00:00:00
22 Sep

A importância da mentoria nas empresas

15 de agosto de 2024
103 Visualizações

Uma empresa de sucesso preza pela sustentabilidade do seu negócio. Nesse sentido, a área de Recursos Humanos é uma parceira fundamental para alcançar a eficiência a longo prazo, com foco nas pessoas que formam a companhia. Para isso, existem diversas ferramentas à disposição do RH, focadas no desenvolvimento dos profissionais, afinal, como costumo falar, são as pessoas que constroem as organizações diariamente.

Uma das ferramentas que tem ganhado espaço e que acredito muito no potencial para desenvolver pessoas é a mentoria. Não se trata de uma novidade, tem, inclusive, sua origem na mitologia grega e seu significado está relacionado a ações como cuidar, ajudar, ensinar e, na que mais acredito, trocar. Entretanto, é uma ferramenta que tem evoluído. Existem diversos tipos e objetivos de mentoria, mas uma que tenho carinho especial é a de lideranças.

Possibilitar o diálogo entre um líder com vasta experiência profissional e um na sua primeira gestão ou que quer se tornar líder, ou ainda profissionais no começo da carreira é sempre engrandecedor para ambos e, mais ainda, para a empresa. Nessa troca, valores como cultura organizacional podem ser solidificados e, assim, contribuir para a retenção de talentos, por exemplo. Outro benefício facilitado pela mentoria é a intergeracionalidade, que nada mais é do que a troca entre pessoas de diferentes gerações.

Esse contato permite que o ensino seja mais dinâmico, por conta da troca de experiências e vivências, facilitando todo o processo de aprendizagem. Além disso, entender as perspectivas singulares de pessoas de diferentes gerações contribui para o melhor entendimento de opiniões e possibilita maior produtividade, criatividade, aprendizado contínuo e crescimento pessoal. Favorecendo também um ambiente mais inclusivo dentro das organizações.

E essa não é uma opinião só minha. Recente uma pesquisa da Harvard Business Review¹, publicada no jornal Valor Econômico, revelou que, para gestores de RH, a mentoria é a técnica mais efetiva quando se fala em desenvolvimento de lideranças de empresas de diversos setores e tamanhos. Mais do que isso, apontou que as empresas que apresentam alto desempenho buscam desenvolver líderes que tenham a capacidade de atender novas demandas, e, nesse contexto, a mentoria apresenta melhor abordagem. Outro dado interessante, desta vez apresentado no último relatório do LinkedIn Learning2, mostra que a orientação por meio de mentoria é classificada como a mais importante para o foco das áreas de L&D (Aprendizado e Desenvolvimento, na sigla em inglês).

O que percebemos é que o RH mais do que fazer a gestão de pessoas, tem seu trabalho diretamente relacionado com o sucesso da empresa, atuando como parceiro de negócio das demais áreas. O foco sempre será nos dedicarmos para facilitar o desenvolvimento profissional das pessoas, seja com capacitação, seja com ferramentas que estão à nossa disposição há muitos anos, como a mentoria. Usar uma técnica comprovadamente eficaz é acreditar no potencial dela, com inúmeros benefícios que contribuem para um ambiente mais inclusivo, criativo e produtivo. Facilitando, assim, para o sucesso a longo prazo tanto dos profissionais quanto do negócio.

Edelman

*Valdirene Soares Secato, Diretora de Recursos Humanos, Ouvidoria e Sustentabilidade do Grupo Bradesco Seguros 

You may be interested

Inteligência Artificial reduz tempo de atendimento ao cliente em 70%
Octadesk
60 Vizualizações
Octadesk
60 Vizualizações

Inteligência Artificial reduz tempo de atendimento ao cliente em 70%

Publicação - 20 de setembro de 2024

Imagine uma operação com mais de 30 atendentes, onde grande parte do time está em processo de aprendizado, e a empresa precisa capacitá-los rapidamente, sem impactar a…

4º episódio da segunda temporada do IcatuCast promove debate
Icatu Seguros
72 Vizualizações
Icatu Seguros
72 Vizualizações

4º episódio da segunda temporada do IcatuCast promove debate

Publicação - 20 de setembro de 2024

Segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep), o seguro de vida registrou um crescimento de 15,2% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do…

Empresas e negócios estão seguros de queimadas e incêndios?
Artigo
61 Vizualizações
Artigo
61 Vizualizações

Empresas e negócios estão seguros de queimadas e incêndios?

Publicação - 20 de setembro de 2024

Nos últimos 40 anos, quase 1/4 do território brasileiro pegou fogo. As ocorrências de queimadas e incêndios florestais vêm batendo recordes históricos de frequência e severidade, afetando…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin