00:00:00
21 Nov

Porto avança em ações internas

27 de agosto de 2024
81 Visualizações

O último ano foi significativo para a Porto no fortalecimento e desenvolvimento de mulheres. Atualmente, elas compõem 57,6% do quadro de colaboradores e ocupam 44% das posições de liderança. Ainda assim, despertar todo o potencial delas continua sendo uma das bandeiras da empresa, que busca constantemente novas ações para estimular a potência e o protagonismo das colaboradoras, visando um ambiente mais igualitário e acolhedor.

Por isso, por meio do Juntos, o programa de diversidade e inclusão da Porto, foi lançado em março de 2023 o Lidera, uma jornada dedicada ao desenvolvimento pessoal e profissional das mulheres. O projeto conta com palestras, trilhas de aprendizagem, oficinas de PDI, clube do livro e oportunidades de networking inspiradoras.

Após o início do programa, os resultados obtidos pelas participantes evidenciam o impacto positivo do projeto: 245 mulheres participaram de processos de recrutamento interno, 125 foram promovidas, e 9 alcançaram posições de liderança em 2023. A Porto também concedeu 10 bolsas de mentoria para mulheres em níveis de coordenação e gerência, além de quatro bolsas de pós-graduação na Universidade de São Paulo (USP).

Para setembro, a Porto está organizando uma nova iniciativa dentro do programa Lidera, chamada “Conexão Lidera“. A ação contará com diversas mesas de discussão, e o objetivo é promover a troca de experiências entre diferentes colaboradoras da empresa, permitindo que, juntas, identifiquem suas principais fortalezas e como aplicá-las de forma tangível e sustentável em suas jornadas profissionais. As mesas serão organizadas visando garantir sinergia entre as participantes, assegurando também a interseccionalidade entre mulheres negras, LGBTQIAP+, com deficiência e de diferentes gerações.

“Por entender que a pauta de igualdade de gênero também é uma demanda que atinge os homens, uma vez que muitos deles ocupam posições estratégicas de decisão, é fundamental incluí-los nessa conversa e considerar outras ações internas”, reforça Viviane Pereira, gerente de Sustentabilidade & DEI na Porto.

Desde agosto do ano passado, a companhia tem desenvolvido o projeto “Jornada de Masculinidade“, que busca envolver os homens na pauta de igualdade de gênero. Entre os temas já discutidos, estão paternidade ativa e o papel do homem como líder. Em 2024, o projeto impactou 545 pessoas. Agora, a companhia está trabalhando na continuidade dessa jornada, direcionada a um grupo menor de participantes, com foco nos líderes. O objetivo é explorar como eles podem apoiar diretamente a trajetória profissional das mulheres.

“Estamos sempre atentos às demandas do mercado e dos nossos colaboradores, visando diversificar os formatos de abordagem sobre essas temáticas, justamente para continuarmos atraindo cada vez mais participações nos projetos. Nosso objetivo é criar um ambiente de trabalho mais inclusivo e atrativo, que promova o crescimento e a retenção de talentos diversos”, finaliza Viviane.

PROS 

You may be interested

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial
Lojacorr
29 Vizualizações
Lojacorr
29 Vizualizações

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial

Publicação - 21 de novembro de 2024

Segundo levantamento do Sebrae com dados da Receita Federal, divulgados no dia 13, o país registrou neste ano de 2024, mais de 3,7 milhões de empresas, mostrando…

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa
MetLife
40 Vizualizações
MetLife
40 Vizualizações

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa

Publicação - 21 de novembro de 2024

A MetLife, uma das principais empresas de serviços financeiros do mundo, amplia mais uma vez o seu portfólio e apresenta ao mercado o quarto lançamento do ano…

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado
Artigo
39 Vizualizações
Artigo
39 Vizualizações

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado

Publicação - 21 de novembro de 2024

A hiperpersonalização no setor de Seguros está transformando a maneira como as empresas interagem com seus clientes no Brasil e no mundo. Ao utilizar dados e tecnologias…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin