00:00:00
22 Nov

1º Fórum IRB(P&D) debate estratégias para enfrentar os riscos climáticos

2 de setembro de 2024
90 Visualizações

O 1º Fórum IRB(P&D), que acontece nos próximos dias 11 e 12 de setembro, no Rio de Janeiro, vai debater as estratégias para enfrentar e gerir os riscos climáticos. A programação do primeiro dia destaca os painéis “Clima e Gestão Estratégica” e “Ações para Enfrentamento dos Riscos Climáticos” com a participação de especialistas, representantes do mercado de seguros e membros do setor público.

Moderado pelo diretor de Relações Institucionais da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Esteves Colnago, o painel “Clima e Gestão Estratégica” conta com a participação da líder de Transição Climática do BNDES, Cláudia Prates; do subsecretário de Planejamento de Longo Prazo do Ministério do Planejamento, André Luiz Campos de Andrade; e do CEO da Brasilseg, Amauri Vasconcelos.

Colnago destaca a importância do tema para a proteção das pessoas, negócios e infraestrutura das cidades. “Os efeitos das mudanças climáticas já se fazem presentes, mas a sociedade ainda está distante da organização mínima necessária para lidar com os riscos e desafios trazidos por essa nova realidade”, afirma.

Identificar os riscos climáticos e transferi-los, de acordo com Andrade, é fundamental para ter resiliência: “Sendo o Brasil um dos países mais suscetíveis aos extremos climáticos, acredito que o setor de seguros e resseguros têm enorme potencial de oferecer soluções que ajudem o país a se tornar mais resiliente e limitar as perdas e os danos relacionadas à mudança do clima”.

“O fórum promovido pela nova área do IRB(Re) reforça o protagonismo do resseguro e do seguro brasileiro em discutir e endereçar estratégias de pesquisa contínua e desenvolvimento de soluções para os impactos provocados pelo clima no país. A Brasilseg, como a maior seguradora da América Latina nos ramos em que atua, reforça a importância desse debate e está diretamente envolvida na construção de soluções”, afirma Vasconcelos.

Enfrentar os riscos climáticos

No segundo painel do dia 11/09, o coordenador-geral de Regulação Prudencial, Societária e de Governança da Susep, César Neves, mediará a abordagem do tema “Ações para Enfrentamento dos Riscos Climáticos”. Os debatedores são os coordenadores do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Marilene de Carvalho e Edmundo Wallace Monteiro Lucas; o especialista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Aryeverton Fortes de Oliveira; e o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Lincoln Alves.

Neves explica que discutir o efeito dos riscos climáticos no setor é imperativo: “Com o crescimento dos riscos climáticos no país, uma política de sustentabilidade adequada traz segurança à companhia e aos seus investidores e clientes. A adoção dos novos padrões internacionais de publicações de demonstrações financeiras relacionadas à sustentabilidade e ao clima trará uma necessidade de aprofundamento das discussões técnicas para termos uma abordagem cada vez mais especializada”.

“Um grande desafio está em curso diante das mudanças no clima e nos ambientes de produção, o que nos leva à necessidade de desenvolver instrumentos de gestão e mitigação de riscos climáticos e agrícolas apoiados por ferramentas mais avançadas de avaliação, monitoramento e planejamento. Evoluções regulatórias e institucionais serão fundamentais e todo avanço no resseguro e no seguro rural será chave para a sustentabilidade da agricultura brasileira”, comenta Oliveira.

Já Alves ressalta que o 1º Fórum IRB(P&D) é uma oportunidade de discutir formas de combater os riscos climáticos: “Discutir estratégias e inovações no enfrentamento dos riscos climáticos é crucial para o desenvolvimento sustentável e a resiliência no Brasil. Minha contribuição visa compartilhar os estudos desenvolvidos no Inpe e apresentar ferramentas de apoio à tomada de decisão”.

O 1º Fórum IRB(P&D), aberto para convidados, terá como tema “Desafios e oportunidades no enfrentamento dos riscos climáticos” e conta com apoio da CNseg. No primeiro dia, serão realizados painéis de discussão e, no segundo, um encontro técnico-científico.

FSB Comunicação

You may be interested

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial
Lojacorr
54 Vizualizações
Lojacorr
54 Vizualizações

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial

Publicação - 21 de novembro de 2024

Segundo levantamento do Sebrae com dados da Receita Federal, divulgados no dia 13, o país registrou neste ano de 2024, mais de 3,7 milhões de empresas, mostrando…

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa
MetLife
60 Vizualizações
MetLife
60 Vizualizações

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa

Publicação - 21 de novembro de 2024

A MetLife, uma das principais empresas de serviços financeiros do mundo, amplia mais uma vez o seu portfólio e apresenta ao mercado o quarto lançamento do ano…

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado
Artigo
56 Vizualizações
Artigo
56 Vizualizações

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado

Publicação - 21 de novembro de 2024

A hiperpersonalização no setor de Seguros está transformando a maneira como as empresas interagem com seus clientes no Brasil e no mundo. Ao utilizar dados e tecnologias…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin