00:00:00
22 Nov

Sompo lança nova Central de Monitoramento de carga

18 de janeiro de 2024
161 Visualizações

A Sompo Seguros S.A., subsidiária da Sompo International, empresa responsável pelas operações de seguro e resseguro do Grupo Sompo Holdings fora do Japão, acaba de lançar a nova infraestrutura da sua Central de Monitoramento própria. Agora em um andar inteiro exclusivamente reservado ao serviço, o que representa uma área de cerca de 655,72 m², a ampliação vai permitir à companhia dobrar a capacidade de monitoramento dedicado de carga, serviço disponibilizado aos segurados em parceria com empresas especializadas nesse segmento, que integra o trabalho de consultoria em Gerenciamento de Riscos de Transporte. Só no ano de 2023, a companhia monitorou cerca de 205 mil viagens e R$ 114 bilhões de cargas seguradas pela companhia.

“A Sompo Seguros é líder no segmento de Seguro de Transporte há seis anos consecutivos, mantém um market share significativo desse mercado, atende embarcadores e transportadores de todos os perfis e detém expertise para atender clientes de diferentes segmentos da economia, a exemplo de setores como Automobilístico, Varejo e Mineração, entre outros”, observa Adailton Dias, diretor Executivo de Produtos e Resseguro da Sompo Seguros. “Investimos em uma infraestrutura com instalações modernas e todos os recursos para que o serviço dedicado de monitoramento de carga possa atender ainda mais segurados e continue a contribuir com as estratégias de gerenciamento de riscos da companhia”.

A Central de Monitoramento própria da Sompo Seguros é um serviço criado em 2017 em que a Sompo Seguros disponibiliza uma infraestrutura por meio da qual empresas parceiras de monitoramento de carga alocam equipes para atender exclusivamente segurados da companhia. Isso propicia mais assertividade na pronta resposta, o que resulta em índices mais elevados de recuperação de carga. Só para se ter uma ideia, no ano de 2023, a Sompo Seguros registrou um índice de 52% de recuperação de cargas com medidas de pronta resposta, o que representa milhões de reais em cargas recuperadas.

“Esse investimento vem atender à alta demanda pela contratação da consultoria em gerenciamento de riscos em transporte, que é por meio da qual é disponibilizado o monitoramento de carga em tempo real. Em 2023, alcançamos quase o pleno funcionamento do serviço de monitoramento de carga. Com a capacidade dobrada, teremos condições de ampliar o alcance da solução para mais clientes”, ressalta Adriano Yonamine, diretor de Transporte da Sompo Seguros. “Esse movimento é essencial para seguirmos com um plano de crescimento sustentável, mas com foco no atendimento das necessidades dos segurados com uma entrega de qualidade superior. A implementação dessa nova infraestrutura faz parte do nosso compromisso de viabilizar soluções estratégicas que contribuam com a eficiência operacional de nossos clientes”.

Central de Monitoramento e Gerenciamento de Risco

Na Central de Monitoramento própria, empresas parceiras alocam equipes que atuam exclusivamente no monitoramento das operações logísticas dos clientes, em uma infraestrutura da Sompo Seguros e sob acompanhamento da equipe da seguradora durante 100% do tempo. O monitoramento de carga é uma das ferramentas disponibilizadas por meio da consultoria em gerenciamento de riscos em transporte, ofertada pela companhia aos seus segurados.

A Sompo Seguros atua muito próximo e em conjunto com os parceiros corretores de seguros para levar ao segurado a melhor solução em termos de cobertura e de conjunto de práticas, ferramentas e melhorias em termos de gerenciamento de riscos. Esse é um trabalho de inteligência, por meio do qual, a operação do cliente é analisada para que tenha um Plano de Gerenciamento de Riscos, com ações que visem minimizar as probabilidades de eventos adversos e melhorar a rentabilidade e eficiência do negócio e a qualidade de vida dos profissionais que atuam nessa operação. Para isso, a companhia conta com especialistas alocados em diferentes localidades do país, que conhecem as especificidades logísticas de cada região, o que torna a elaboração de estratégias mais assertiva.

Outro diferencial é o trabalho de Assistência a Carga e Descarga realizado pela Sompo Service, uma empresa subsidiária da Sompo Seguros. A Sompo Service atua no trabalho de vistoria e assistência a carga e descarga em operações de transporte de carga aérea ou marítima. A equipe de profissionais da Sompo Services efetua o acompanhamento especializado das operações de carga e descarga em portos e navios. Nesse processo, é feito um trabalho personalizado ao cliente, com interações proativas com os agentes da cadeia logística a fim de garantir a agilidade nos trâmites processuais de liberação e desembaraço de mercadorias e veículos, além de contribuir com a preservação da integridade da carga e a responsabilidade de armadores, companhia aérea, agente de carga, terminais portuários, aeroportuários e demais agentes envolvidos na operação.

“É importante ressaltar que o trabalho da equipe da Central de Monitoramento vai além da recuperação de cargas. Na verdade, a essência da área é contribuir para mitigar riscos e reduzir os índices de sinistros. Até o mês de outubro deste ano, por exemplo, os sinistros registrados dentro da Central de Monitoramento tiveram uma redução de 50%”, lembra Vanderson Santos Gomes, gerente técnico de Gerenciamento de Riscos de Transporte da Sompo Seguros. “As pessoas associam o trabalho de monitoramento à prevenção e ações a serem adotadas em caso de roubo de carga. É claro que esse é um problema que enfrentamos e que o monitoramento ajuda a combater com muita efetividade. Mas essa não é sua única função. Há também os casos de acidentes com derramamento de cargas na pista e outras intercorrências típicas das operações logísticas, nas quais o acompanhamento em tempo real e o acionamento de medidas de pronta resposta podem ser cruciais para a preservação dos bens transportados e, eventualmente, das vidas envolvidas. Por isso, o monitoramento de carga é uma das ferramentas que integram o Plano de Gerenciamento de Riscos”, conclui.

Departamento de Marketing e Comunicação da Sompo Seguros

Foto: Vanderson Santos Gomes, Adailton Dias e Adriano Yonamine, na nova Central de Monitoramento da Sompo Seguros

You may be interested

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial
Lojacorr
52 Vizualizações
Lojacorr
52 Vizualizações

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial

Publicação - 21 de novembro de 2024

Segundo levantamento do Sebrae com dados da Receita Federal, divulgados no dia 13, o país registrou neste ano de 2024, mais de 3,7 milhões de empresas, mostrando…

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa
MetLife
49 Vizualizações
MetLife
49 Vizualizações

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa

Publicação - 21 de novembro de 2024

A MetLife, uma das principais empresas de serviços financeiros do mundo, amplia mais uma vez o seu portfólio e apresenta ao mercado o quarto lançamento do ano…

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado
Artigo
49 Vizualizações
Artigo
49 Vizualizações

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado

Publicação - 21 de novembro de 2024

A hiperpersonalização no setor de Seguros está transformando a maneira como as empresas interagem com seus clientes no Brasil e no mundo. Ao utilizar dados e tecnologias…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin