Djassi Africa está aterrissando no Brasil depois de estabelecer presença nos continentes Europeu e Africano (nos seguintes países: Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé, Nigéria, Gana, Uganda, Ruanda, Quênia, África do Sul, entre outros). A organização sediada no Reino Unido e fundada há quatro anos por Fernando Cabral e Rudolphe Cabral, tem como missão promover e apoiar inovadores africanos e afro-diásporos na construção de startups que utilizam a tecnologia para resolver os maiores desafios do mundo.
O Brasil é um mercado muito estratégico para a Djassi Africa, que planeja colaborar com os diferentes pilares do ecossistema brasileiro de empreendedorismo e contribuir para nivelar o campo de atuação de black founders no país.
Como sua primeira iniciativa no Brasil, a Djassi África lançou o Afropreneurs Brasil Fellowship, programa com objetivo de aumentar a presença, visibilidade e taxa de sucesso de Black Founders em palcos globais de inovação, incluindo eventos de liderança e programas de aceleração. É urgente aumentar a representação de todos os grupos sub-representados nestes ambientes, uma vez que a falta de diversidade e equidade custa caro e não promove os talentos nos ecossistemas de empreendedorismo. Esta agenda não é sobre caridade, mas sim sobre economia e humanidade.
O primeiro grupo brasileiro do fellowship inclui 23 startups de tecnologia lideradas por pessoas negras, construindo negócios impactantes e escaláveis em vários setores e resolvendo os maiores desafios do Brasil. Diferentes níveis de representação também foram levados em consideração na seleção da turma, incluindo gênero, com 52% de startups lideradas por mulheres, diversidade regional, com mais de 30% das startups sendo sediadas fora do eixo Rio-São Paulo, e industrial, com mais de 15 indústrias abrangidas.
Como parte do programa com 10 semanas de duração, essas 23 startups participarão do Web Summit Rio 2024, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, onde terão a oportunidade de expor e apresentar seus negócios e palestrar nos palcos principais. Além da cortesia no evento, os empreendedores receberão coaching estratégico e acesso a múltiplas oportunidades em toda a rede de parceiros da Djassi Africa. No final do programa, este grupo de fellows se unirá à comunidade global de Afropreneurs, com fundadores da África, Europa e EUA.
A organização já está planejando outras iniciativas de construção de ecossistemas no Brasil até o final de 2024, como a integração das primeiras startups brasileiras em seu portfólio de investimentos.
Fitinsur
You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Publicação - 12 de setembro de 2025Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
Publicação - 12 de setembro de 2025Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Publicação - 12 de setembro de 2025Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…
Mais desta categoria

Maestro João Carlos Martins recebe o “Prêmio por Toda uma Vida Profissional”
Publicação - 12 de setembro de 2025

