00:00:00
22 Nov

BNP Paribas Cardif Brasil firma compromisso de ter 50% de mulheres em cargos de alta liderança

11 de março de 2024
177 Visualizações

Com o objetivo de promover a equidade de gênero, a BNP Paribas Cardif Brasil, maior especialista em seguros massificados do País, aproveitou o mês da mulher para firmar o compromisso de ter, até 2030, 50% de mulheres em todos os níveis em cargos de alta liderança (superintendentes, diretoras e diretoras executivas) – atualmente a empresa conta com 34% nestas posições. A meta deve ser alcançada por meio de estratégias e iniciativas de capacitação para desenvolvimento das profissionais, promoção da equidade salarial e ações para ter um ambiente ainda mais saudável e seguro.

Também faz parte do compromisso da seguradora que o número geral de mulheres em cargos de liderança (coordenadoras, gerentes) também chegue a 50% em 2030, dado que hoje se encontra em 42%. “A BNP Paribas Cardif continua comprometida com a igualdade de gênero e protagonismo feminino. Sei o quão desafiador é esse papel com os moldes da sociedade, mas acreditamos nessa mudança e queremos avanços significativos na companhia. Estamos dedicados a evoluir e ampliar as oportunidades promovendo um ambiente onde as mulheres se sintam valorizadas e confiantes ao conduzir suas carreiras. Fortaleceremos essa agenda positiva construindo um futuro onde elas se destacarão em cada etapa da sua jornada e crescimento contínuo, ressaltando as realizações e conquistas em todos os aspectos da sua vida profissional”, reforça Fernanda Campos, Diretora de RH, ESG e Comunicação da BNP Paribas Cardif Brasil.

O compromisso é reafirmado com a adesão da seguradora ao Movimento Mulher 360, instituição que reúne empresas para promover a participação de mulheres no mundo corporativo e que utiliza as mesmas metas estipuladas pelo Movimento Elas Lideram 2030, do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), que visa aumentar a quantidade de mulheres em cargos de alta liderança para 30% até 2025 e 50% até 2030.

Um dos projetos em desenvolvimento na companhia é a Academia de Mulheres, um programa de capacitação de colaboradoras que dará subsídios para que elas possam se desenvolver e atingir cargos executivos. O programa terá cerca de um ano e vai contar com mentoria interna, upskilling, habilidades comportamentais (soft skills) e conhecimentos técnicos (hard skills). “A Academia de Mulheres foi projetada com muita atenção para que possamos atender às demandas das nossas colaboradoras e da empresa, pois queremos ter o maior aproveitamento possível do potencial das nossas profissionais, preparando-as para os desafios que o crescimento de carreira traz”, aponta Fernanda.

Lugar seguro e igualitário para as mulheres

A companhia tem ciência que não basta contratar e desenvolver as mulheres, mas também oferecer um ambiente cada vez mais seguro e saudável para todas. Por isso, conta com diversas ações para que as colaboradoras se sintam protegidas e amparadas em qualquer situação, como:

– Canal de denúncias anônimas, no qual quaisquer práticas de discriminação ou assédio podem ser reportadas;
– Rodas de conversas sobre diferentes assuntos, desde saúde emocional, desenvolvimento pessoal e profissional à segurança e inclusão feminina em diversas esferas;
– Programa de Mentoria;
– Programa para gestantes, com acompanhamento da saúde da mãe e bebê, licença maternidade de seis meses e opção de trabalhar 100% remoto por mais seis meses após a licença.

A equidade salarial também é uma questão relevante para a BNP Paribas Cardif, que já promove a prática utilizando uma metodologia que equipara os salários de homens e mulheres com as mesmas atribuições. “Existem diferenças salariais explicáveis, que se justificam pela experiência do profissional, histórico, conhecimento de empresa e performance. Mas, também, existem diferenças não-explicáveis, que podem ser causadas por vieses inconscientes e outros problemas de ordem social. Nossa intenção é identificar essas possíveis diferenças não-explicáveis e, caso existam, eliminá-las por meio de estratégias que foram criadas especialmente para a nossa realidade”, acrescenta Fernanda.

Mulheres vulneráveis

Violência contra a mulher também é um tema relevante para a empresa, que se compromete a oferecer às vítimas de violência doméstica apoio jurídico e psicológico. O assunto também é abordado em Rodas de Conversas, como um lugar seguro e aberto para quem se sentir confortável participar, além de um treinamento específico para a liderança, com orientações do que fazer caso identifique que uma colaboradora está sofrendo violência doméstica, sempre de maneira acolhedora e sigilosa.

Ações de voluntariado que impactam positivamente as mulheres também são realizadas com frequência. Neste ano, a seguradora vai realizar uma campanha para a ONG Fluxo Sem Tabu, com doação de absorventes e itens de higiene como sabonete íntimo e lenços umedecidos às mulheres em situação de vulnerabilidade social; e também para o Casa Sofia, projeto que ampara mulheres que estão se reinserindo no mercado de trabalho e precisam de ajuda com roupas e sapatos sociais.

“Existem muitas formas de promover a equidade de gênero – tanto ações pontuais e de curto prazo, quanto projetos mais impactantes e ambiciosos. Nós, da BNP Paribas Cardif, nos dedicamos para realizar as duas coisas com o mesmo propósito, pois acreditamos que boas práticas internas podem reverberar e impactar a sociedade como um todo de forma positiva”, finaliza Fernanda.

Digital Trix

You may be interested

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Unimed
41 Vizualizações
Unimed
41 Vizualizações

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Bradesco Seguros
50 Vizualizações
Bradesco Seguros
50 Vizualizações

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade

Publicação - 22 de novembro de 2024

O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Allianz Partners
43 Vizualizações
Allianz Partners
43 Vizualizações

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin