“A Previdência Privada é o seguro de todos os seguros, o instrumento mais flexível e poderoso capaz de cobrir imprevistos, incluindo os que eventualmente não estejam cobertos pelos demais produtos de proteção”. A fala é do diretor da Bradesco Vida e Previdência Estevão Scripilliti, durante sua participação no 1º Workshop de Seguros para Jornalistas promovido pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg). Realizado na última semana, o evento reuniu profissionais de todo o Brasil para debater a importância de disseminar a cultura do seguro para a sociedade.
Palestrante no painel “Seguro como Instrumento de Educação Financeira e Longevidade”, o executivo destacou em sua exposição os principais desafios da indústria de seguros e previdência nos próximos anos: a própria longevidade, os gastos maiores com saúde em idades mais avançadas, a incerteza do mercado de trabalho, as restrições orçamentárias do setor público e o financiamento intergeracional. “Não só estamos ficando mais velhos e vamos viver mais, como aqueles que nos financiam, os mais jovens, estão nascendo em menor volume”, pontuou, acrescentando que a expectativa de vida elevada torna ainda mais importante estar preparado financeiramente para usufruir o bônus etário com tranquilidade.
Apesar de ainda discretos, os números mostram uma melhora do cenário nos últimos anos. “De 2021 para 2022, a parcela da população que conseguiu economizar algum recurso aumentou de 27% para 32%, com evolução em todos os segmentos, embora menor nos estratos D e E”, destacou Scripilliti, citando a 6ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro, realizado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) em parceria com o Datafolha. O estudo também revela que a maior parte da população ainda privilegia objetivos de prazo mais curto, como a compra de um carro ou uma viagem.
Para modificar esse quadro, de acordo com o diretor da Bradesco Vida e Previdência, é preciso ampliar o esforço para a democratização da educação financeira no país. “Para o crédito, as pessoas utilizam o débito automático. Por que não conseguimos ter a disciplina de sistematizar uma contribuição mensal, que seja de R$ 100, para nós mesmos ou para os filhos?”, questionou.
Segundo o executivo, é necessário ampliar o acesso aos instrumentos financeiros e de seguros, criar canais de comunicação confiáveis e transmitir para a população a importância da constituição de reservas de longo prazo, por meio de instrumentos como a Previdência Privada.
Dentre os principais atributos do produto, Scripilliti destacou a portabilidade, que permite ao participante trocar de gestor ou de fundo de investimento sem a incidência de imposto; a isenção do chamado “come-cotas”, cobrança semestral de Imposto de Renda incidente sobre os rendimentos de fundos de investimento; a flexibilidade para conversão em renda na fase de desacumulação; e a facilitação do processo sucessório, além dos benefícios fiscais da modalidade PGBL, que permite dedução das contribuições até o limite de 12% da renda bruta anual para quem faz a declaração completa de IR e contribui para o INSS.
Também participaram do painel sobre educação financeira e longevidade o chairman da MAG, Nilton Molina; a CEO da Brasilprev, Ângela Assis; e o pesquisador e professor da Escola de Negócios e Seguros (ENS) Carlos Heitor Campani.
Edelman
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…