00:00:00
20 Apr

Mercado segurador deve se atentar a proteção de dados

20 de maio de 2024
115 Visualizações

Na era atual, em que a digitalização é cada dia mais presente, a proteção de dados surge como um dos pilares fundamentais para garantir a confiabilidade e a reputação das diferentes sociedades autorizadas/credenciadas pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). Com os avanços tecnológicos e a frequente troca de informações, a proteção dos dados pessoais tornou-se uma prioridade inquestionável para as empresas do ramo.

Em linha ao Plano Institucional de Ações Educativas, divulgado pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), que contém orientações e procedimentos para o fortalecimento da cultura da proteção de dados pessoais no País, as empresas brasileiras atuantes no mercado de seguro, previdência complementar aberta e capitalização já passam a implementar medidas proativas e eficazes para proteger os dados dos seus clientes, como, por exemplo, a inclusão de ferramentas tecnológicas que apresentem protocolos específicos para esse fim.

Segundo Raphael Gregorio, diretor de tecnologia da i4pro, empresa líder de tecnologia para o setor segurador, esses protocolos são fundamentais para garantir a integridade, confidencialidade e disponibilidade dos dados dos clientes e da própria empresa.

“Em um setor onde a confiança do cliente é vital, a proteção de dados não é apenas uma obrigação legal, mas uma responsabilidade ética que as seguradoras devem abraçar”, afirma o executivo. “Os dados pessoais e demais informações dos segurados são extremamente sensíveis e devem ser tratadas com o mais alto grau de cuidado e segurança.”

Com a chegada do Open Insurance, que consiste no compartilhamento de dados entre as empresas credenciadas pela SUSEP, a atenção com os dados deve ser ainda mais reforçada, especialmente considerando o crescente volume de informações pessoais coletadas e utilizadas para avaliar riscos, precificar apólices e processar sinistros.

A i4pro, que atende mais de 40 seguradoras do Brasil, adota ações voltadas a segurança cibernética em seus produtos, como a utilização de criptografia de dados, a implementação do controle de acesso aos dados e a realização de auditorias periódicas nos sistemas de segurança da informação.

Além disso, a empresa investe em programas de conscientização e treinamento para seus colaboradores, a fim de promover uma cultura de segurança da informação. Isso inclui orientações sobre como lidar com dados pessoais, dados pessoais sensíveis, identificar possíveis ameaças cibernéticas e seguir as melhores práticas de proteção de dados.

A implementação de soluções robustas de segurança cibernética não só protege os consumidores contra possíveis violações e fraudes, mas também fortalece a reputação das seguradoras e promove a transparência e a confiança no mercado.

Virta Comunicação

You may be interested

Susep coorganiza seminário sobre (res)seguros na Trilha de Finanças do BRICS
Susep
118 Vizualizações
Susep
118 Vizualizações

Susep coorganiza seminário sobre (res)seguros na Trilha de Finanças do BRICS

Publicação - 17 de abril de 2025

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) coorganizou, em conjunto com o Ministério da Fazenda, nos dias 15 e 16 de abril, um seminário em formato online, cujo…

Prudential e Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da FGV firmam parceria
Prudential do Brasil
128 Vizualizações
Prudential do Brasil
128 Vizualizações

Prudential e Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da FGV firmam parceria

Publicação - 17 de abril de 2025

A Prudential do Brasil é o mais novo membro do Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da Fundação Getulio Vargas (FGV IISR). Como uma das mantenedoras, a…

AXA terá descontos e operação especial para feriados de abril
Axa no Brasil
124 Vizualizações
Axa no Brasil
124 Vizualizações

AXA terá descontos e operação especial para feriados de abril

Publicação - 17 de abril de 2025

Com a chegada dos feriados de Páscoa e Tiradentes, a AXA no Brasil anuncia parcerias para aprimorar a experiência de clientes e corretores: a primeira, junto com a Maxpar,…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin