O Fala MDS desta semana recebe Luiz Carlos Everton, secretário de Inclusão Socioeconômica do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Ele explicou em detalhes o funcionamento do Programa Acredita no Primeiro Passo, que oferece crédito com taxas de juros acessíveis, prazo adequado, assistência técnica e capacitação para as pessoas inscritas no Cadastro Único que querem iniciar ou expandir seus negócios.
“Como esse público tem dificuldade de obter garantia, foi constituído um fundo garantidor de crédito. Este é diferente de todos os fundos que foram constituídos até hoje. Os fundos que foram constituídos são para pessoas jurídicas. Esse fundo ele atende as pessoas físicas oriundas do Cadastro Único. Os outros fundos cobram uma comissão de adesão ao fundo, que chega até a 6% do valor do crédito. O nosso fundo não cobra nada”, elucidou o secretário.
Segundo Luiz Carlos Everton, quatro milhões de pessoas inscritas no Cadastro Único têm condições de empreender. “O Acredita veio para viabilizar esses negócios e dá uma vida digna a essas pessoas, que ao empreender, elas possam ganhar muito mais. Têm pessoas que passam a ganhar três, quatro salários mínimos, montando o seu próprio negócio”, observou.
O Programa Acredita já foi lançado no Ceará, Piauí, Sergipe e Pará. Outras adesões estão em andamento por parte dos governos e bancos estaduais.
O Fala MDS tem episódios semanais, publicados às sextas-feiras, e está disponível nas plataformas Spotify, Amazon, Deezer, Apple Podcasts e SoundCloud. O podcast também é distribuído às rádios de todo o país que queiram veiculá-lo.
Assessoria de Comunicação – MDS
You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Publicação - 12 de setembro de 2025Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
Publicação - 12 de setembro de 2025Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Publicação - 12 de setembro de 2025Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…
Mais desta categoria

Maestro João Carlos Martins recebe o “Prêmio por Toda uma Vida Profissional”
Publicação - 12 de setembro de 2025

