A retomada do cenário de viagem está gradualmente acontecendo à medida que o mundo avança na recuperação da pandemia. Com o avanço da vacinação e a diminuição das restrições de viagem, os turistas estão aos poucos retomando seus planos de viagem e explorando novos destinos. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) do Brasil, em abril de 2023, o número de passageiros transportados pelas companhias aéreas brasileiras apresentou um aumento de 38% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse dado reflete uma retomada significativa das viagens aéreas no país, à medida que mais pessoas se sentem confortáveis em voar novamente. A recuperação gradual do setor de aviação sugere uma retomada promissora do cenário de viagem, com os viajantes demonstrando uma maior disposição para explorar destinos e aproveitar as oportunidades de viagem.
A pandemia transformou a indústria das viagens, alterando os hábitos dos viajantes e aumentando a percepção da necessidade de segurança. Nesse contexto, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Ipsos, 65% dos viajantes consideram o seguro viagem como uma parte essencial de seus planos de viagem pós-pandemia. Além de proporcionar tranquilidade aos viajantes, garante proteção e cuidado em casos de emergência, tanto para reposição de bens quanto para assistência médica.
A necessidade de seguro viagem se tornou ainda mais evidente devido à preocupação com a saúde e a possibilidade de despesas médicas elevadas em casos de doença durante a viagem. De acordo com o Customer Lab, laboratório de dados do Grupo Allianz Partners, os custos médicos são a principal preocupação dos viajantes, com 76% dos viajantes globais – incluindo o Brasil – considerando a cobertura médica como o aspecto mais importante de um seguro viagem. Um plano de seguro viagem oferece cobertura médica e odontológica em casos de urgência, acidentes, lesões ou doenças durante a viagem. Além disso, pode compensar os custos médicos elevados associados a ficar doente enquanto se viaja para fora do país. O seguro de cancelamento e interrupção de viagem também pode cobrir a perda financeira resultante de custos de viagem pré-pagos e não reembolsáveis, caso seja necessário cancelar os planos por uma razão que já esteja coberta na apólice.
Além disso, os viajantes também estão buscando proteção contra imprevistos relacionados à perda ou danos de bagagem. O extravio definitivo de bagagem é uma preocupação comum entre os viajantes, e a cobertura de seguro viagem pode garantir uma compensação adequada para a reposição de itens pessoais essenciais.
O seguro viagem no Brasil está em ascensão, com previsão de ultrapassar a marca de R$ 1 bilhão em prêmios emitidos neste ano, de acordo com o índice de mercado Global Industry Analysts. Isso reflete o compromisso do mercado em oferecer opções cada vez mais abrangentes aos consumidores, com coberturas adequadas às necessidades atuais dos viajantes e benefícios diferenciados.
Em 2023, de acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), no primeiro trimestre, a demanda por seguro viagem cresceu 19% e atingiu R$209 milhões. Observa-se o surgimento de novos modelos de viagens, como o aumento pela preferência para as viagens domésticas – as microviagens – adotadas com o intuito de explorar novos lugares durante um feriado prolongado ou até experimentar passeio a cavalo, pescar e aproveitar a cachoeira, tornando o descanso mais acessível quando o orçamento estiver limitado e as “staycations”, que são períodos de férias em que ao invés de percorrer longas distâncias, o viajante usufrui de atrações disponíveis em sua cidade, como exposições, teatros, parques, museus e etc. A ideia é desfrutar de um tempo de qualidade sem a necessidade de se deslocar para longe. Essas opções são consideradas mais seguras, econômicas e sustentáveis do que as viagens de longa distância. Mesmo com o sucesso da vacinação, medidas como interações sem contato e a escolha de destinos com presença de natureza e espaços abertos continuarão sendo importantes em viagens a curto e médio prazo.
Devido à crescente de insegurança após o período pandêmico, pesquisas revelam que 58% das famílias mais jovens preferem fazer reservas de viagem flexíveis e tranquilas. A intenção de comprar um seguro viagem para viagens internacionais mais do que dobrou de 2019 para 2022, de acordo com dados do Customer Lab da Allianz Partners.
Outra tendência importante é o crescimento do trabalho remoto combinado com viagens de lazer, conhecido como “workation”. Cada vez mais pessoas de todas as idades e grupos demográficos estão combinando negócios e lazer, optando por destinos com boas instalações para trabalho remoto. Por exemplo, 28% dos viajantes entre 18 e 25 anos esperam trabalhar com mais frequência em outros estados do Brasil, países ou até em uma segunda residência.
No seguro viagem, a cobertura de despesas médicas é obrigatória e garante que o segurado tenha todo o apoio necessário em caso de problemas de saúde, acidentes ou lesões durante a viagem, seja a lazer ou a trabalho. Além disso, coberturas como traslado médico, extravio definitivo de bagagens e despesas farmacêuticas são importantes para garantir a tranquilidade do viajante em situações imprevistas. Com isso, é muito importante que o viajante verifique os limites de cobertura do seguro contratado, incluindo para os países do Tratado de Schengen na União Europeia, e benefícios adicionais que podem agregar valor à apólice.
À medida que o mundo se recupera gradualmente dos impactos da pandemia, o setor de seguro viagem e turismo enfrenta um cenário de transformação e adaptação. A conscientização sobre a importância da proteção durante as viagens se fortaleceu, não somente para as viagens internacionais, mas também para destinos dentro do Brasil, impulsionando a demanda por seguros de viagem abrangentes e flexíveis. Além disso, as empresas do setor estão se adaptando às novas necessidades dos viajantes, oferecendo coberturas específicas para situações de saúde e adotando medidas de segurança e higiene aprimoradas. A tecnologia também desempenhará um papel crucial, proporcionando soluções digitais inovadoras para aprimorar a experiência do cliente e agilizar processos. Embora os desafios persistam, o futuro do setor de seguro viagem e turismo se mostra promissor, com um foco renovado na segurança, bem-estar e tranquilidade dos viajantes em um mundo pós-pandemia.
Por fim, independentemente do destino escolhido, é interessante que o viajante leve em consideração alguns pontos importantes que são orientados pelas autoridades de saúde: certificar-se das condições de saúde atuais, garantir que as vacinas estejam em dia (inclusive as obrigatórias para determinados países, como a vacina contra febre amarela), adotar cuidados prévios e ao longo da viagem para evitar adoecer e consultar as medidas de segurança em vigor no momento são cuidados essenciais. Além disso, manter o distanciamento social por 15 dias antes da viagem pode garantir uma experiência mais tranquila e segura.
Agência Race
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…