O Fala MDS desta semana recebe Luiz Carlos Everton, secretário de Inclusão Socioeconômica do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Ele explicou em detalhes o funcionamento do Programa Acredita no Primeiro Passo, que oferece crédito com taxas de juros acessíveis, prazo adequado, assistência técnica e capacitação para as pessoas inscritas no Cadastro Único que querem iniciar ou expandir seus negócios.
“Como esse público tem dificuldade de obter garantia, foi constituído um fundo garantidor de crédito. Este é diferente de todos os fundos que foram constituídos até hoje. Os fundos que foram constituídos são para pessoas jurídicas. Esse fundo ele atende as pessoas físicas oriundas do Cadastro Único. Os outros fundos cobram uma comissão de adesão ao fundo, que chega até a 6% do valor do crédito. O nosso fundo não cobra nada”, elucidou o secretário.
Segundo Luiz Carlos Everton, quatro milhões de pessoas inscritas no Cadastro Único têm condições de empreender. “O Acredita veio para viabilizar esses negócios e dá uma vida digna a essas pessoas, que ao empreender, elas possam ganhar muito mais. Têm pessoas que passam a ganhar três, quatro salários mínimos, montando o seu próprio negócio”, observou.
O Programa Acredita já foi lançado no Ceará, Piauí, Sergipe e Pará. Outras adesões estão em andamento por parte dos governos e bancos estaduais.
O Fala MDS tem episódios semanais, publicados às sextas-feiras, e está disponível nas plataformas Spotify, Amazon, Deezer, Apple Podcasts e SoundCloud. O podcast também é distribuído às rádios de todo o país que queiram veiculá-lo.
Assessoria de Comunicação – MDS
You may be interested
Assist Card renova contrato de exclusividade com a Nomad
Publicação - 17 de janeiro de 2025A Assist Card – multinacional de assistência integral aos viajantes – anuncia a renovação do contrato de exclusividade com a Nomad – fintech brasileira conhecida por romper barreiras e oferecer soluções completas para…
Fugiu das festas de final de ano e vai viajar somente agora? Não esqueça do seguro viagem
Publicação - 17 de janeiro de 2025Com o verão a todo vapor, muitos brasileiros aproveitam o período pós-festas para viajar com mais tranquilidade e economia. Seja para destinos litorâneos, cruzeiros ou praticar esportes…
Aprovação da lei que regulamenta cooperativas de proteção securitária
Publicação - 17 de janeiro de 2025Durante o ato de sanção da Lei Complementar nº 213 de 2025, que dispõe, entre outros temas, das sociedades cooperativas de seguros e as operações de proteção…