00:00:00
19 Sep

5 tecnologias para melhorar a experiência do cliente

28 de maio de 2024
78 Visualizações

De acordo com o estudo CX Trends 2024, da Zendesk, 87% dos líderes relatam que seus chatbots, programas de computador desenvolvidos para simular conversas humanas através de interfaces de mensagens, já estão gerando retornos positivos sobre o investimento (ROI). Isso destaca o valor tangível que os chatbots trazem para as organizações, não apenas melhorando a eficiência operacional, mas também fortalecendo a satisfação e fidelidade do cliente.

“Os chatbots têm revolucionado a forma como as empresas se comunicam com seus clientes. Com a inteligência artificial impulsionando esses sistemas, a interação se tornou mais rápida, eficiente e personalizada. Essa tecnologia está se tornando cada vez mais comum em diversas áreas, como varejo, serviços financeiros, saúde, educação e muito mais, devido à sua capacidade de oferecer assistência instantânea e personalizada aos usuários, melhorando a eficiência e a experiência do cliente”, relata Marcelo Peixoto (Foto), CEO da Minds Digital, Voice IDTech pioneira em biometria de voz no Brasil.

Veja a seguir 5 tecnologias inovadoras proporcionadas pela inteligência artificial que ajudam a melhorar a experiência do seu cliente com o chatbot da sua empresa.

1. Processamento de Linguagem Natural

O Processamento de Linguagem Natural (PLN) é uma área da inteligência artificial que se concentra na interação entre computadores e a linguagem humana. Ele envolve técnicas para que os computadores entendam, interpretem e gerem linguagem humana, incluindo reconhecimento de fala, análise morfológica e sintática, compreensão semântica e pragmática, e geração de linguagem.

O PLN é fundamental para o desenvolvimento de sistemas como chatbots, tradução automática e análise de sentimentos em mídias sociais.

2. Machine Learning

O Machine Learning é uma técnica dentro da inteligência artificial que permite que os sistemas aprendam e melhorem a partir dos dados. Quando aplicado aos chatbots, o Machine Learning permite que esses sistemas aprendam com as interações dos usuários e ajustem suas respostas e comportamentos com base nesses dados.

Ao longo do tempo, os chatbots coletam uma grande quantidade de dados de interação, incluindo as perguntas feitas pelos usuários, as respostas fornecidas pelo chatbot e o feedback dos usuários sobre essas interações. Usando algoritmos de Machine Learning, os chatbots podem analisar esses dados para identificar padrões e tendências nas preferências e comportamentos dos usuários.

3. Integração com APIs e Serviços Externos

A integração com APIs e serviços externos permite que os chatbots se comuniquem e interajam com sistemas externos, como bancos de dados, aplicativos, URA e serviços online, em tempo real. Isso enriquece a experiência do usuário ao fornecer acesso a informações atualizadas e funcionalidades adicionais diretamente na conversa com o chatbot.

Por meio dessa integração, os chatbots podem acessar uma ampla variedade de recursos e dados em tempo real. Por exemplo, um chatbot de compras pode ser integrado com um sistema de pagamento para permitir que os usuários façam transações diretamente na conversa, sem a necessidade de sair do aplicativo ou site onde estão interagindo com o chatbot. Isso torna o processo de compra mais conveniente e eficiente para os usuários.

4. Processamento de Emoções (Emotion AI)

O Processamento de Emoções, também conhecido como Emotion AI, permite que os chatbots detectem e respondam às emoções dos usuários durante uma interação. Isso pode ser feito analisando características vocais, expressões faciais em vídeos ou até mesmo o texto escrito.

Com essa tecnologia, os chatbots podem ajustar suas respostas e tom de voz para melhor se adaptar ao estado emocional do usuário, proporcionando uma experiência mais personalizada e empática. Isso é especialmente útil em cenários de suporte emocional, onde uma resposta sensível pode fazer uma grande diferença na experiência do usuário.

5. Biometria de voz

A biometria de voz melhora o CX dos chatbots ao oferecer uma autenticação segura e conveniente para os usuários, personalizando a interação com base nas características vocais individuais, verificando a autenticidade das interações em tempo real, prevenindo fraudes e reduzindo a fricção do usuário. Esses benefícios combinados resultam em uma experiência do cliente mais eficaz, satisfatória e segura.

Pine PR

You may be interested

Ituran é considerada a melhor empresa de monitoramento veicular
Ituran
53 Vizualizações
Ituran
53 Vizualizações

Ituran é considerada a melhor empresa de monitoramento veicular

Publicação - 18 de setembro de 2024

A Ituran Brasil, autotech líder global em monitoramento veicular, foi novamente reconhecida com o prêmio MESC (Melhores Empresas em Satisfação do Consumidor). A iniciativa é promovida pelo…

Universal Assistance e canal Woohoo firmam parceria
Universal Assistance
42 Vizualizações
Universal Assistance
42 Vizualizações

Universal Assistance e canal Woohoo firmam parceria

Publicação - 18 de setembro de 2024

A Universal Assistance, marca de seguro viagem do Grupo Zurich na América Latina, anunciou nova parceria com o canal de TV por assinatura Woohoo, referência em esportes…

CAPEMISA Seguradora está entre as maiores empresas do Brasil
Capemisa Seguradora
51 Vizualizações
Capemisa Seguradora
51 Vizualizações

CAPEMISA Seguradora está entre as maiores empresas do Brasil

Publicação - 18 de setembro de 2024

A CAPEMISA Seguradora reforça seu papel em ampliar sua missão em cuidar da vida das pessoas e foi eleita, pelo Valor 1000, no 25º lugar geral do…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

Novo portal da MAPFRE facilita a gestão de apólices
Mapfre
63 Vizualizações
63 Vizualizações

Novo portal da MAPFRE facilita a gestão de apólices

Publicação - 18 de setembro de 2024
Seguro obrigatório para embarcações
CNseg
56 Vizualizações
56 Vizualizações

Seguro obrigatório para embarcações

Publicação - 18 de setembro de 2024
WordPress Video Lightbox Plugin