00:00:00
20 Apr

Novas tendências de mobilidade ampliam possibilidades para corretores

18 de julho de 2024
124 Visualizações

 

Uma das principais tendências que o mercado automotivo espera para um futuro próximo é o crescimento dos aluguéis de carros, principalmente pela aquisição de assinaturas. O movimento converge com as mudanças de visão da sociedade, que está cada vez mais consciente com o seu consumo.

Ainda que esse movimento esteja em desenvolvimento, o mercado está se preparando e tem oferecido opções para quem não tem interesse em comprar um carro, mas que não quer renunciar às facilidades proporcionadas pelo automóvel. De acordo com a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis, a ABLA, o faturamento bruto do setor de aluguel de veículos em 2023 cresceu 22% no Brasil, chegando a R$ 44,9 bilhões. Houve também, segundo a instituição, um crescimento de 9,4% no número de usuários, totalizando 75,8 milhões em valores absolutos.

São vários os motivos pelos quais as pessoas optam pelo aluguel. Além de viagens, impulsionadas pelo modelo de trabalho híbrido – que permite uma maior flexibilidade na escolha do local do expediente –, há também quem precise fazer o uso de forma pontual, em mudanças e grandes compras, por exemplo, que necessitam de mais viagens ou de um grande bagageiro. Nesses casos, o que mais importa é a utilidade dos automóveis. Outro benefício está na economia: ao invés de manter um carro parado na garagem, com custos e sem uso, o aluguel permite um gasto menor e mais bem aproveitado.

Até para aqueles que usam veículos no seu dia a dia, o aluguel está se tornando uma opção, através dos serviços de assinatura. Na modalidade, o consumidor assina um contrato que cobre todos os custos de uso de um veículo, como o seguro e manutenção, e recebe um veículo atual, pagando uma mensalidade pelo período acordado. Dados da ABLA demonstram que a categoria cresceu 31,2% entre 2022 e 2023 e corresponde a aproximadamente 12% da frota total das empresas do setor de locação.

Para o setor de seguros, essa demanda sinaliza que o produto de frotas ainda tem muito espaço para crescer. Mesmo com desafios na popularização do serviço, como o alto valor das mensalidades, esse novo mercado oferece mais uma opção para que os corretores diversifiquem sua carteira. Aqueles que estiverem atentos fecharão cada vez mais negócios, ampliando sua área de atuação e crescendo no mercado.

Escrito por David Beatham, diretor executivo de Automóvel e Massificados da Allianz Seguros

Virta Comunicação

You may be interested

Susep coorganiza seminário sobre (res)seguros na Trilha de Finanças do BRICS
Susep
105 Vizualizações
Susep
105 Vizualizações

Susep coorganiza seminário sobre (res)seguros na Trilha de Finanças do BRICS

Publicação - 17 de abril de 2025

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) coorganizou, em conjunto com o Ministério da Fazenda, nos dias 15 e 16 de abril, um seminário em formato online, cujo…

Prudential e Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da FGV firmam parceria
Prudential do Brasil
115 Vizualizações
Prudential do Brasil
115 Vizualizações

Prudential e Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da FGV firmam parceria

Publicação - 17 de abril de 2025

A Prudential do Brasil é o mais novo membro do Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da Fundação Getulio Vargas (FGV IISR). Como uma das mantenedoras, a…

AXA terá descontos e operação especial para feriados de abril
Axa no Brasil
110 Vizualizações
Axa no Brasil
110 Vizualizações

AXA terá descontos e operação especial para feriados de abril

Publicação - 17 de abril de 2025

Com a chegada dos feriados de Páscoa e Tiradentes, a AXA no Brasil anuncia parcerias para aprimorar a experiência de clientes e corretores: a primeira, junto com a Maxpar,…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin