00:00:00
21 Nov

Sompo patrocina 18ª edição do For Rainbow

13 de junho de 2024
109 Visualizações

A Sompo, subsidiária da empresa responsável pelas operações de seguro e resseguro do Grupo Sompo Holdings fora do Japão, como parte de seu compromisso com ações voltadas à Diversidade, Equidade & Inclusão (DE&I), é a patrocinadora da 18ª edição do For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero, que acontece de 21 a 28 de junho no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e no Complexo Cultural Estação das Artes, em Fortaleza (CE). Reconhecido internacionalmente como um festival de referência relacionado à temática LBGTI+, o For Rainbow conta com uma programação inteiramente gratuita, voltada à difusão do respeito à pluralidade sexual e de gênero no Brasil, que inclui mostras de filmes nacionais e estrangeiros de curta e longa-metragem, apresentações de teatro, dança, música, literatura, oficinas, exposição de artes visuais, feira de artesanato, debates e ações de acessibilidade.

“Na Sompo, acreditamos no poder transformador da cultura, das artes e da comunicação como ferramentas de sensibilização e conscientização para a mudança. Como parte desse compromisso, estamos orgulhosos em contribuir para a realização de mais uma edição do For Rainbow, uma iniciativa que desempenha um papel crucial em prol do respeito à diversidade, além de ser um dos movimentos da empresa para apoiar o avanço da Agenda 2030 (dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)”, destaca Roberta Caravieri (foto), Diretora de RH e Sustentabilidade da Sompo. “Já está comprovado por estudos feitos por diferentes organismos independentes que ações voltadas à erradicação da LGBTI+fobia têm um impacto abrangente e positivo em toda a sociedade, uma vez que promovem a inclusão, o olhar para a igualdade e o desenvolvimento econômico e social. Para garantir um progresso sustentável e inclusivo, é essencial continuar a fortalecer essas iniciativas e integrá-las nas políticas e programas de desenvolvimento global”

“O patrocínio da Sompo é de fundamental importância para a realização do 18º For Rainbow. A agilidade do processo nos permitiu planejar o festival com maior antecedência e está permitindo executar a produção com mais segurança”, lembra Verônica Guedes, idealizadora e diretora do For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero. “Construir ações e iniciativas culturais para LGBTI+ sempre foi um grande desafio. A LGBTfobia estrutural e institucional não permite que a sociedade em geral perceba a necessidade de iniciativas construídas por LGBTI+ e para LGBTI+. Incentivar, valorizar e visibilizar a cultura específica destas populações, que historicamente são postas à margem, faz com que a sociedade possa refletir sobre o respeito à diversidade humana”, avalia.

Atividades

Para a mostra competitiva internacional de filmes de curta e longa-metragem desta edição do For Rainbow, foram registradas mais de 1,2 mil inscrições de 98 países. Essa repercussão contribui para consolidar a iniciativa como uma relevante ação afirmativa que visa promover a igualdade de direitos e estimular a convivência pacífica entres as pessoas, sem preconceito de gênero, orientação sexual, de crença e identitária. O For Rainbow é o festival mais longevo das regiões Nordeste, Norte e Sul do Brasil, o que faz dele uma importante janela de promoção e educação para o respeito à diversidade humana nestes territórios.

Outro ponto é que as atividades do festival vão ocupar diferentes espaços icônicos de Fortaleza, a exemplo do Cineteatro São Luiz (local para realização da exibição dos filmes e apresentações pós sessões cinematográficas), Escola Porto Iracema das Artes (local em que acontecem as oficinas, exposição de artes visuais, feira de artesanato, debates e demais ações), Praça do Ferreira (feira empreendedora LGBTI+), Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (mostra audiovisual) e Complexo Cultural Estação das Artes (show de encerramento do festival). Vale considerar que, as oficinas voltadas à Direção de Fotografia (Linga Acácio), Figurino para Cinema (Dami Cruz), Construção de Roteiro LGBTI+ (Bruno Victor) e Maquiagem de Efeito para Cinema (Bel Reis) estão numa programação que começa semanas antes do festival e vai até 28 de junho. O For Rainbow tem ações de acessibilidade por meio de tradução em libras, audiodescrição de filmes, espaços acessíveis e inclusão de pessoas com deficiência nos espaços de representação do festival.

“Na Sompo, estamos comprometidos em promover uma cultura de diversidade, equidade e inclusão em todas as esferas da nossa atuação e adotamos iniciativas e políticas, nas quais buscamos uma constante evolução nessa área. E isso passa por uma construção ‘dentro de casa’, que contempla a prática do respeito e acolhimento, por meio da qual toda pessoa possa ter a segurança de ser quem é no ambiente de trabalho. E isso tem reflexos não só na produtividade, mas na melhoria da qualidade de vida e na proteção da saúde dos colaboradores”, lembra Celso Ricardo Mendes, Diretor Executivo da Sompo. “Um exemplo dos resultados alcançados é que obtivemos diferentes reconhecimentos públicos nas áreas de Saúde Mental e Emocional, a exemplo das certificações por conferidas por entidades sérias, como o Great Place to Work (GPTW) e o Great People Mental Health”, conclui.

Vale considerar que, desde 2018, a Sompo conta com uma área específica voltada à Diversidade, na qual atua sob os pilares: Gênero, Gerações, Raças e Etnias, Pessoas com Deficiência (PcDs) e LGBTI+. Entre outras ações, a companhia é signatária de iniciativas como os 10 Compromissos do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e a sua agenda de trabalho expressa nos e dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs), iniciativa da ONU Mulheres e Pacto Global, e também signatária da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial. Em 2022, o CEO da Sompo, Alfredo Lalia Neto, assinou o Manifesto pela Erradicação da LGBTfobia, reiterando o compromisso da companhia com os princípios do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, bem como seu pilar de “Responsabilidade com as Pessoas”, que integra a agenda de Sustentabilidade da companhia.

Assessoria de Imprensa – Sompo

You may be interested

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial
Lojacorr
36 Vizualizações
Lojacorr
36 Vizualizações

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial

Publicação - 21 de novembro de 2024

Segundo levantamento do Sebrae com dados da Receita Federal, divulgados no dia 13, o país registrou neste ano de 2024, mais de 3,7 milhões de empresas, mostrando…

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa
MetLife
40 Vizualizações
MetLife
40 Vizualizações

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa

Publicação - 21 de novembro de 2024

A MetLife, uma das principais empresas de serviços financeiros do mundo, amplia mais uma vez o seu portfólio e apresenta ao mercado o quarto lançamento do ano…

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado
Artigo
41 Vizualizações
Artigo
41 Vizualizações

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado

Publicação - 21 de novembro de 2024

A hiperpersonalização no setor de Seguros está transformando a maneira como as empresas interagem com seus clientes no Brasil e no mundo. Ao utilizar dados e tecnologias…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin