O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, concedeu entrevista exclusiva ao SeguroPod, o podcast da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg). Durante sua participação, a autoridade abordou questões cruciais sobre a segurança jurídica no setor de seguros no Brasil, bem como a importância de reduzir a judicialização e a implementação de mecanismos eficazes de conciliação e combate à criminalidade no setor.
Fux também enfatizou a necessidade de conscientizar a sociedade e os legisladores sobre as limitações contratuais para evitar o desequilíbrio entre a fonte de custeio e a utilização dos planos de seguro, especialmente no setor de saúde. “O setor deveria criar mecanismos para dialogar com os legisladores e a sociedade em geral, a fim de conscientizar sobre a importância de obedecer às limitações contratuais”, apontou.
O ministro também comentou sobre o problema das fraudes no setor, sugerindo uma legislação mais rigorosa para combater a criminalidade. “Este é um aspecto muito importante. O combate à criminalidade nesse campo deveria fazer parte da legislação securitária”, apontou.
A entrevista completa já está disponível no canal do YouTube do SeguroPod. Para acessá-la clique aqui. Também é possível acessar toda a série SeguroPod neste link.
Hill + Knowlton Brasil
You may be interested
AIDA promove reunião da GNT via zoom
Publicação - 4 de fevereiro de 2025No dia 4 de fevereiro a AIDA – Associação Internacional de Direito de Seguros, promoveu uma Reunião do grupo nacional de trabalho de Processo Civil da AIDA…
CNseg apresenta a presidentes dos Sindicatos das Seguradoras a estratégia para 2025
Publicação - 4 de fevereiro de 2025Com o objetivo de apresentar as ações que serão trabalhadas junto ao Governo Federal, o Congresso Nacional e o Judiciário ao longo de 2025, a Confederação Nacional…
Ameaça cibernética e mudanças climáticas são os principais riscos para os negócios em 2025
Publicação - 4 de fevereiro de 2025Incidentes cibernéticos, como violações de dados e ataques de ransomware, e apagões de TI, como o incidente recente da empresa de segurança digital CrowdStrike, são a maior…