00:00:00
22 Nov

Seguradoras faturam R$ 15,8 bilhões em maio

27 de julho de 2023
130 Visualizações

A 32ª edição do Boletim IRB+Mercado, divulgada hoje (26/07) pela plataforma IRB+Inteligência, mostra que as seguradoras faturaram cerca de R$ 15,8 bilhões em maio, alta de 11,3% em relação ao mesmo mês do ano passado. A maior variação mensal verificada foi no segmento Crédito e Garantia com crescimento de 22,1%.

No acumulado do ano, por sua vez, o setor emitiu R$ 73,4 bilhões em prêmios, variação positiva de 14%, ante os 5M22. Com crescimento de dois dígitos em quase todos os segmentos, a maior alta do período foi Automóvel com 19,9%.

O relatório, que considerou números publicados pela Susep – órgão regulador do setor – em 17/07, indica que a sinistralidade geral de maio apresentou queda de 9,9 pontos percentuais (p.p.) em relação ao mesmo mês de 2022, fechando em 42,2%. Já nos cinco meses iniciais do ano, a redução foi de 13,7 p.p. frente ao mesmo período de 2022, totalizando 45,2%.

Por segmento
Em maio, Vida faturou R$ 5,2 bilhões e cresceu 4,6%, encerrando o acumulado do ano com avanço de 8,7% frente ao mesmo período de 2022. A maior variação nominal foi o produto seguro Viagem, com 18,6%. Nos 5M23, a sinistralidade foi de 29,9% (-2,1 p.p.). Já Automóvel, arrecadou R$ 4,8 bilhões e, com isso, evoluiu 13,7% fechando os 5M23 com crescimento de 19,9%. A sinistralidade no ano foi de 60,2%, redução de 14,2 p.p em comparação a igual período em 2022.

Danos e Responsabilidades faturou R$ 2,9 bilhões, em maio, obtendo alta de 18,4% em relação ao mesmo mês em 2022. No ano, o crescimento foi de 14% ante os 5M22, devido, principalmente, ao desempenho do produto Riscos Nomeados e Operacionais, da linha de negócio Patrimonial, com variação de 25,4%. A sinistralidade reduziu de 47,2% (5M22) para 40,4% (5M23). Individuais contra Danos emitiu R$ 1,2 bilhão em prêmios, em maio, variando 9% e fechou os cinco primeiros meses do ano com avanço de 13,2%. Para ambos os períodos, o avanço foi devido, sobretudo, aos seguros Compreensivo Empresarial e Residencial. A sinistralidade foi de 35,9% no ano, o que representou redução de 4,3 p.p. em relação aos 5M22.

O faturamento de Rural chegou a R$ 1,1 bilhão em maio. O segmento Rural evoluiu 14,5% nos 5M23 em relação ao acumulado de 2022, graças aos R$ 5 bilhões arrecadados neste ano. Já no quinto mês de 2023, a variação foi de 13,9%. A sinistralidade em maio foi de 24,3% e no acumulado anual foi 45%, ambos com melhora do indicador em relação aos mesmos períodos de 2022. Já Crédito e Garantia faturou R$ 557 milhões, em maio, encerrando o mês com a maior variação nominal em relação aos demais segmentos: 22,1%. No acumulado de 2023, Crédito e Garantia evoluiu 18,9%, atrás apenas do Automóvel e influenciado, majoritariamente, pelo produto Garantia Segurado – Setor Público (22,9%). A sinistralidade atingiu 90,6%, aumento de 72,2 p.p. frente aos 5M22, devido à elevação dos sinistros ocorridos na linha de negócio Garantia, principalmente, nos produtos Garantia Segurado – Setor Público e Privado.

O Boletim IRB+Mercado resume as operações de seguros, considerando os seguros de danos, responsabilidades e pessoas. A edição também lista os cinco maiores grupos seguradores por linha de negócios. A análise está disponível, na íntegra, no site do IRB (Re). No mesmo endereço, o Dashboard IRB+Mercado Segurador permite consulta dinâmica e gratuita às informações de todo o setor.

FSB Comunicação

You may be interested

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Unimed
41 Vizualizações
Unimed
41 Vizualizações

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Bradesco Seguros
50 Vizualizações
Bradesco Seguros
50 Vizualizações

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade

Publicação - 22 de novembro de 2024

O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Allianz Partners
38 Vizualizações
Allianz Partners
38 Vizualizações

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin