00:00:00
22 Nov

Saiba como evitar golpes on-line de promoções da Black Friday 2023

6 de novembro de 2023
114 Visualizações

Em novembro ocorre uma das datas mais aguardadas do ano para os amantes de descontos, promoções e ofertas: a Black Friday. Esse período, somado à proximidade com o Natal, é mundialmente conhecido por oferecer oportunidades incríveis para economizar dinheiro. No entanto, essa celebração do consumo também atrai a atenção de cibercriminosos em busca de oportunidades para roubar informações sensíveis e causar grandes estragos.

De acordo com pesquisas globais, as tentativas de fraude durante eventos como a Black Friday costumam ser 82% mais frequentes do que em outros períodos do ano. Essas atividades fraudulentas estão frequentemente relacionadas à criação de contas falsas, que se baseiam na obtenção de dados de usuários vazados, ou à invasão de contas usando credenciais de acesso obtidas por meio de golpes de engenharia social. “Isso resulta em um aumento das transações ilegítimas em diversos e-commerces e marketplaces, representando um desafio significativo para a segurança”, afirma William Amorim (foto), especialista em cibersegurança da Redeblt Security.

A falta de conscientização em relação à segurança da informação é um dos principais fatores que favorecem o aumento das ameaças virtuais nessa época. “As pessoas, muitas vezes sem perceber, abrem as portas para a entrada dos hackers, já que muitos golpes exploram sua ingenuidade ou desatenção. Portanto, é essencial educar as pessoas que acessam e manipulam informações, para que não se tornem apenas mais um número nas estatísticas alarmantes de ciberataques”, reforça Amorim. Nesse sentido, a Redbelt Security, consultoria especializada em segurança da informação, compartilhou dicas importantes que devem ser consideradas para evitar ciberataques durante a temporada de compras online.

1. Mantenha seu software atualizado – manter o sistema operacional, navegadores, antivírus e outros aplicativos sempre atualizados é a primeira linha de defesa contra ciberataques. As atualizações frequentemente corrigem vulnerabilidades conhecidas que os criminosos podem explorar. Certifique-se de que sua equipe de TI esteja ciente da importância disso e aja proativamente para manter todos os sistemas atualizados.

2. Aposte na autenticação de dois fatores (2FA) – ativar a autenticação de dois fatores é uma camada adicional de segurança para as contas on-line. Isso dificulta a vida dos criminosos, mesmo que eles tenham as senhas dos usuários. Muitos serviços on-line, como e-mails e redes sociais, oferecem 2FA. Aproveite essa camada de proteção sempre que possível.

3. Evite links suspeitos e phishing – os cibercriminosos usam a engenharia social para criar e-mails e mensagens convincentes, que parecem legítimos, mas, na verdade, são armadilhas para roubar suas informações. Nunca clique em links ou baixe anexos de fontes não confiáveis. Verifique sempre a autenticidade dos remetentes antes de tomar qualquer ação.

4. Compre apenas de fontes confiáveis – durante a Black Friday, é tentador buscar as melhores ofertas em todos os lugares. Um levantamento do Google, por exemplo, revelou que 67% dos brasileiros pretendem fazer compras na data, e que um em cada quatro consumidores espera gastar mais de R$ 1.000. Mas é importante comprar apenas em sites de confiança. Certifique-se de que o site tenha um cadeado na barra de endereço, indicando uma conexão segura (HTTPS). Além disso, verifique se o site é bem conhecido e revisado por outros consumidores.

5. Esteja ciente de golpes por e-mail e SMS – criminosos frequentemente usam e-mails e mensagens SMS para enviar promoções falsas ou solicitar informações pessoais. Se receber uma oferta que parece boa demais para ser verdade, desconfie. Sempre verifique a legitimidade do remetente e do site antes de clicar em links ou fornecer informações.

6. Proteja suas informações pessoais – evite fornecer informações pessoais em excesso ao fazer compras on-line. Limite as informações compartilhadas apenas ao estritamente necessário. Além disso, use senhas fortes e exclusivas para cada conta online. Um gerenciador de senhas pode ajudá-lo a manter o controle de todas elas com segurança.

7. Monitore suas contas regularmente – durante a Black Friday e depois das compras, monitore suas contas bancárias e cartões de crédito regularmente em busca de atividades suspeitas. Quanto mais cedo você identificar e relatar uma transação não autorizada, melhor.

“Se os consumidores ficarem atentos e seguirem todas estas orientações certamente estarão mais protegidos contra os golpes cibernéticos e os varejistas, por sua vez, terão menos dores de cabeça com prejuízos financeiros e danos à reputação. Isto porque mesmo com amplos investimentos em cibersegurança, de acordo com um estudo da PwC, foram investidos pelo varejo brasileiro R$ 6,7 bilhões em 2022, valor 12% superior a 2021, especialmente em softwares de segurança (26%), infraestrutura (22%). treinamento de funcionários (28%) e serviços (22%), mas sem a conscientização dos consumidores o desafio só se expande, pois o volume, a criatividade e sofisticação dos ataques surpreendem ano a ano”, alerta Amorim.

Ink Comunicação

You may be interested

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial
Lojacorr
54 Vizualizações
Lojacorr
54 Vizualizações

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial

Publicação - 21 de novembro de 2024

Segundo levantamento do Sebrae com dados da Receita Federal, divulgados no dia 13, o país registrou neste ano de 2024, mais de 3,7 milhões de empresas, mostrando…

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa
MetLife
53 Vizualizações
MetLife
53 Vizualizações

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa

Publicação - 21 de novembro de 2024

A MetLife, uma das principais empresas de serviços financeiros do mundo, amplia mais uma vez o seu portfólio e apresenta ao mercado o quarto lançamento do ano…

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado
Artigo
50 Vizualizações
Artigo
50 Vizualizações

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado

Publicação - 21 de novembro de 2024

A hiperpersonalização no setor de Seguros está transformando a maneira como as empresas interagem com seus clientes no Brasil e no mundo. Ao utilizar dados e tecnologias…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin