao mercado o quarto lançamento do ano…

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado
Artigo
31 Vizualizações
Artigo
31 Vizualizações

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado

Publicação - 21 de novembro de 2024

A hiperpersonalização no setor de Seguros está transformando a maneira como as empresas interagem com seus clientes no Brasil e no mundo. Ao utilizar dados e tecnologias…

AVLA anuncia novo Superintendente de Novos Canais
AVLA
32 Vizualizações
AVLA
32 Vizualizações

AVLA anuncia novo Superintendente de Novos Canais

Publicação - 21 de novembro de 2024

A AVLA, insurtech chilena especializada em produtos para o setor B2B, anuncia a chegada de Paulo Marchezine como novo Superintendente de Novos Canais. Com mais de 25 anos…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin