Um dos impactos econômicos das enchentes que ainda atingem o Rio Grande do Sul será no setor de seguros em todo o País. Embora o prejuízo total esteja longe de ser computado, as seguradoras já projetam perdas significativas, o que pode levar a um aumento real no valor dos seguros, em particular o automotivo. A Osten Seguros, corretora do Grupo Osten – um dos principais grupos automotivos do mercado premium, avalia que o aumento possa ser de até dois pontos percentuais no valor do prêmio, elevando os custos para uma faixa de 5% a 8% do valor do veículo.
“As seguradoras trabalham com uma precificação muito dinâmica e, certamente, com a virada do mês, começaremos a observar reflexos gradativos desse aumento”, explica Odorico Rebelo, gerente de Seguros e Benefícios da Osten Seguros.
Como estratégia para mitigar o impacto no bolso dos clientes, Rebelo sugere uma estratégia pouco utilizada no Brasil: a contratação de seguro com duração de dois anos.
“Optar por um seguro de dois anos pode reduzir o custo de aquisição em torno de 10%, proporcionando um desconto de oportunidade. Além disso, esse valor é pré-fixado por 24 meses, garantindo uma ancoragem nos preços e oferecendo maior previsibilidade financeira ao segurado”, afirma o gerente da Osten Seguros.
Rebelo recomenda ainda que os consumidores avaliem cuidadosamente suas opções e considerem a contratação de seguros de longo prazo como uma medida preventiva contra a volatilidade dos preços. “Essa abordagem não apenas oferece uma economia imediata, mas também protege contra futuros aumentos inesperados no valor a ser pago pelo cliente, proporcionando maior tranquilidade aos proprietários de veículos”, conclui.
GPCOM Comunicação Corporativa
You may be interested

Veja como proteger seus dados pessoais e os do seu negócio
Publicação - 28 de janeiro de 2026O dia 28 de janeiro é considerado como data internacional pela proteção de dados, e o cenário no Brasil é de alerta. O país tem avançado em…

Parceria estratégica para elevar a assistência em viagens no Brasil
Publicação - 28 de janeiro de 2026Em um movimento estratégico de grande impacto para o setor de Turismo e Eventos no Brasil, a IFASEG Seguros e a Universal Assistance anunciam uma parceria que…

80% das pessoas entre 25 e 39 anos preferem alugar do que comprar um imóvel
Publicação - 28 de janeiro de 2026Em 2026, o mercado imobiliário inicia um período marcado por grandes transformações motivadas por questões como reforma tributária, novos padrões de moradia, mudanças no comportamento do consumidor…
Mais desta categoria

Benefícios de uma plataforma integradora na venda de bens ou serviços massificados
Publicação - 28 de janeiro de 2026











