00:00:00
25 Nov

Lucro líquido das seguradoras cresceu 78% até outubro

31 de dezembro de 2023
212 Visualizações

O lucro líquido das seguradoras cresceu 77,9% nos dez primeiros meses de 2023 ante o mesmo intervalo de 2022, totalizando R$ 30,4 bilhões. É o que mostra a 37ª edição do Boletim IRB+Mercado, divulgada hoje (28/12) pela plataforma IRB+Inteligência. A análise completa e o painel de dados que permite consulta dinâmica às informações estão disponíveis no site do IRB(Re).

A alta reflete o aumento de 9,8% dos prêmios emitidos e a queda de 9,1 pontos percentuais no índice de sinistralidade no mesmo período. De janeiro a outubro, o faturamento – ou seja, os prêmios emitidos pelas seguradoras – totalizou R$ 155,6 bilhões, com destaque para o avanço de R$ 4,8 bilhões do segmento Automóvel. Já a sinistralidade passou de 51,2% para 42,1%, a menor taxa para os dez primeiros meses do ano da série histórica, iniciada em 2014.

Considerando as informações publicadas pela Susep, órgão regulador do mercado de seguros e resseguros, em 18/12, o Boletim IRB+Mercado mostra que, entre os dez primeiros grupos seguradores por faturamento, as maiores sinistralidades foram da Allianz (63,3%), Liberty (52,7%) e Porto Seguro (51,4%). Já as menores foram da Zurich Santander (17%), Itaú-Unibanco (20,6%) e Caixa (24,6%).

Análise por segmento: sinistralidade de Rural cai 73,1 p.p.
Responsável pelo maior faturamento do mercado de seguros, o segmento de Vida avançou 7,7% de janeiro a outubro de 2023, frente ao mesmo intervalo de 2022, totalizando R$ 51,6 bilhões em prêmios emitidos. Nesse período, os produtos com as maiores taxas de variação foram Prestamista (35,2%) e Vida (20,4%), na modalidade Individual, e o seguro Viagem (20,8%), na modalidade Coletiva. A taxa de sinistralidade retraiu 2 p.p. e fechou em 29,9%.

Automóvel, no acumulado do ano, avançou 11,5%, alcançando faturamento de R$ 46,3 bilhões. A sinistralidade do segmento caiu de 71,1% nos 10M22 para 58,1% nos 10M23. Já Corporativos de Danos e Responsabilidades, que aumentou a emissão de prêmios em 10,9% ante os 10M22, registrou leve alta da sinistralidade: de 38,2%, nos 10M22, para 38,9%, nos 10M23.

Individual Contra Danos cresceu 13,6% nos 10M23 frente aos 10M22. A sinistralidade caiu 3 p.p. e fechou em 33,9%. Em Rural, apesar da retração registrada por três meses consecutivos, o acumulado dos 10M23 fechou com crescimento de 4% em comparação aos 10M22. Já a sinistralidade teve queda de 73,1 p.p. e atingiu 34,4%, o menor valor já registrado para o período desde o início da série histórica em 2014.

Crédito e Garantia registrou, em outubro, a primeira queda na emissão de prêmios do ano. Nos 10M23, a alta, no entanto, chegou a 15,7% ante o mesmo período do ano anterior, com destaque para o produto Garantia Segurado – Setor Público e Crédito Interno, com variação de 27,2% e 14,3%, respectivamente. A sinistralidade aumentou 19,7 p.p. e atingiu 54,1% no acumulado até outubro.

O Boletim IRB+Mercado resume as operações de seguros, considerando os seguros de danos, responsabilidades e pessoas.

FSB Comunicação

Foto:  Nova sede do IRB

You may be interested

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Unimed
77 Vizualizações
Unimed
77 Vizualizações

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Bradesco Seguros
102 Vizualizações
Bradesco Seguros
102 Vizualizações

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade

Publicação - 22 de novembro de 2024

O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Allianz Partners
70 Vizualizações
Allianz Partners
70 Vizualizações

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin