O Seguro Garantia é uma ferramenta que impulsiona e dá segurança jurídica a grandes operações de crédito, financiamento e contratos públicos. Em 2023, o uso do Seguro Garantia no Brasil cresceu mais de 25% e, com o Novo PAC, com previsão de R$ 1,3 trilhão de investimentos até 2026, a ferramenta desponta como excelente alternativa para dar confiabilidade aos contratos.
O governo brasileiro prevê investimentos, através do novo PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) de R$ 1,4 trilhão até 2026 e mais R$ 320,5 bilhões após essa data. Licitações e contratações para reformas, retomadas de obras, construções de escolas, creches, UBSs (Unidades Básicas de Saúde) etc. deverão retornar ao cenário do Seguro Garantia. Somente o projeto MCMV (Minha Casa Minha Vida), já retomado em 2023, terá investimentos de R$ 13,7 bilhões, fomentando a contratação de seguros para o cumprimento das obrigações contratuais.
O seguro pode ser pleiteado para operações de crédito, financiamentos, cumprimento de contratos públicos e privados e garantias judiciais. Ele ainda substitui o depósito judicial e que ele pode ser usado, inclusive, para ações trabalhistas, cíveis e tributárias. Com taxas mais atrativas do que fianças bancárias, o tomador/empresa deixa de se descapitalizar, mantendo seu fluxo de caixa.
Segundo Guilherme Krupelis (foto), sócio da VOKAN Seguros, o mercado está propício a grandes obras e o Seguro Garantia é uma ferramenta importante para trazer segurança jurídica ao contrato, entre ambas as partes, levando confiança em relação ao cumprimento de prazos e entregas, de acordo com as obrigações contratuais estabelecidas. “O Seguro Garantia é um segmento primordial para o crescimento dos investimentos no Brasil, pois dá segurança para o contratante e contratado, beneficiando, por fim, compradores e cidadãos, através da segurança jurídica proporcionada.”
Egom PR Agency
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…