00:00:00
22 Nov

O que os brasileiros aprenderam na Coursera em 2023

5 de fevereiro de 2024
186 Visualizações

A Coursera, uma das maiores plataformas de aprendizagem online do mundo, divulgou suas tendências anuais com base em dados de mais de 5 milhões de alunos registrados no Brasil. Globalmente, a Coursera percebeu um grande interesse pelo conteúdo relacionado à inteligência artificial – as pesquisas sobre o assunto cresceram quatro vezes em 2023 em comparação a 2022. Para atender à demanda, parceiros líderes da universidade e da indústria lançaram mais de 35 cursos ou projetos de inteligência artificial generativa. Isso significa que aproximadamente a cada minuto de 2023, alguém se inscreveu para conhecer mais sobre esse conteúdo na Coursera.

Refletindo o interesse generalizado na educação em IA, o Brasil registrou mais de 160 mil matrículas nesses cursos. Mais especificamente, o TOP 5 de cursos sobre inteligência artificial generativa que atraíram atenção entre os alunos brasileiros foram:

Inteligência Artificial Generativa com grandes modelos de linguagem (AWS; DeepLearning.AI)
Engenharia Imediata para ChatGPT (Vanderbilt University)
Introdução à IA Generativa (Google Cloud)
IA Generativa para Todos (AI) – com apenas seis semanas, após o lançamento, esse curso do pioneiro em engenharia artificial, Andrew Ng, tornou-se o curso com o maior crescimento global da Coursera, em 2023.
De forma geral, os cinco cursos mais populares no Brasil, no ano passado, foram:

Fundamentos: dados, dados, em todos os lugares (Google)
Fundamentos do Suporte Técnico (Google)
Marketing Digital (Universidade de São Paul)
Fundamentos do design da experiência do usuário (UX) (Google)
Introdução à Ciência da Computação com Python Parte 1 (Universidade de São Paulo)
Houve ainda uma considerável adesão aos cursos que são parte dos Certificados Profissionais do Nível de Entrada , que não requerem conhecimento prévio ou nível superior e ensinam habilidades necessárias para iniciantes — 50% dos cursos mais procurados no Brasil, como o do Google Fundamentos: Dados, Dados, Em Todo Lugar, e Fundamentos do Gerenciamento de Projeto fazem parte desses programas.

Os dados indicam que, em 2024, os alunos brasileiros estarão particularmente motivados a adquirir competências “obrigatórias” relevantes para o mundo digital e orientado por dados de hoje. Seu foco estará no desenvolvimento profissional, especificamente em áreas como tecnologia, ciência de dados e gerenciamento de projetos. Além disso, há uma ênfase notável no crescimento pessoal e no bem-estar. Essa tendência se alinha com o padrão global em que se percebe que alunos estão diversificando suas competências a fim de se manterem competitivos num mercado de trabalho em evolução.

“A inteligência artificial generativa já está transformando a educação e as carreiras. Estudantes de todo o mundo estão se preparando para o futuro. Acredito que 2023 é o ano que vamos considerar como um ponto de virada”, diz Marni Baker, Diretora de Conteúdo da Coursera. “Olhando para o futuro, estamos entusiasmados em usar a IA para fornecer aprendizado personalizado, envolvente e inclusivo. Ter foco em aprendizado ao longo da vida, sobretudo em novas tecnologias e nas competências humanas, será a chave para a empregabilidade num mundo impulsionado pela inteligência artificial.”

Engaje Comunicação

You may be interested

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial
Lojacorr
46 Vizualizações
Lojacorr
46 Vizualizações

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial

Publicação - 21 de novembro de 2024

Segundo levantamento do Sebrae com dados da Receita Federal, divulgados no dia 13, o país registrou neste ano de 2024, mais de 3,7 milhões de empresas, mostrando…

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa
MetLife
46 Vizualizações
MetLife
46 Vizualizações

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa

Publicação - 21 de novembro de 2024

A MetLife, uma das principais empresas de serviços financeiros do mundo, amplia mais uma vez o seu portfólio e apresenta ao mercado o quarto lançamento do ano…

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado
Artigo
47 Vizualizações
Artigo
47 Vizualizações

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado

Publicação - 21 de novembro de 2024

A hiperpersonalização no setor de Seguros está transformando a maneira como as empresas interagem com seus clientes no Brasil e no mundo. Ao utilizar dados e tecnologias…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin