O Open Insurance vem conquistando protagonismo na evolução do mercado de seguros no Brasil. Segundo estudo da consultoria Capgemini, em que foram ouvidos 78 executivos do mercado segurador brasileiro, 77% dizem acreditar que haverá inovações em produtos com o Open Insurance (Opin), 73% avaliam que novos competidores devem ingressar no mercado e 74% esperam que haverá uma crescente diversificação na intermediação. Ou seja, o novo ambiente de compartilhamento de dados terá forte impacto no modus operandi do mercado e será um divisor de águas para a indústria de seguros.
Já é possível perceber alguma tração no Opin ainda em 2024, sobretudo com a entrada de novos praticantes, como é o caso das insurtechs, emergindo com ofertas plug-and-play que conectam seguradoras tradicionais a canais de distribuição. Desta maneira, uma das grandes promessas da agenda Open, que é a junção com os dados do Open Finance chega mais perto de se tornar realidade.
Isso não somente estimula o desenvolvimento de ofertas customizadas pelas seguradoras, como também a uma nova cobertura ao mercado, permitindo ao corretor obter informações mais precisas e direcionadas ao perfil do cliente
Em 2024, provavelmente veremos a inclusão dos corretores em toda a discussão e na evolução do ecossistema. Como categoria essencial no mundo de seguros, eles terão o papel de traduzir as vantagens do Opin para o consumidor final. Mais do que isso, devem ser ouvidos para a construção de novas soluções que entendam os clientes de maneira mais profunda e personalizada.
Com o Open Insurance mais competitivo, o cenário tradicional tem a chance de se transformar em um ambiente 100% digital, que promete inovação e democratização dos serviços. Com a consolidação do Opin no mercado, as seguradoras que utilizarem de forma inteligente os dados dos consumidores sairão à frente pela capacidade de criar produtos personalizados.
Além disso, a integração das seguradoras ao Open Finance também abre portas para o surgimento de marketplaces, o que vai otimizar a jornada do consumidor no momento da escolha do seguro que realmente atenda à sua necessidade. Vale ressaltar que as soluções do Open Insurance não se limitam a comparadores de preços de seguros, mas permitem infinitas possibilidades na criação de ofertas direcionadas à Gig Economy, profissionais liberais ou para a parcela da população que possui renda informal.
Ainda uma novidade em franco desenvolvimento, o Open Insurance já mostra a que veio com inúmeros benefícios para consumidores, empresas e instituições financeiras.
FSB Comunicação
*Por Danillo Branco, CEO da Finansystech
You may be interested
Icatu apresenta novidades na subscrição digital do Seguro de Vida Individual
Publicação - 22 de novembro de 2024A Icatu Seguros - maior seguradora independente do Brasil com atuação em Seguro de Vida, Previdência Privada e Capitalização - anuncia uma importante evolução em sua jornada…
Loja do Mecânico escolhe 180 seguros para impulsionar vendas de garantia estendida
Publicação - 22 de novembro de 2024A Loja do Mecânico, principal plataforma omnichannel de vendas de máquinas e ferramentas da América Latina, anuncia uma parceria com a 180 Seguros, marcando um importante passo…
Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial
Publicação - 21 de novembro de 2024Segundo levantamento do Sebrae com dados da Receita Federal, divulgados no dia 13, o país registrou neste ano de 2024, mais de 3,7 milhões de empresas, mostrando…