00:00:00
22 Nov

Instituto Aon lança Programa Pretas & Prontas

10 de julho de 2024
89 Visualizações

A Aon plc (NYSE: AON), por meio do Instituto Aon, lança o “Pretas & Prontas”, um programa gratuito voltado ao empoderamento, desenvolvimento profissional e empreendedorismo de mulheres pretas e pardas.

Com duração de 6 semanas e em formato híbrido, a iniciativa conta com encontros presenciais no escritório da Aon, em São Paulo. Além das aulas, o Pretas e Prontas também inclui mais de 20 palestras com empreendedoras e colegas da Aon, proporcionando uma experiência rica e inspiradora para as participantes. Em parceria com a Nurap (Núcleo de Aprendizagem Profissional e Assistência Social), o Pretas e Prontas está disponível para mulheres acima de 22 anos. A primeira turma afirmativa, que teve início em junho, capacitará 28 participantes.

“Programas como o Pretas & Prontas são essenciais para promover a equidade racial e de gênero em nosso país. Dados do Ministério da Igualdade Racial revelam que, em 2022, 48% das mulheres pretas e pardas estavam em empregos informais, em contraste com menos de 35% das mulheres brancas. Este projeto oferece uma oportunidade valiosa para que as participantes desenvolvam suas habilidades e ampliem suas perspectivas profissionais. Agradeço às mais de 70 voluntárias da Aon, que são madrinhas e palestrantes no programa, por sua dedicação e empenho em construir um futuro mais justo e igualitário”, destaca José Luis Plana, CEO da Aon no Brasil.

Engajamento e Voluntariado

O Pretas & Prontas conta também com o engajamento das colaboradoras da Aon. Mais de 70 voluntárias, incluindo madrinhas e palestrantes, estão envolvidas no projeto, oferecendo suporte, conhecimento e inspiração para as alunas.

Conteúdo

O programa contempla temas importantes de autoconhecimento e desenvolvimento profissional como, marketing pessoal, inteligência emocional, uso das redes sociais para empregabilidade, empreendedorismo e educação financeira. Na última semana, ocorre o evento de encerramento, com a formatura e entrega de certificados.

A importância do Programa

De acordo com relatório elaborado pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR), as mulheres pretas e pardas são o maior grupo populacional brasileiro, com 60,6 milhões de pessoas, sendo 11,30 milhões de mulheres pretas e 49,3 milhões de mulheres pardas, o que corresponde por mais de 28% da população total do país.

No entanto, o documento aponta uma alta desigualdade entre mulheres pretas e pardas em relação ao nível de instrução, já que em 2022, a porcentagem de mulheres brancas com ensino superior completo era de 29%, enquanto o de pretas e pardas, 14,70%, fator que contribui para sua pior inserção no mercado de trabalho e faz com que quase 48% das mulheres pretas possuem ocupações informais, entre as mulheres brancas, esse percentual foi de menos de 35%.

A informalidade no mercado de trabalho geralmente é associada ao trabalho precário e à falta de proteção social, que limita o acesso a direitos básicos, como a remuneração pelo salário-mínimo e a aposentadoria, por isso, iniciativas como a do Instituto Aon para essa camada da população são tão importantes.

FSB

You may be interested

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial
Lojacorr
52 Vizualizações
Lojacorr
52 Vizualizações

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial

Publicação - 21 de novembro de 2024

Segundo levantamento do Sebrae com dados da Receita Federal, divulgados no dia 13, o país registrou neste ano de 2024, mais de 3,7 milhões de empresas, mostrando…

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa
MetLife
49 Vizualizações
MetLife
49 Vizualizações

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa

Publicação - 21 de novembro de 2024

A MetLife, uma das principais empresas de serviços financeiros do mundo, amplia mais uma vez o seu portfólio e apresenta ao mercado o quarto lançamento do ano…

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado
Artigo
49 Vizualizações
Artigo
49 Vizualizações

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado

Publicação - 21 de novembro de 2024

A hiperpersonalização no setor de Seguros está transformando a maneira como as empresas interagem com seus clientes no Brasil e no mundo. Ao utilizar dados e tecnologias…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin