A Moody’s apresentou o relatório do rating da Fator Seguradora para 2024. Ao atribuir a nota A-.br, a Moody’s manteve a visão positiva a respeito da estratégia da Fator Seguradora.
O rating de força financeira de A-.br da Fator Seguradora reflete a sua boa diversificação do portfólio de produtos, a adequada qualidade de ativos, os fortes níveis de capital e as práticas conservadoras de constituição de reservas.
“Nosso objetivo é sempre crescer. Mas não crescer a qualquer custo. Temos que crescer observando práticas conservadoras na avaliação de riscos, no provisionamento de sinistros e na gestão de nossos ativos financeiros. Sempre analisamos a possibilidade de lançar novos produtos, a depender de um “business case” detalhado que faça sentido. Nosso principal ativo, razão essencial de nosso sucesso, são as pessoas que colaboram para nosso crescimento. Temos a convicção de que profissionais de alta qualidade fazem sempre a diferença”, afirma Luís Eduardo Assis (foto), CEO da Fator Seguradora.
Assis comenta também sobre a relação com os resseguradores no desempenho da companhia: “A relação com os resseguradores é absolutamente crítica para a Fator Seguradora. Temos com eles uma relação fiduciária. Eles nos atribuem a tarefa de selecionar riscos da melhor maneira possível, riscos que serão em seguida compartilhados com eles. São nossos parceiros para o longo prazo. Trata-se de uma relação de confiança mútua, sem a qual nosso crescimento não teria sido possível”.
Destaques
Em 2023, a Fator Seguradora reportou um lucro líquido de R$ 27 milhões, uma expansão de 19% no comparativo anual. O resultado foi impactado pelo avanço da operação, com aumento dos prêmios emitidos, bem como pelo resultado financeiro, que totalizou R$50 milhões, 23% acima do ano anterior. O retorno sobre o capital foi de 15,3%, acima da média de 6,3% nos últimos cinco anos.
Foco no Massificado
Assis comenta que uma das estratégias da Fator Seguradora é ampliar a presença nos produtos massificados, pelo canal digital da companhia, o fatorconnect, lançado há três anos. “O fatorconnect sintetiza nossa estratégia em buscar uma menor dependência em relação às grandes apólices. Sua participação ainda é pequena, mas seu ritmo de crescimento gira em torno de 50% ao ano. Produtos massificados têm uma importância estratégica para nós, uma vez que representam riscos mais pulverizados, renováveis, com maior retenção e potencialmente com maior rentabilidade. Mas a dinâmica desse mercado é diversa e exige iniciativas específicas”.
Assessoria de Imprensa – Fator Seguradora
You may be interested

A Convenção de Montreal e a declaração especial de valor na visão dos Tribunais Superiores
Publicação - 30 de janeiro de 2026Nós, do Machado e Cremoneze, temos acompanhado com atenção os não poucos movimentos jurisprudenciais em torno da aplicação da Convenção de Montreal ao transporte aéreo internacional de…

Bradesco Seguros lança clipe da versão da música ‘You’ve Got a Friend’
Publicação - 30 de janeiro de 2026A canção responsável por embalar a campanha ‘A Descoberta’ do Grupo Bradesco Seguros, ‘You’ve Got a Friend’, clássico da compositora norte-americana Carole King e famosa pela gravação de James Taylor, acaba…

Sindsegnne cria Comissões Técnicas para fortalecer atuação institucional
Publicação - 30 de janeiro de 2026O Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (Sindsegnne) anuncia a criação de suas Comissões Técnicas, uma iniciativa estratégica voltada ao fortalecimento da atuação institucional e à ampliação…
Mais desta categoria



IA redefine o trabalho no mercado de seguros sem eliminar o papel do corretor
Publicação - 30 de janeiro de 2026









